The Flash: Tudo o que já sabemos sobre o filme da DC

Capa da Publicação

The Flash: Tudo o que já sabemos sobre o filme da DC

Por Gus Fiaux

Após anos de promessas e adiamentos, parece que The Flash, o filme solo do Velocista Escarlate, finalmente está acelerando e deve atingir os cinemas no final do ano que vem. A produção da DC está ativa e estamos vendo muitas fotos dos bastidores, mas ainda há muito a esclarecer a respeito do que é rumor e do que é oficial nesse novo projeto, que será estrelado por Ezra MillerBen AffleckMichael Keaton Sasha Calle.

O longa promete ser uma aventura do herói veloz, mas também contará com a participação de vários outros heróis da DC Comics – incluindo algumas figuras que aparecerão pela primeira vez no Universo Estendido da DC Comics. Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que já sabemos sobre o filme do Flash, compilando desde as notícias dos bastidores até algumas possíveis implicações da trama no vasto universo compartilhado da editora!

Arte conceitual do filme mostra o Batman de Michael Keaton e o Flash de Ezra Miller reunidos.

Enredo

Por enquanto, não se sabe muito a respeito do enredo e da trama do filme solo do Flash. Contudo, considerando os estágios anteriores da produção e as notícias vazadas dos bastidores, uma coisa é certa: a saga Ponto de Ignição provavelmente será a principal base para o longa-metragem, uma vez que todos os roteiros anteriores seguiam nessa direção. E para quem não sabe, essa foi a história responsável por dar origem aos Novos 52 da DC Comics.

Publicada entre maio e agosto de 2011, a história começa quando Barry Allen volta no tempo para tentar salvar a própria mãe das mãos do Flash-Reverso. Ao voltar para seu presente, ele descobre que essa viagem temporal fez alterações consideráveis ao universo – agora, os Atlantes e as Amazonas estão em guerra, Thomas Wayne assume o lugar do Batman em vez de Bruce e a Liga da Justiça nunca foi formada.

A partir daí, o herói precisa fazer várias escolhas e enfrentar os perigos dessa nova realidade, antes de restaurar tudo a como era antes. No processo, ele acaba criando a terra dos Novos-52, onde quase tudo é igual, mas há diferenças bem impactantes – estabelecendo assim um novo reboot da DC Comics nos quadrinhos. E pelo visto, o filme parece se basear em alguns desses elementos – o que justifica termos duas versões do Batman, por exemplo.

Sabemos que o Flash vai conhecer o Batman de Michael Keaton (sim, o mesmo dos filmes de Tim Burton) e outros heróis que até então não haviam sido apresentados no Universo DC, como a Supergirl. É bem provável que, ao fim do longa, ele acabe fazendo uma “limpa” nesse universo atual, definindo uma nova cronologia que deve ser seguida nos lançamentos futuros, longe de toda a algazarra que temos hoje.

Uma prova bem concreta disso é que a própria mãe de Barry Allen deve aparecer no filme – e seria muito simples se fosse apenas um flashback para mostrar a origem desse personagem. No entanto, como muitos elementos do filme não parecem ter base na saga, é provável que muita coisa seja alterada para melhor se encaixar na adaptação para os cinemas. De um jeito ou de outro, teremos que esperar para ter a experiência completa.

Sasha Calle como Supergirl (esq.) e Ben Affleck como Batman (dir.), ambos confirmados no longa.

Elenco

O elenco do filme já foi parcialmente anunciado, mas parecem haver algumas surpresas escondidas no caminho – e vários rumores apontam para presenças bem gloriosas. Aqui, separamos o que é fato e o que é rumor em relação a quem já foi confirmado no filme!

O que é fato

Ezra Miller retorna ao papel de Barry Allen, após interpretá-lo em Liga da Justiça. O ator passou anos na espera pelo filme, devido aos vários adiamentos, mas já está gravando suas cenas na Inglaterra e na Escócia. Ele se juntará a Ben Affleck, que retorna para viver o Batman do Universo Estendido da DC, mas também vai contracenar com o saudoso Michael Keaton, que deve fazer a versão clássica do Cavaleiro das Trevas dos filmes de Tim Burton.

No núcleo de coadjuvantes do Flash, teremos Kiersey Clemons no papel de Iris West, o interesse romântico do herói. A atriz já havia feito uma ponta em Liga da Justiça de Zack Snyder. Além dela, Ron Livingston será Henry Allen, o pai de Barry, substituindo Billy Crudup que havia interpretado o papel no filme da equipe. Maribel Verdú foi escalada para viver Nora Allen, a mãe de Barry.

E enquanto Saoirse Monica-Jackson Rudy Mancuso foram chamados para interpretar papéis misteriosos, já sabemos que a atriz Sasha Calle vai fazer a Supergirl no filme – e a julgar pelo seu visual nas fotos de bastidores, ela não será a Kara Zor-El que conhecemos, mas uma outra versão da heroína (talvez Cir-El, que nas HQs é a filha do Superman e de Lois Lane em um futuro alternativo).

O que é rumor

Por outro lado, vários rumores estão surgindo diariamente sobre quem pode ou não estar no filme. Recentemente, algumas fontes insistiram em dizer que Henry Cavill terá uma participação como o Superman do DCEU, mas até o momento não temos uma foto dos bastidores que possa corroborar com essa informação. Também acredita-se que uma versão da Mulher-Maravilha estará no filme, embora ainda não esteja claro se será ou não Gal Gadot.

E para os fãs do Arrowverse, uma boa notícia! Há boatos de que Grant Gustin (o astro que interpreta o Flash na série de TV do herói, pela CW) estará no filme em uma breve participação como… o próprio Flash, só que de outro universo – possivelmente, o próprio Arrowverse. Isso faz sentido, levando em conta que o Flash de Grant Gustin até conheceu o Flash de Ezra Miller no crossover Crise nas Infinitas Terras, exibido entre 2019 e 2020.

Logo do filme do herói, compartilhado pelo diretor Andy Muschietti.

Bastidores

Quem vê as fotos dos bastidores de The Flash pode nem lembrar na dureza que foi tirar esse projeto do papel. De início, a Warner havia anunciado um longa do herói para 2018, dando prosseguimento aos planos iniciais de Zack Snyder para construir um universo compartilhado a partir de seus filmes do Superman e da Liga da Justiça. Assim, Ezra Miller começou fazendo pontas em filmes como Batman vs. Superman Esquadrão Suicida.

Só que o lançamento catastrófico de Liga da Justiça em 2017 causou uma reviravolta nesses planos – e para piorar, nenhum dos diretores contratados ficou no trabalho por muito tempo, devido às várias diferenças criativas com a Warner. Só para ter uma ideia: Rick FamuyiwaChris Miller Phil LordSeth Grahame-Smith, Jonathan Goldstein John Francis Daley foram alguns dos nomes que passaram por essa produção tumultuada.

Entretanto, desde o começo do ano passado, o estúdio parece ter dado um norte sólido ao projeto. O diretor Andy Muschietti (IT: A Coisa e sua sequência) assumiu o controle do longa, com sua Barbara Muschietti na produção e roteiro de Christina Hodson (Aves de RapinaBumblebee). Desde então, o projeto foi se agilizando e agora já estamos nas filmagens.

O filme começou a ser rodado no dia 19 de abril de 2021, nos estúdios Leavesden de Londres. Agora, estão sendo filmadas cenas em Glasgow, na Escócia, onde será ambientada Gotham City. Benjamin Wallfisch (Shazam!) será o compositor do filme, enquanto Paul Machliss (Scott Pilgrim Contra o Mundo) será o editor e Henry Braham (O Esquadrão Suicida) fica responsável pela direção de fotografia.

E um detalhe importante: o personagem vai ganhar um novo traje no filme, mais próximo de seu visual nas HQs, deixando de lado o traje “improvisado” visto em Liga da Justiça.

Outra arte conceitual do filme mostra o Velocista Escarlate em ação.

Lançamento

Atualmente em estágio de filmagens, o longa deve demorar um pouco até entrar na pós-produção, mas terá mais de um ano para fazer toda a finalização direitinho. Até o momento, a estreia está prevista para o dia 4 de novembro de 2022, pouco mais de um mês antes do lançamento de outro projeto futuro da DC/WarnerAquaman and the Lost Kingdom.

Levando em conta tudo isso, é provável que tenhamos um primeiro teaser oficial ou novos detalhes na edição deste ano do DC FanDome, o evento que será sediado no dia 16 de outubro de 2021. Até lá, devemos esperar por mais notícias e detalhes dos bastidores, mas a Warner parece estar interessada em esconder algumas surpresas para o filme.

Ainda não sabemos quanto de The Flash vai impactar nos outros filmes do Universo Estendido da DC Comics, mas faz sentido pensar que o longa servirá para “organizar” a franquia, funcionando como um dos vários reboots que já vimos na continuidade das HQs. Se isso vai ser assim ou não, só saberemos no final do ano que vem, conforme o filme chegará aos cinemas…

The Flash chega aos cinemas em novembro de 2022.

Abaixo, fique com os 8 trajes mais fiéis em filmes do Universo Estendido da DC (até agora):