Superman & Lois: Como Elizabeth Tulloch inovou na construção de sua Lois Lane

Capa da Publicação

Superman & Lois: Como Elizabeth Tulloch inovou na construção de sua Lois Lane

Por Camila Sousa

Não há dúvidas de que o Superman é uma figura que faz parte do imaginário popular há muitas décadas, como um símbolo de heroísmo, justiça e também bondade, especialmente pela figura de Clark Kent. Durante todo esse tempo, há personagens que fazem parte da história do Homem de Aço, como a família Kent, seus pais biológicos, a prima, Kara Zor-El, mas ninguém é tão importante para o herói quanto Lois Lane.

Desde o começo, a personagem foi apresentada nos quadrinhos como alguém de personalidade forte, que usava sua independência e sarcasmo para ser uma grande jornalista no Planeta Diário, sempre em busca da verdade e de fazer justiça. Os caminhos de Lois e Clark se cruzaram e ele ficou perdidamente apaixonado por ela, de uma forma tão intensa que a simples ideia de perdê-la era capaz de fazê-lo cometer loucuras – como fazer a Terra voltar no tempo.

Margot Kidder como Lois Lane

E se o Superman ganhou diversas adaptações para as telas ao longo dos anos, Lois também foi mostrada de diversas formas e representada por diferentes atrizes. Margot Kidder foi a responsável pelo papel em Superman – o Filme, de 1978 e, para muitos, é a Lois Lane perfeita até hoje, especialmente por seus diálogos ácidos ao falar com Clark e com os demais personagens. Da mesma forma que é difícil inovar ao trazer um novo Kal-El para as telas, também é desafiador criar uma Lois Lane capaz de cativar os fãs. Felizmente, Elizabeth Tulloch está cumprindo muito bem esse papel em Superman & Lois.

Disponível no Brasil pelo HBO Max, a série mostra um momento diferente da vida de Clark: já casado com Lois e com filhos, ele tem o desafio de enfrentar as maiores ameaças da humanidade, ao mesmo tempo em que precisa criar dois adolescentes e estar ao lado de sua esposa. A imagem de Clark/Kal-El é muito bem trabalhada na série, que encontrou formas de fazer o mesmo com Lois.

Tudo o que conhecemos sobre a jornalista vencedora do Pulitzer está lá: ela é impetuosa e vai atrás do que quer, custe o que custar, mas a Lois de Superman & Lois também é mais madura: ela cria estratégias para investigar quando algo está errado – e faz isso em parceria com Clark, tendo no marido um ponto de apoio importante, não somente como Superman, mas também como seu alter-ego: os dois trocam ideias, pensamentos e chegam a um consenso juntos.

A série estabelece que Lois sabe tudo o que é preciso saber sobre a vida do Superman, afinal, ela foi pedida em casamento na entrada da Fortaleza da Solidão e já viu seu marido passar por diversos perigos, mas sempre voltar para casa ao final do dia. Tudo isso criou nesta nova Lois Lane uma resiliência única: mesmo diante dos maiores desafios, ela mantém a calma, confia no homem que ama e tem sangue frio para fazer o que for preciso.

Superman & Lois surpreende tanto na construção da parte emocional de seus personagens, que há um episódio específico em que Lois fala abertamente sobre como é ser a esposa do Superman, todos os medos que isso envolve e como ela precisa ser forte de formas diferentes: o poder da mulher que vive ao lado do homem mais forte do mundo não é físico, mas sim emocional, para ser o porto seguro e a rocha que ele precisa quando volta para casa. Além de toda essa parte ligada diretamente ao herói, a produção da CW também encontra formas de Lois falar de si mesma, de suas frustrações e tristezas, em questões que são somente dela, em um capítulo que mostra a jornalista em uma sessão de terapia.

Por fim, mas não menos importante, Superman & Lois apresenta uma Lois Lane que é mãe de dois adolescentes, e isso traz mudanças: além de apoiar Clark e cuidar de si mesma, ela precisa estar lá por dois garotos que estão extremamente confusos e precisam muito de uma figura como a dela: rígida, porém amável e compreensiva com seus sentimentos.

Com tudo isso, Superman & Lois se destaca por dosar bem suas cenas de ação, com momentos mais emotivos e íntimos da família Lane-Kent. Se a história de um “Superman pai de família” já é combustível suficiente para criar algo novo ao falar do Homem de Aço, a produção merece ser conferida também por todas as camadas mostradas pela Lois Lane de Elizabeth Tulloch.

Antes de ir, fique com: