Superman vs Capitão Pátria: Quem venceria uma batalha?

Capa da Publicação

Superman vs Capitão Pátria: Quem venceria uma batalha?

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira ascensão de “clones” do Superman na cultura pop. De Invencível a O Legado de Júpiter, o que não faltam são exemplares de novas versões do Homem de Aço, criadas por diferentes editoras e franquias. Porém, poucos são tão interessantes quanto o Capitão Pátria de The Boys, que já assegurou seu lugar como o “herói” mais cruel e tirano de todos os tempos.

Porém, se há uma coisa que os fãs de quadrinhos de super-heróis gostam de fazer é colocar um personagem contra o outro – mesmo que eles nem façam parte do mesmo universo. Desde que o Capitão Pátria ganhou destaque na série do Prime Video, essa se tornou uma dúvida frequente – e aqui, vamos tentar resolver esse empate. Quem ganharia uma luta entre o Superman e o Capitão Pátria?

Créditos da arte de capa: Kpetchop (DeviantArt)

Os poderes do Superman

O herói mais conhecido e icônico da DC ComicsSuperman é o último filho do planeta Krpton, enviado à Terra para ser uma luz e um guia para os seres humanos. Ele possui a fisiologia dos seres de sua raça – o que significa que ganha superpoderes ao ser exposto por um Sol amarelo, como o da Terra. Ele absorve essa energia e a mantém em uma “reserva” para momentos onde não é banhado pela luz solar – como, por exemplo, à noite.

Por conta da luz, ele possui superforça muito poderosa, sendo capaz de levantar toneladas sem muito esforço. Ao mesmo tempo, ele possui resistência sobre-humana invulnerabilidade a alguns tipos de ataque, sobretudo mísseis, tiros e projéteis. Ele também pode voar e se movimentar em supervelocidade, quebrando até mesmo a barreira do som.

Seus sentidos são aguçados ao máximo – ele possui uma super audição, a capacidade de ver através de objetos (exceto chumbo), além de ter visão microscópica, infravermelha, telescópica e conseguir enxergar o espectro eletromagnético. Outro dom associado ao seu olho é a visão de calor, que permite que ele possa “descarregar” uma parte da energia solar acumulada, incluindo o solar flare.

Ele vive mais que seres humanos normais e também é capaz de liberar um sopro congelante. Seu corpo possui um fator de cura que deriva da absorção de luz solar, de modo que ele é capaz de se recuperar de alguns ferimentos e até viajar longas distâncias sem respirar oxigênio, por exemplo. Nesse período, ele nem sequer precisa comer, já que a energia solar pode sustentá-lo por um período razoável.

Os poderes do Capitão Pátria

Já o Capitão Pátria de The Boys, como foi revelado nas HQs e na série de televisão, foi criado pela Vought-America – uma empresa multinacional bilionária. Antes mesmo de nascer, o personagem passou por experimentos com o tal Composto V, uma substância capaz de dar poderes a seres humanos normais, e foi isso que desenvolveu seus dons e habilidades, embora durante anos a Vought tenha “vendido” a mentira de que ele era um alienígena.

O Capitão possui poderes bem similares aos do Superman, ainda que em menor escala. Ele possui superforça e resistência sobre-humana, sendo capaz de resistir a golpes poderosos. A única forma de desnorteá-lo e atacá-lo é através da força bruta pura, que seja equivalente à sua própria, já que sua pele é impenetrável para balas e projéteis. Sua regeneração também é bem avançada.

Ele também pode voar muito rápido, atingindo distâncias longínquas em questão de segundos. Como se não fosse o bastante, o personagem também tem uma visão de calor muito poderosa e potente – que, contudo, não é capaz de ultrapassar alguns inimigos que possuem resistência alta. Sua visão de raio-x é bem potente, porém, diferente do Superman, ele não pode enxergar através do zinco.

Na série do Prime Video, ele até ganhou alguns “aumentos” em seu poder, com novas habilidades que não foram mostradas nos quadrinhos originais de Garth Ennis e Darick Robertson. Contudo, não é nada que seja exatamente útil em uma batalha – ele possui visão microscópica e a capacidade de projetar sua voz, fazendo com que ela fique muito mais alta, podendo ser ouvido em uma grande área.

Quem ganharia?

Se você leu até aqui, certamente acha que o Superman está levando a melhor por conta de seus poderes, certo? Faz sentido, mas é importante lembrar que ele também possui uma quantidade muito maior de fraquezas que o Capitão Pátria. Por exemplo, ele enfraquece sob o efeito de Kryptonita e magia, além de perder completamente seus poderes depois que sua “reserva de energia solar” é esvaziada.

O Capitão Pátria, por sua vez, pode ser combatido com sons de alta frequência – mas mesmo sentido dores, ele ainda é capaz de lutar. Sua maior fraqueza, na verdade, são seus distúrbios psicológicos, já que ele é narcisista e está sempre em busca de aprovação e atenção. Isso faz com que ele aja impulsivamente e sem pensar, enquanto o herói da DC pode pensar muito mais claramente.

Por outro lado, se levarmos em conta as versões clássicas do Homem de Aço, que estão sempre em foco na DC, ele é um personagem que segue um estrito código moral e tenta não ferir nenhum inimigo, ao mesmo tempo em que está sempre consciente sobre o ambiente ao seu redor e possíveis baixas de um conflito. Já o Capitão Pátria é uma figura completamente inescrupulosa, que tomaria vantagem ao atacar as “fraquezas” de seu adversário.

Por isso, a resposta de quem venceria entre o Superman e o Capitão Pátria é um pouco complexa. De um lado, o herói conseguiria facilmente ludibriar o adversário e sobrecarregá-lo com a majestade de seus poderes. Do outro, o vilão também poderia atacar as fraquezas do herói, levando-o para longe do Sol amarelo para que perdesse seus poderes e ficasse vulnerável.

Assim, vale a máxima de Stan Lee: quem ganha é quem o roteirista decide! Se um dia tivermos uma luta entre os dois em algum quadrinho, fica a cargo dos escritores encontrarem as soluções mais criativas para o embate, já que ambos possuem forças e fraquezas muito notáveis.

Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre o Capitão Pátria de The Boys: