Quem é mais rápido, o Flash ou o Superman?

Capa da Publicação

Quem é mais rápido, o Flash ou o Superman?

Por Gabriel Mattos

Barry Allen, o Flash, adora se vangloriar de sua velocidade. “O Homem mais rápido da Terra”, diz com orgulho na abertura de sua série no Arrowverse. Mas nem todos os heróis vêm da Terra. Por ter nascido em Krypton, o Superman consegue alcançar velocidades absurdamente elevadas em nosso planeta, maiores que qualquer outro humano. Mas no final, a pergunta que não quer calar é quem é mais rápido: o Flash ou o Superman?

Flash vs Superman: Quem ganha?

Superman e Flash empatam!

Ao longo da história, a dupla de heróis se enfrentou em dez corridas, das quais o Flash venceu cinco. Três delas terminaram em empate, sendo que o Superman só saiu vitorioso duas vezes.

A primeira disputa oficial entre a dupla aconteceu no ano de 1967 no quadrinho Superman #199. Barry Allen organizou uma corrida beneficente para arrecadar fundos para a ONU que o Homem de Aço aceitou participar. Porém, para não correr risco de apostadores lucrarem com a batalha, ambos concordaram em atravessar a chegada ao mesmo tempo, resultando em um empate.

No mesmo ano, em Flash #175, eles precisaram se enfrentar novamente em uma corrida quando alienígenas fazem de refém a Liga da Justiça e mais milhares de inocentes. Desta vez, eles correram por toda a Via Láctea e o final foi meio polêmico. A corrida é considerada um empate: Batman declarou Superman vitorioso, mas o resto da Liga viu que o Flash cruzou primeiro a linha de chegada.

Superman e os outros Flashes

Wally West segue imbatível

Outra coisa a se considerar é que Barry Allen não foi a única pessoa a assumir o manto de Flash ao longo dos anos. Afinal, tivemos outros velocistas escarlates como Wally West e Jay Garrick.

Como Clark Kent permaneceu no cargo de Superman em quase toda a continuidade da DC Comics, ele acabou enfrentando outros Flashes além de Barry Allen. Nas duas vezes em que ele correu contra Wally West, ele acabou perdendo. Já a única corrida contra Jay Garrick, em 2002, também terminou com o velocista levando a melhor.

Superman ainda não correu contra Bart Allen ou Jess Chambers, mas é improvável que seu destino seja diferente. Apesar de Wally declarar que o herói conseguiria alcançar qualquer velocista com a motivação certa, isso simplesmente não parece ser verdade.

Flash ou Superman: Quem é mais rápido?

Barry Allen não corre a sério para a caridade

Fora das corridas também tivemos uma evidência contundente de que o Flash é mais rápido que o Superman. Em 2018, a DC lançou um arco onde diferentes versões do velocista acabaram se enfrentando, chamada de Flash Wars.

Em The Flash #49, Barry correu atrás de Wally West para impedir que o Flash mais novo tentasse salvar a sua família da Força de Aceleração que poderia causar outro Ponto de Ignição. Tamanha velocidade trouxe consequências catastróficas para o planeta e Superman ficou encarregado de impedir a dupla antes que fosse tarde demais.

Mesmo com o destino do planeta em perigo, o que podemos considerar um forte motivador, o Homem de Aço não conseguiu alcançá-los. Ele retornou cansado e simplesmente admitiu que “…Eles estavam indo rápido demais”. Assim, ele provou mais uma vez que não é rápido o suficiente para alcançar Flash algum.

Qual foi seu momento favorito dessa disputa? Não deixe de comentar!

Fique com: