Capa da Publicação

Por que a quarta temporada de Stranger Things estreia apenas em 2022?

Por Gus Fiaux

Estamos em 2021 e boa parte do mundo já está completamente entregue ao fenômeno que é Stranger Things. A série se tornou uma das maiores audiências da Netflix e continua presenteando os fãs com muitos mistérios que só devem ser respondidos nos anos seguintes – mas é importante lembrar que, desde 2019, não temos uma temporada nova da produção, e um teaser recente confirmou que só voltaremos ao Mundo Invertido da série em 2022.

Acabamos de passar por uma grande pandemia e acredita-se que, caso tudo tivesse seguido o “normal”, a série teria retornado em algum momento de 2020 – mas não é bem assim, e há mais de um motivo provável para essa espera toda. Por isso, aqui reunimos algumas informações a respeito de como Stranger Things retornará apenas no ano que vem – e o que isso quer dizer no contexto da temporada!

Respirem aliviados: Hopper não está morto!

A trama de Stranger Things 4

Se você já está obcecado com a série, com certeza já teve a chance de ver a terceira temporada, que foi lançada há mais de dois anos. Considerada como um ponto de virada da série, Stranger Things 3 traz várias reviravoltas e mudanças significativas em seu final, conforme os nossos queridos protagonistas descobrem uma conspiração russa grandiosa correndo solta no submundo de Hawkins, Indiana.

Ao fim, temos uma grande batalha culminando em um shopping e isso traz consequências severas, conforme Eleven e os heróis precisam enfrentar uma forma assustadora do Devorador de Mentes do Mundo Invertido. Para deter os planos dos soviéticos, o Xerife Jim Hopper acaba se “sacrificando” ao destruir uma máquina que serve como portal para o Mundo Invertido.

Isso causa um grande abalo nos personagens centrais. Joyce Byers, que estava começando a desenvolver uma relação romântica com o xerife, acaba se mudando com seus filhos Will Jonathan, deixando Hawkins para trás. Junto deles vai Eleven, que acaba de perder sua maior figura paterna. Assim, o grupo se divide e provavelmente será assim que os encontraremos no começo da próxima temporada.

Só que as coisas não são o que parecem. Como uma cena pós-créditos indica (e os teasers da quarta confirmam), Hopper está vivo e, de alguma forma, está trabalhando em um campo de trabalho forçado na Rússia. Não sabemos quando ele vai voltar e nem se vai escapar de volta para os Estados Unidos, mas provavelmente essa será a grande “cola” para todas as tramas do quarto ano.

Os criadores da série, bem como vários dos atores, já prometeram que Stranger Things 4 será o “momento mais sombrio da história da série”, trazendo alguns momentos realmente assustadores e uma trama mais voltada para o horror. Ao que tudo indica, os protagonistas vão ter que enfrentar outras ameaças do Mundo Invertido – e dessa vez, não vai ser só o Demogorgon e o Devorador de Mentes que vão dar trabalho…

A turminha está voltando…

Por que está demorando tanto?

A terceira temporada de Stranger Things saiu em julho de 2019 e trouxe uma grande comoção para os fãs da série – inclusive, há quem diga que se trata da melhor temporada da produção até o momento. Entretanto, os Irmãos Duffer, a dupla de roteiristas e criadores da série, já estavam preparando o quarto ano antes mesmo do terceiro estrear. E isso não é surpresa, afinal de contas, Stranger Things é um dos maiores sucessos da história da Netflix.

A plataforma de streaming está tentando a todo custo emplacar a série por mais anos, para aproveitar o público que está cada vez mais carente e voraz em busca de nostalgia e dessa vibe escapista que a série oferece, além de ser um grande apanhado de referências da cultura pop oitentista. Por isso, executivos da empresa já tinham dado cartão verde para os produtores antes mesmo do terceiro ano ser lançado.

As filmagens de Stranger Things 4, por sua vez, começaram em fevereiro de 2020, e muitos acreditavam que a série retornaria em algum momento daquele ano (por mais que isso nunca tenha sido confirmado pelos Duffer ou por outros membros do elenco ou da produção da série). Porém, em 2020, o mundo não estava preparado para os efeitos devastadores da COVID-19, e isso acabou interferindo muito no ramo do entretenimento.

Em 16 de março do ano passado, a produção teve que ser completamente paralisada devido ao alto risco de contágio pelo Coronavírus. E isso não aconteceu apenas aqui, mas em várias séries e filmes produzidos mundo afora. Com a pausa, o elenco só voltou para o estúdio de gravação em outubro de 2020, com uma filmagem muito mais “lenta”, já que o vírus ainda não havia sido eliminado.

Um dos motivos que pode ter contribuído para o atraso da série é a quantidade de pausas e atrasos que aconteceram após essa grande “pausa nas atividades” que durou de março a outubro. Pode parecer que não, mas mesmo depois desse período, os estúdios ainda estavam sendo muito cautelosos com relação ao COVID-19 e isso trouxe mudanças significativas na quantidade de horas que o elenco e a equipe de produção passam em um set de filmagens.

Além disso, é válido mencionar que muito desse atraso pode estar relacionado diretamente à escala da nova temporada. Como sabemos, Hopper estará em um lugar; Joyce, Will, Jonathan e Eleven estarão em outro, e ainda teremos o núcleo de Hawkins. São mais cenários para preparar e interagir – especialmente considerando que até mesmo os cenários externos precisam ser remodelados para corresponder à época em que a série se passa.

De acordo com David Harbour, as filmagens terminariam em agosto de 2021, mas ainda não tivemos a oficial confirmação por parte dos produtores – então, pode ser que a série ainda esteja encerrando as gravações. De um jeito ou de outro, essa promete ser a “temporada mais sombria” e os próprios Irmãos Duffer estão prometendo algo bem grandioso, o que nos leva a outra questão: os efeitos visuais e a finalização.

Mesmo tendo apenas 9 episódios, Stranger Things é uma produção de grande porte e a Netflix não lançará a temporada enquanto ela não estiver o mais perfeita possível. Isso significa que esse atraso todo também pode estar relacionado ao tempo gasto na finalização e na pós-produção da temporada. De um jeito ou de outro, todos nós vamos nos reunir quando a série retornar à plataforma em algum momento do ano que vem!

Stranger Things 4 será lançada em algum momento de 2022, na Netflix.

Abaixo, veja 10 coisas que queremos no quarto ano de Stranger Things:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux