Sub-Zero e Scorpion: Entenda a história da rivalidade entre os ninjas de Mortal Kombat

Capa da Publicação

Sub-Zero e Scorpion: Entenda a história da rivalidade entre os ninjas de Mortal Kombat

Por Chris Rantin

Scorpion e Sub-Zero, os dois personagens mais famosos de Mortal Kombat, foram inimigos mortais por muitos anos, com a relação entre os dois sendo modificada apenas nos dois últimos jogos da franquia (Mortal Kombat X e Mortal Kombat 11). Indo além dos games, o ódio nutrido pelos dois ninjas foi adaptado nos cinemas, sendo o plano de fundo para Mortal Kombat: O Filme, o novo live-action da franquia que acaba de chegar na HBO Max

De um lado Scorpion, o ninja infernal com poderes de fogo e sua famosa corrente, do outro Sub-Zero, o ninja azul com poderes de gelo. Entre combates mortais — resultando, inclusive, na morte de um Sub-Zero — e uma rivalidade violenta, os dois se tornaram os rostos da franquia e são figurinha garantida em praticamente todos os jogos de Mortal Kombat. 

Como tudo isso começou? É uma história complexa, cheia de mentiras e alterações na lore canônica. Venha comigo que contarei tudo sobre esses rivais icônicos. 

Inimigos desde o desenvolvimento 

Desde o início Scorpion foi planejado pra ser o rival do Sub-Zero!

Não é preciso conhecer a lore dos jogos para entender que Sub-Zero e Scorpion são inimigos. Desde a paleta de cores até o conjunto de poderes, baseados principalmente em fogo e gelo, já passam a mensagem de que um ninja é o oposto do outro. E isso foi planejado desde o início. 

John Tobias, um dos criadores da franquia, se interessou pela cultura ninja antes do desenvolvimento de Mortal Kombat começar. Em suas leituras, ele leu uma história no livro China’s Ninja Connection, sobre um clã de ladrões e assassinos e isso o motivou a rascunhar um conceito para o game, algo que posteriormente se tornaria o Sub-Zero

Anos depois, pelo Twitter, Tobias explicou que ficou sabendo que as informações em China’s Ninja Connection não era consideradas tão verdadeiras assim. Por esse motivo, ele decidiu criar outro ninja, dessa vez com raízes japonesas. O conceito evoluiu para se tornar o Scorpion

Como era comum na época, para não ser necessário criar outro personagem do zero, os dois ninjas acabaram tendo apenas uma paleta de cores oposta (algo que aconteceu com os outros ninjas Ermac, Repitle, Rain e as guerreiras Mileena, Kitana e Jade) e com isso já ficava claro, mesmo que de forma subjetiva, que eles eram inimigos. 

Como começou a rivalidade de Scorpion e Sub-Zero na história? 

Scorpion ou Sub-Zero: Quem é o seu ninja favorito?

Além da diferença de cores e conjuntos de poderes, a rivalidade de Scorpion e Sub-Zero foi trabalhada na história do game, sendo definido que eles eram de clãs inimigos dentro do universo de Mortal Kombat: Enquanto Bi-Han, o primeiro Sub-Zero, era parte do clã Lin Kuei, o ninja Hanzo Hasashi, que posteriormente adotaria a alcunha de Scorpion, integrava o clã Shirai Ryu. Assim, antes mesmo que a história dos dois se tornasse pessoal, eles já se odiavam e eram inimigos.

Contudo, quando o perigoso feiticeiro Quan Chi entra na história, as coisas ficam ainda mais trágicas. Segundo a lore, o vilão contratou o clã Lin Kuei e o Shirai Ryu para encontrarem um mapa ligado a Shinnok, deus maligno para quem o bruxo trabalha. 

Os enviados para a missão, como não poderia ser diferente, foram Bi-Han e Hanzo. Ao longo da missão, as desavenças entre eles se tornaram mais fortes e, no maior estilo Mortal Kombat, eles decidiram lutar para resolver seus problemas. 

Na primeira disputa, Sub-Zero vence Scorpion graças aos seus poderes gélidos. É importante lembrar que, na época, Scorpion não possuia os poderes infernais envolvendo chamas e habilidades sobre-humanas. Tentando resolver essa rivalidade de uma vez por todas, Bi-Han decidiu matar Hanzo. 

Mas a tragédia causada pelo ninja azul não parou por ai. Sendo o responsável por completar a missão de Quan Chi, o feiticeiro decidiu eliminar o clã Shirai Ryu como uma recompensa aos Lin Kuei.  

Nasce Scorpion, Morre Sub-Zero 

Inimigos de longa data, Scorpion e Sub-Zero estão presentes em praticamente todos os jogos!

Como estamos falando de Mortal Kombat, a morte não é algo muito duradouro neste universo fantástico. Por isso, quando seus planos de trazer Shinnok de volta foram atrapalhados, Quan Chi trouxe Hanzo Hasashi de volta à vida, transformando-o em seu guarda-costas e assassino. 

Para não ter que encarar a fúria do guerreiro infernal, Quan Chi criou uma ilusão mostrando Bi-Han massacrando o clã Shirai Ryu, incluindo a família de Hanzo. Foi assim que nasceu o Scorpion que conhecemos, movido por um desejo de vingança implacável contra Bi-Han e os Lin Kuei. 

Quando o torneio de Mortal Kombat acontece no primeiro game da franquia, Scorpion é comandado a participar, tendo a chance de se vingar de Sub-Zero. O combate entre os dois é mais violento do que antes e dessa vez, tendo seus poderes infernais, Hanzo consegue levar a melhor e mata o ninja gélido. 

Surge Noob Saibot e Kuai Liang

Noob Saibot é o Sub-Zero original corrompido

Mais uma vez, Quan Chi não desperdiça um bom guerreiro. Assim como fez com Scorpion, o feiticeiro utiliza seus poderes sombrios não apenas para trazer Bi-Han de volta à vida, mas para corrompê-lo em uma entidade sem alma. Sem seus poderes de gelo, o ninja conquista talentos obscuros, assumindo o nome de Noob Saibot (nome que, na verdade, é uma homenagem aos seus criadores, Ed Boon e John Tobias, com os sobrenomes ao contrário). Extremamente violento e vilanesco, Noob se tornou uma figura assustadora dentre os horrores guardados em Netherrealm, se tornando um terror implacável. 

No desenvolvimento original do personagem, Noob Saibot era apenas um personagem secreto com uma paleta de cores escura. Não haviam planos para que ele fosse Bi-Han corrompido no pós-vida e sua rivalidade com Scorpion não chegou a lugar nenhum. Isso porque, no mesmo período em que Noob surgiu, havia outro Sub-Zero para antagonizar Scorpion. 

Kuai Liang é o ninja de gelo mais conhecido pelo público — ainda que não pelo nome. Irmão mais novo de Bi-Han, o jovem ninja decide entrar no torneio de Mortal Kombat para se vingar daquele que assassinou o antigo Sub-Zero. Para deixar tudo mais simbólico, ele abandona seu alter-ego Tundra e adota o utilizado por seu irmão, se tornando o novo Sub-Zero. 

A vingança de Scorpion

O segundo Sub-Zero surge para vingar seu irmão

Quando os dois ninjas lutam ferozmente no torneio, Scorpion nota que Kuai Liang não é o Sub-Zero que assassinou seu clã, algo que ele ainda acreditava ser verdade. Portanto, mesmo que o combate seja violento, o confronto não termina em morte. Insatisfeito com isso, Quan Chi usa seus feitiços para manipular a mente de Hanzo, fazendo com que ele acreditasse que o jovem ninja gélido estava envolvido na morte de sua família. 

É ai que Scorpion se enfurece e quase mata o novo Sub-Zero, apenas para ser interrompido por Quan Chi, que gostaria de finalizar o novo combatente com suas próprias mãos. Antes de dar o golpe final, o vilão decide se gabar e conta que tudo aquilo foi orquestrado por ele. Ao descobrir a verdade, o ódio e dor de Scorpion são mais poderosos que a magia do feiticeiro. Assim, Hanzo consegue superar Quan Chi e o arrasta para o inferno, deixando Kuai Liang para trás. 

Final trágico na linha do tempo original 

Longe de ter um final feliz, história de Scorpion acabou em tragédia antes do reboot

Mas os jogos continuaram sendo lançados após isso, com a lore de Scorpion ficando cada vez mais confusa sem sua principal motivação. Por esse motivo, muitas pessoas — e a própria franquia — acabam escolhendo ignorar esses “finais alternativos”, focando apenas no que acontece após a chegada de Kuai Liang. 

Após chegar ao submundo conhecido como Netherrealm, o feiticeiro Quan Chi é perseguido e torturado por Scorpion. Enfraquecido, ele não consegue fugir, até que faz um pacto com alguns demônios daquela dimensão, que conseguem lançar o ninja infernal em um tornado de almas. 

É lá que Scorpion conhece os Deuses Antigos e é escolhido como um campeão das divindades, exigindo que seu clã fosse ressuscitado em troca dos seus serviços. Agindo como um herói, ele combate Onaga e luta para restaurar o equilíbrio. Mas, como era de se esperar, essa não é uma história com um final feliz. 

Os Deuses Antigos cumprem com a promessa, mas ressuscitam os Shirai Riu, incluindo a esposa e filho de Hanzo, como espectros infernais iguais ao Scorpion. Furioso com o que ele considerou um ato de traição, ele decide destruir os Deuses e passa a lutar, mais uma vez, ao lado dos vilões.

A rivalidade de Scorpion e Sub-Zero volta a ser trabalhada no jogo Mortal Kombat: Armageddon, onde vemos que o ninja infernal é morto pelo ninja gélido, colocando um fim nesta trágica história. 

Como é a rivalidade de Scorpion e Sub-Zero após Mortal Kombat 9?

Scorpion mata Sub-Zero em Mortal Kombat 9

Após alguns jogos que deixaram a desejar e que não tiveram o mesmo impacto que os primeiros títulos da franquia, a série de games ganhou um grande reboot em Mortal Kombat 9. Na trama do jogo, estamos de volta ao primeiro torneio épico, com Raiden recebendo visões da antiga linha do tempo — ou seja, de tudo que aconteceu nos outros jogos, até o confronto final conhecido como Armageddon — algo que ele acredita ser previsões do futuro. 

A história acontece praticamente do mesmo jeito, e Hanzo também acredita na ilusão de Quan Chi de que Bi-Han assassinou seu clã junto de sua esposa e filho. A maior diferença nessa nova lore é que o ninja acredita ter sido morto por Bi-Han durante o ataque, ressuscitando como um espectro infernal graças à feitiçaria de Quan Chi. 

Ao participar do Mortal Kombat, o ninja amarelo é confrontado por Raiden que está tentando impedir a criação do poderoso Noob Saibot. O Deus do Trovão promete que trará os Shirai Ryu de volta à vida, caso Hanzo não mate Bi-Han. 

O ninja até tenta fazer isso, concordando com a barganha e se contentando em incapacitar Sub-Zero. No entanto, Quan Chi enche sua mente com ilusões, mostrando o massacre dos Shirai Ryu e Bi-Han matando sua esposa e filho. Enlouquecido em meio a sua fúria, Scorpion mata Sub-Zero sem piedade, concretizando um dos maiores medos de Raiden

Quando o jovem Kuai Liang chega no segundo torneio, tentando se vingar do assassino de seu irmão, os dois iniciam uma luta mortal. No entanto, antes que o novo Sub-Zero consiga finalizar seu inimigo, os ciborgues Lin Kuei o sequestram, permitindo que Scorpion fuja para o submundo.  

Mais que inimigos, friends

Kuai Liang e Hanzo

Depois deste ponto a história muda drasticamente, criando de fato uma linha do tempo mais complexa e diferente da original. Nessa linha do tempo a guerra causada por Shao Kahn causou inúmeras baixas, incluindo a morte dos maiores herois do planeta, quando Sindel sozinha assassinou os guerreiros — incluindo o Sub-Zero Cibernético — antes de ser parada por Nightwolf

Kuai Liang e os demais guerreiros caídos retornam como espectros de Quan Chi, sendo libertado (junto de Scorpion) graças aos poderes de Raiden. Mas isso não significa que a vida dos personagens ficou mais fácil. Seguindo cada um em seu caminho, Kuai Liang tentou restaurar a honra do seu clã, enquanto Hanzo contemplou o suicídio por sentir que havia falhado com sua família. 

Convencido por Kenshi de que ele poderia restaurar o legado do seu clã ao ajudar o mundo, Hanzo começou a acolher algumas das vítimas da guerra, treinando essas pessoas como os novos guerreiros do renascido clã Shirai Ryu

Em Mortal Kombat X, Hanzo é convidado por Sub-Zero para um encontro no templo dos Lin Kuei. Mesmo desconfiado, Scorpion aceita, e ouve o ninja gélido propor uma parceria entre os dois, visto que eles trabalhavam para proteger a terra da melhor forma possível. Chocado, Hanzo pergunta se ele finalmente vai confessar o massacre dos Shirai Ryu, mas Kuai Liang mostra toda a verdade. 

Revelando ter matado Sektor, um dos integrantes cibernéticos do seu clã, Sub-Zero mostra as memórias do robô vermelho. Assim, Scorpion descobre que os Lin Kuei aceitariam servir Quan Chi, caso o feiticeiro dizimasse os Shirai Ryu. 

Os dois inimigos tem um momento muito bacana, com Sub-Zero afirmando que teria agido diferente se soubesse da verdade e Scorpion confessando que só havia matando Bi-Han por acreditar que o ninja era culpado. Kuai Liang diz que perdoa Hanzo, uma vez que tudo era culpa de Quan Chi

A partir deste momento, os dois agem como aliados e parceiros na proteção da terra, ainda que com estilos e abordagens diferentes. Ainda neste jogo, Scorpion consegue sua vingança ao decapitar Quan Chi, uma escolha precipitada que impede que os outros guerreiros caídos sejam restaurados como humanos. 

No jogo mais recente

O jovem Scorpion junto do Sub-Zero

Sub-Zero e Scorpion continuam sendo aliados em Mortal Kombat 11, lutando para proteger a linha do tempo e o planeta diante das forças inimigas. No entanto, graças aos poderes de Kronika, a divindade do tempo, uma versão antiga de Scorpion chega para atrapalhar os planos dos heróis. 

Ainda movido pela vingança, o ninja infernal está enojado com a relação de Hanzo com aquele que ele considera o culpado pela morte de sua família. Hanzo afirma que Kronika é a responsável por toda a tragédia, sendo a mãe de Shinnok, a divindade de Quan Chi, que por sua vez fez a barganha com Sektor. No entanto, Scorpion acredita que a Deusa vai ressuscitar sua esposa e filho, além de trazer os poderosos Shirai Ryu de volta. 

Após ser envenenado por D’Vorah, Hanzo tem seus últimos momentos nos braços da sua versão mais nova, convencendo o jovem Scorpion a abrir mão do seu ódio. Jurando lutar contra Kronika e proteger a Terra, o ninja segue até a base de operação dos heróis, mas é atacado por Sub-Zero, que não confia na mudança do guerreiro. Eventualmente isso é resolvido e eles lutam juntos contra as forças de Kronika. 

Na versão Aftermath, que modifica a história do jogo, a luta após a morte de Hanzo não acontece. Sub-Zero e Scorpion conseguem resolver seus problemas sem uma luta. Os dois enfrentam juntos Fujin, acreditando que o Deus do Vento está sendo manipulado por Shang Tsung. Eles não aparecem mais após esse momento na história. 

Por que Scorpion e Sub-Zero são inimigos em Mortal Kombat: O Filme?  

Em Mortal Kombat: O Filme, a rivalidade de Scorpion e Sub-Zero é um dos principais pontos da trama. Dessa vez, no entanto, não temos Quan Chi manipulando a história e Bi-Han de fato assassina a família e o clã de Hanzo

Mais violento e maligno do que sua contraparte original, o ninja gélido é um dos guerreiros que servem Shang Tsung e suas forças sombrios, encontrando muito prazer em destruir seus inimigos. 

É por esse motivo que Hanzo se torna Scorpion, ainda que, mais uma vez, isso não aconteça através de Quan Chi. E a rivalidade entre os ninjas surge por isso. 

Falando nisso, não deixe de conferir todos os easter-eggs e referências no novo filme da franquia: