Lenda do Lobo: Todas as conexões com a série de The Witcher

Capa da Publicação

Lenda do Lobo: Todas as conexões com a série de The Witcher

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

The Witcher: Lenda do Lobo chegou este mês, expandindo ainda mais o universo da série principal. Na trama, o protagonista da vez é Vesemir, nome conhecido pelos fãs dos livros e jogos, que aparece ainda jovem e no auge de sua vida como caçador de monstros. A situação se torna turbulenta com o surgimento de um novo monstro, o que torna o clima político ainda mais tenso no reino de Kaedwen. Estes eventos se tornam cada vez mais significativos, e a resolução do mistério tem consequências não só para o protagonista, como para toda sua ordem.

A história, no entanto, não existe de forma isolada. Seu lançamento antes da segunda temporada de The Witcher é proposital, já que a trama estabelece personagens e situações que devem se tornar bem relevantes no próximo ano da série. Aqui, explicamos todas as conexões entre as duas produções para que você entenda todas as ligações entre as histórias de Vesemir e Geralt!

Quem é Vesemir e qual a sua ligação com Geralt?

O jovem Vesemir em Lenda do Lobo.

O protagonista da trama tem um nome familiar para os fãs de longa data da franquia, embora apareça de forma um tanto diferente no filme. Vesemir também é um bruxo, sendo o mentor de Geralt e o mais próximo que o Lobo Branco possui de uma figura paterna. Em Lenda do Lobo, o personagem aparece mais jovem, menos responsável e pouco interessado em treinar a próxima geração de bruxos, pelo menos a princípio. Ao longo da trama, as situações vividas por ele o forçam a ver as coisas de um modo um tanto diferente, o colocando no caminho para se tornar mais próximo da versão já conhecida do responsável pela Escola do Lobo.

Nos livros, Vesemir é um dos bruxos mais antigos e experientes de Kaer Morhen, fortaleza que abriga seu grupo de bruxos. Por causa da longevidade que eles ganham por conta das mutações que sofrem, ele ainda vive e faz parte da história quando Ciri é levada por Geralt para o castelo, e participa ativamente de seu treinamento. Diferente do modo como ensina a seus alunos anteriores, bem como do que é visto no filme, o que ele passa para ela é conhecimento, a ensinando sobre os diferentes monstros que eles enfrentam e falando também sobre ervas e seus usos. Assim, a parte física do treinamento é deixada para os outros witchers.

Nos jogos, o personagem aparece inicialmente em The Witcher 1, tendo o papel de guiar Geralt e relembrar certas coisas, já que o protagonista começa a trama tendo perdido a memória. Sua descrição enfatiza a idade avançada do personagem, contando que apesar disso ele não se tornou menos robusto, animado ou saudável, sendo um grande guerreiro apesar disso. Também é dito que ele criou muitos bruxos, que o tratam como um pai. O jogo referencia ainda o ataque a Kaer Morhen, o citando como um dos poucos sobreviventes e ressaltando que ele conhece bem o nível do ódio que certas pessoas sentem pelos bruxos. Depois, o velho bruxo retorna em The Witcher 3, onde tem papel importante na história.

Vesemir em The Witcher 3.

Independente da versão da trama, logo fica claro que certos elementos sempre se mantêm constantes na história de Vesemir. Seu papel como mentor da última geração de bruxos da Escola do Lobo é de grande importância, bem como sua relação pessoal com seus alunos, que o veem como um pai — ou um avô, no caso de Ciri. Ainda que o protagonista de Lenda do Lobo não se mostre tão preocupado ou paternal, o filme certamente o desenvolve para que isto seja possível.

Vale notar, também, que o protagonista da animação é presença confirmada na segunda temporada da série da Netflix, onde será interpretado por Kim Bodnia, conhecido por interpretar Konstantin em Killing Eve. O filme também serve para apresentar Vesemir ao público antes de sua estreia, contando um pouco de seu passado e dos eventos que o mudaram para sempre e é provável que dessa vez vejamos o personagem mais maduro, adotando uma postura mais próxima do mentor que ele é nos livros e jogos. Além disso, sua relação com Ciri provavelmente será mantida, assim como sua conexão com Geralt e a importância que ele tem para a Escola do Lobo.

Geralt está no filme?

Vesemir não é o único witcher que aparece em Lenda do Lobo. Diferente dele, no entanto, a maioria dos outros caçadores de monstro não tem tanta importância, além de serem personagens originais da animação. Ao todo, três outros bruxos adultos têm um certo papel na trama, sendo eles Luka, um dos amigos mais próximos do protagonista, Sven, outro de seus amigos que foi treinado ao lado dele, bem como Deglan, o mentor da Escola do Lobo na época.

O mentor de Vesemir, Deglan.

Ainda assim, o destaque em termos de conexões com a obra principal do universo da Netflix fica por conta das crianças mencionadas e brevemente vistas no filme. Em certo ponto, os três bruxos discutem sobre os novatos, discutindo quem deve sobreviver aos testes. Nesse momento, os fãs dos livros e dos jogos devem ter reconhecido dois dos nomes mencionados, já que Vesemir menciona Lambert Eskel.

Para quem não os conhece, os dois também são bruxos da Escola do Lobo. Se Vesemir tem um papel paterno em relação a Geralt, eles são como irmãos do Lobo Branco, sendo grandes amigos durante boa parte de suas vidas. Na animação, eles aparecem ainda crianças, sendo alguns dos poucos sobreviventes restantes após o ataque. Além da dupla, outras duas crianças são mostradas entre os bruxos restantes: um é Remus, o bruxo que aparece na primeira temporada da série da Netflix, enquanto o segundo é ninguém menos que o próprio Geralt.

Os jovens bruxos em Lenda do Lobo.

O papel que o protagonista da série tem no filme é bastante limitado. Embora o conhecimento de Geralt permita que as crianças escapem com vida por saber sobre uma passagem para fora do local, Lenda do Lobo conta a história de Vesemir, motivo pelo qual a participação do Lobo Branco é limitada. Ainda assim, os acontecimentos da trama são importantes para os bruxos e para este universo, e sofrer um ataque tão brutal certamente impactou o menino e quem ele se torna mais tarde.

A influência de Vesemir também tem grande importância nesse sentido. Mesmo que comece como alguém que se importa apenas com dinheiro, logo fica claro que existe mais nele que a ganância, e o personagem decide agir para defender os seus. Apesar de defender seus colegas de ordem, ele também se opõe às ações de Deglan, mostrando o tipo de moral que Geralt também demonstra possuir.

O saque de Kaer Morhen e o futuro da Escola do Lobo

Kaer Morhen é um antigo castelo que serve de lar aos bruxos da Escola do Lobo. Lá, eles eram treinados e passavam pelos testes até se tornarem verdadeiros witchers, momento em que deixavam o local para caçar monstros pelo mundo até que fosse hora de voltar durante os meses de inverno. Localizada em Kaedwen, a base supostamente só poderia ser alcançada por meio de uma trilha perigosa e facilmente perdida.

A entrada de Kaer Morhen em pôster de divulgação do filme.

Nos livros, é contado que o número reduzido de monstros, bem como atos maléficos dos quais os bruxos eram acusados, teriam resultado em um ódio aos caçadores de monstros por parte da população de Kaedwen. Eventualmente, esse ódio resultou em um ataque no qual a população, liderada por magos oportunistas, teria massacrado todos na fortaleza, matando um total de 23 bruxos e 40 estudantes, incluindo crianças, bem como todos os magos que auxiliavam no processo de mutação.

A animação mostra esses eventos em maior detalhe, estabelecendo o papel da feiticeira Tetra Gilcrest como instigadora e líder do ataque. Suas ações têm resultados catastróficos para os bruxos mesmo a longo prazo, pois como a primeira temporada da série mostra, eles não conseguiram recuperar seus números, e os poucos que restam ainda são muito odiados. De modo semelhante, as ações de Deglan, que tentou criar novos monstros e deu à feiticeira algo com que atacar os bruxos, permanecem tendo influência em como eles são vistos.

É por disso que, mesmo muitos anos após os eventos de Lenda do Lobo, os caçadores de monstros continuam sendo vistos com desconfiança pelos humanos comuns. A linha do tempo oficial disponibilizada pela Netflix indica que a trama do filme ocorre ao longo do ano de 1165. A mesma linha do tempo estabelece que os eventos mais recentes da série, ou seja, a história de Ciri, se passam durante o ano de 1263, quase 100 anos depois. Mesmo assim, a situação para os bruxos não melhorou, comprovando quão grave os danos do ataque foram para a Escola do Lobo.

Futuro dos elfos

A presença de Vesemir, Eskel e Lambert na segunda temporada é a ligação mais direta entre as duas produções até o momento. Ainda assim, algumas tramas em aberto apresentadas na animação podem ter importância no live-action no futuro. O principal destes pontos está relacionado aos elfos, principalmente KitsuFilavandrel e a garotinha resgatada por este último.

Filavandrel resgata uma garotinha elfa.

Kitsu, a elfa transformada em um novo tipo de criatura por experimentos que a tornaram extremamente poderosa. Apesar de suas ações, ela não age com más intenções ao longo do filme, sendo poupada por Vesemir quando Illyana o lembra disso. Desse modo, não é possível saber que fim ela teve, o que permitiria que a personagem aparecesse na série no futuro.

De modo semelhante, não é estabelecido o que o futuro reserva para a elfa resgatada por Filavandrel. Assim como Kitsu, experimentos foram realizados nela, mas o filme não mostra que resultados eles obtiveram. Por causa disso, Vesemir promete acabar com ela e o líder dos elfos se necessário, o que leva Filavandrel a dizer que ele mesmo o faria se fosse preciso.

Quando vistos na primeira temporada, os elfos deixam claro a situação cada vez mais difícil em que se encontram. Os acontecimentos de Lenda do Lobo também estabelecem que isso é resultado de uma perseguição que vem acontecendo há algum tempo. Além disso, o próprio Filavandrel já apareceu na primeira temporada de The Witcher, e está confirmado no segundo ano da série. Com a inclusão de Vesemir na trama, é possível que a história tenha uma conclusão no live-action. A relação entre os dois também pode ser mais explorada, já que eles contavam com alguma amizade, que pode ter sido recuperada ao longo dos anos, principalmente com a mudança na postura do velho bruxo.

Confira também: