Tarantino fala sobre aposentadoria e critica últimos filmes de diretores consagrados

Capa da Publicação

Tarantino fala sobre aposentadoria e critica últimos filmes de diretores consagrados

Por Camila Sousa

Já faz algum tempo que Quentin Tarantino dá pistas sobre sua aposentadoria. O cineasta afirmou anteriormente que pretendia encerrar a carreira após dirigir o seu 10º filme, e agora ele falou ao Pure Cinema Podcast (via IndieWire) sobre a difícil decisão de saber o momento de parar:

“A maioria dos diretores têm últimos filmes horríveis. Geralmente seus piores filmes são seus últimos filmes. Esse é o caso da maioria dos diretores da Era de Ouro, que fizeram seus últimos longas em meados dos anos 60 e 70. E esse também foi o caso dos cineastas da Nova Hollywood, que fizeram suas últimas produções nos anos 80 e 90”.

(Divulgação)

Tarantino usou como exemplo Arthur Penn, diretor de Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Bala, que encerrou seus trabalhos com Perseguidos por Acaso, de 1989:

“Esse filme é uma metáfora sobre o quão miseráveis foram os últimos filmes dos diretores da Nova Hollywood. Encerrar a carreira com um filme decente é raro. Encerrar com um filme bom é, tipo, fenomenal”, completou Tarantino.

E é claro que o assunto trouxa à tona a discussão sobre a aposentadoria do próprio diretor, cujo trabalho mais recente é Era Uma Vez em Hollywood, de 2019, vencedor de dois Oscars.

“Talvez eu não devesse fazer outro filme, porque eu ficaria realmente feliz jogando o microfone. Essa é a parte mais frustrante… vários cineastas incríveis poderiam ter encerrado suas carreiras com os terceiros filmes, que foram incríveis, o que volta para o que eu estava dizendo sobre mim mesmo. Se Don Siegel tivesse parado em Alcatraz – Fuga Impossível, Meu Deus, que carreira… Ele realmente fez tudo. Os outros dois [filmes] foram só trabalho”.

Se cumprir a promessa de encerrar a carreira após seu 10º longa, Tarantino deve fazer ainda um último trabalho nos cinemas, mas não há nenhum projeto anunciado. Por enquanto ele trabalha no livro inspirado em Era Uma Vez em Hollywood, que deve ser publicado no final deste mês.

Você gostaria que Tarantino encerrasse logo a sua carreira? Fale nos comentários e fique com: