The Promised Neverland: Tudo sobre o anime e mangá

Capa da Publicação

The Promised Neverland: Tudo sobre o anime e mangá

Por Nick Narukame

Escrito por Kaiu Shirai e ilustrada por Posuka Demisu, The Promised Neverland (Yakusoku no Nerveland no original) é um shounen de traço lindíssimo publicado na renomada revista Weekly Shounen Jump entre 01 de agosto de 2016 e 14 de junho de 2020, possuindo um total de 20 volumes compilados em tanko que são, inclusive, publicados aqui no Brasil pela editora Panini.

O sucesso gerado pela premissa da trama foi gigantesco e uma versão animada começou a ser produzida em 2018 chegando às telas nipônicas em janeiro de 2019 e arrebatando assim ainda mais fãs para o séquito de simpatizantes das aventuras de Emma, Ray e Norman, protagonistas da série.

Mas o que será que esse anime possui de tão bom assim para que tantos olhos se voltem em sua direção e tantos corações sejam fisgados a cada episódio visto? Vale à pena perder umas horinhas de nosso tempo prestigiando a obra? A resposta, sem sombra de dúvidas é um “sim” imenso. Mas… Por quê? Veja bem…

Qual o enredo de The Promised Neverland?

Logo no primeiro episódio, conhecemos o trio de protagonistas parados em frente a uma cerca ponderando sobre as ordens que possuíam de não ultrapassar os limites impostos pelo objeto. Muitas coisas nos chamam a atenção nesse momento como o fato de terem todos números marcados no pescoço e vestirem uniformes brancos como se estivessem em uma espécie de hospital ou coisa assim.

Na verdade, eles estavam era em um orfanato e percebemos isso assim que a abertura termina e o dia a dia de Emma se desenrola. As crianças do orfanato aparentam ser muito ligadas e tratam-se como família. São cuidados por uma adulta muito doce e prestativa a quem chamam de “Mama” e sempre comem do bom e do melhor, com doses de recreação e estudos ao longo do dia.

A terra perfeita para crianças. A prometida Terra do Nunca onde vivia Peter Pan? Não. Aqui as crianças nunca crescem, mas não por escolha própria. Quando atingem determinada idade, elas são levadas para o abate para servir de comida a monstros terríveis que se alimentam de seus cérebros.

Claro, nenhuma delas tem a menor noção disso e, quando Emma e seu amigo Norman decidem ir atrás de uma das garotas que estava sendo levada “para fora” para entregar para ela seu coelhinho de pelúcia que havia esquecido, eles presenciam a verdade cruel. Encontram o corpo da menina e escutam uma conversa bastante tensa sobre o destino de seu corpo. Conversa essa ocorrida entre Mama e dois monstros assustadores.

Norman (esquerda), Emma (centro) e Ray (direita)

Desse dia em diante, Norman e Emma decidem que precisam fugir e, para isso, contam com a ajuda de Ray, outro menino do orfanato tão inteligente quanto eles que já assinala de cara que teriam que deixar pessoas para trás se queriam realmente sobreviver.

Mas Emma se recusa terminantemente a deixar que qualquer membro de sua família pereça como a garotinha que havia acabado de ver morta e então o trio tem em mãos uma nova problemática: como arquitetar um plano para tirar 37 crianças pequenas de um cativeiro que as criava como porcos para abate sem perder nenhuma no processo? E é assim que o anime começa…

Quais são os personagens de The Promised Neverland?

Emma – Protagonista do anime

Emma: Uma garota enérgica que é amada por todos e corresponde ao amor de cada um. Faz parte do trio de crianças prodígio do orfanato que sempre tira as maiores notas nos exames escolares que prestam. Sempre preocupada com todos acaba tendo como principal fraqueza a sua principal qualidade: a empatia.

Ray: um dos protagonistas da série

Ray: Um garoto calado e anti-social com uma inteligência impressionante. Sempre movido à lógica, estratégia e raciocínio. É contra o plano de Emma de levarem todas as 37 crianças para o mundo que os espera lá fora pois sabe que as chances disso estragar o plano de fuga dos três serem imensas, mas o que ele pode fazer contra a cabeça dura da menina destemida?

Norman: um dos protagonistas da série

Norman: O equilíbrio entre Ray e Emma. Possui uma inteligência tão grande quanto a de Ray, sempre prezando pela lógica nas situações, mas também é simpático e carismático com as outras crianças do açou… digo, orfanato. Possui uma capacidade de atuação de dar inveja a muitos atores premiados com o Oscar e também não acredita que terão sucesso na fuga se levarem todas as crianças com eles, mas gosta de Emma e cede ao pedido dela sem muito esforço apenas para vê-la feliz.

A antagonista da série

Mama: Seu nome real é Isabella e é a responsável por cuidar das crianças até o momento do abate. Parece amável, gentil e solícita, mas esconde um segredo assustador e lutará para mantê-lo oculto das curiosas crianças que a rodeiam.

Conny: a primeira a morrer.

Conny: A primeira a rodar. Uma menina fofíssima de seis anos de idade cujo sonho era crescer e se tornar uma mãe tão boa quanto Isabella. É o corpo dela que Emma e Norman encontram quando atravessam o portão que não deveriam atravessar por ordens de Isabella.

Krony: a segunda adulta apresentada no anime.

Krony: A segunda adulta a ser introduzida na trama. Começa a fazer parte do quadro de funcionários (que antes era restrito apenas à Isabella) após a chegada de uma bebê ao grupo de órfãos.

Os carismáticos protagonistas

Quantas temporadas The Promised Neverland tem?

The Promised Neverland possui, até o momento, duas temporadas lançadas com as desventuras da tríade em busca da liberdade das crianças do orfanato, a primeira tendo 12 episódios e a segunda tendo 11 episódios e mais um extra.

Onde assistir The Promised Neverland?

A primeira temporada do anime encontra-se disponível nos streamings Netflix, Crunchyroll e Funimation, mas a segunda é exclusiva da Funimation.

A principio, The Promised Neverland pode não ter a premissa mais original da face da terra (principalmente depois de animes como Tokyo Ghoul e Shingeki no Kyojin) mas, acredite, ele tem seu diferencial! É divertido, tenso, profundo e traz suspense e terror na medida certa para animar suas horas de ócio onde tudo que você precisa é de uma história bacana para preencher o tempo.

Já que chegou até aqui, que tal conferir mais um pouco do nosso conteúdo? Veja mais em: