Stranger Things 4: Tudo sobre a quarta temporada da série Netflix

Capa da Publicação

Stranger Things 4: Tudo sobre a quarta temporada da série Netflix

Por Gus Fiaux

O quarto ano de Stranger Things está envolto em enigmas e mistérios, enquanto os fãs aguardam ansiosamente pelo retorno da série. Sabemos que a trama deve nos levar a novos lugares e nos fará reencontrar rostos conhecidos – alguns inclusive que acreditávamos terem nos deixado para sempre. Porém, há muito mais por vir para Hawkins e para os personagens que já conhecemos e amamos.

Aqui, você poderá ver um pouco do que já sabemos sobre a quarta temporada de Stranger Things, desde uma breve sinopse até os trailers lançados até o momento. Prepare-se para embarcar em uma nova viagem ao Mundo Invertido!

O que vai acontecer em Stranger Things 4?

A quarta temporada de Stranger Things deve começar alguns meses ou anos após os eventos do terceiro ano da série — o que deixou muitos personagens devastados com perdas e despedidas. Embora os teasers trailers liberados até o momento não tragam muitos detalhes da trama, os Irmãos Duffer chegaram a comentar uma breve sinopse em uma matéria divulgada pela Entertainment Weekly.

“O Americano [Hopper] está aprisionado longe de casa no deserto gelado de Kamchatcka, na Rússia, onde ele enfrentará forças humanas e… outras. Enquanto isso, de volta nos Estados Unidos, um novo horror está vindo para a superfície, algo enterrado há muito tempo. Algo que conecta tudo…”

Definitivamente é uma sinopse vaga e que não dá detalhes, por exemplo, sobre os novos personagens que nós vamos conhecer ou sobre como todos vão se reunir novamente após a mudança de JoyceWill, Jonathan e Eleven, um dos eventos mais tristes da terceira temporada. Ainda assim, é bom saber que Hopper está vivo e que teremos uma nova ameaça que deve conectar tudo que já foi estabelecido na série.

Quanto a novos membros do elenco, temos alguns nomes interessantes. Robert Englund (o nosso eterno Freddy Krueger) estará na série como Victor Creel, um homem aprisionado em um hospital psiquiátrico após um homicídio em 1950. Eduardo Franco (American Vandal) será Argyle, novo amigo maconheiro de Jonathan. Joseph Quinn (Game of Thrones) será Eddie Munson, o líder de um novo clube de RPG da série.

Jamie Campbell Bower (Harry Potter e as Relíquias da Morte) será Peter Ballard, um funcionário do hospital psiquiátrico. Sherman Augustus (Westworld) será o Tenente Coronel Sullivan, um homem que quer se livrar do mal de Hawkins para sempre. Mason Dye (Teen Wolf) vai viver Jason Carver, um atleta que namora a garota mais popular na escola da cidade.

Teasers e trailers

Até o momento, já foram divulgados alguns teasers trailers da temporada. Nenhum deles mostra muita coisa, mas dá para ter uma certa noção de como o quarto ano da série seguirá um rumo um pouco diferente e mais sombrio que os anos anteriores.

O primeiro teaser foi divulgado em fevereiro do ano passado e se chama “Da Rússia, com amor…“. É um teaser bem simples que não nos oferece muitos detalhes sobre a trama, mas que confirma que Jim Hopper está vivo e preso na Rússia, fazendo serviço em um campo de trabalho forçado. Ele está com o visual bem diferente e nós não fazemos a menor ideia de como ele foi parar aí — ou como vai voltar para sua casa…

O segundo teaser foi lançado há poucos dias e se chama “Eleven/Onze, você está ouvindo?”. Nele, temos um grande compilado de cenas que se passa no que parece ser o local onde Eleven foi criada. Não sabemos se ela vai retornar a esse lugar ou se teremos apenas alguns flashbacks, mas de qualquer forma, estamos curiosos para saber o que vai acontecer com a personagem agora – será que ela vai desenvolver mais seus poderes?

Um detalhe curioso é que, na descrição oficial de cada um desses vídeos, há uma sequência interessante. O primeiro tem apenas “001/004” no texto, enquanto o segundo tem “002/004”. Isso sugere que teremos quatro teasers bem misteriosos antes do primeiro trailer oficial? Ou será que só teremos esses quatro teasers e logo em seguida a quarta temporada será lançada? Não temos como saber ao certo, ao menos por enquanto.

Mistérios com Eleven

A julgar por um dos teasers, essa temporada deve voltar a mergulhar na origem de Eleven (ou Onze, se preferir) e nos mostrar um pouco de como ela foi criada. Muitos acreditam que a temporada deve fazer alguma conexão com o infame episódio da segunda temporada que mostra a personagem ao lado de uma “gangue” de pessoas com poderes como ela.

Porém, isso não será tudo. Sabemos também que a temporada vai contar com um novo grupo — o Hellfire Club, que será uma espécie de clube de jogadores de Dungeons & Dragons em Hawkins. Dustin, inclusive, deve entrar para esse clube em algum momento. E é aqui que as especulações começam, especialmente se considerarmos como a série gosta de fazer referências aos X-Men nos quadrinhos.

Nas HQs da Marvel, o Hellfire Club é o Clube do Inferno, uma organização ultrassecreta composta por diversos vilões mutantes que querem dominar o mundo. Eles levam Jean Grey à loucura durante a Saga da Fênix Negra, o que faz com que a heroína se transforme em uma vilã poderosa. Muitos acreditam que o grupo da série pode fazer algo similar com Eleven, garantindo que ela perca controle de seus poderes e se torne uma grande ameaça.

O milagroso retorno de Jim Hopper

A terceira temporada também emocionou muitos fãs devido à despedida de Jim Hopper (interpretado por David Harbour). O personagem heroicamente “se sacrifica” ao fim da temporada para destruir uma máquina russa que abria uma conexão com o Mundo Invertido. Porém, nós sabemos que esse não seria seu fim definitivo – e dito e feito, já que ele retorna no primeiro teaser do quarto ano.

Sabemos agora que Hopper foi, de alguma maneira, transportado para a Rússia. Muito provavelmente, o veremos como prisioneiro em um gulag em Kamchatka, a península leste do país gelado. O personagem ficará aprisionado e nós ainda não sabemos como ou quando ele retornará aos Estados Unidos para ficar ao lado de JoyceEleven e os outros personagens da série.

O retorno de Hopper é certamente um dos maiores enigmas da temporada. Queremos descobrir como ele conseguiu fugir de toda a destruição da máquina no terceiro ano e como ele foi parar no coração da União Soviética. Será uma jornada bem tortuosa para o personagem, cheia de desafios e problemas no meio do caminho. Com sorte, logo logo o veremos reunido com sua família.

Uma temporada mais sombria!

Desde o início da produção da quarta temporada, vários astros do elenco estão prometendo algo bem interessante: a quarta temporada será a mais sombria e assustadora de Stranger ThingsEmbora não siga totalmente esse caminho, Stranger Things sempre teve uma pegada de horror e várias referências a clássicos do gênero, além de ser claramente inspirada na obra literária de Stephen King.

Em maio do ano passado, o astro Joe Keery (que interpreta Steve Harrington) na série, deu uma declaração sobre o tom de terror da nova temporada. Ele disse: “Eu acho que essa temporada – e eu sei que digo isso em toda temporada -, mas essa com certeza vai ser mais assustadora que as anteriores. E olha que a terceira foi bem sombria…”

Em fevereiro deste ano, foi a vez de Finn Wolfhard (Mike Wheeler) dar sua própria declaração sobre o estado mais “sombrio” da série. Para ele, “A cada temporada, o programa fica mais tenso. Mas confesso que com a 3ª temporada eu pensei ‘ok, essa com certeza é a mais sombria de toda a série’. Mas na verdade, a 4ª se provou mais sombria, até agora.”

Ainda não sabemos o que exatamente esperar com base nessas declarações, mas levando em conta que a sinopse nos promete uma “nova ameaça que conecta tudo“, é de se esperar que Stranger Things introduza novos vilões bem mais sinistros e assustadores – e olha que os últimos antagonistas da série não eram lá os seres mais bonzinhos da face da Terra…

Quando será lançada?

Por enquanto, ainda não temos informações sobre a data de lançamento da quarta temporada de Stranger Things – mas muitos fãs acreditam veementemente que a série será lançada ainda em 2021, muito provavelmente por volta de julho a outubro, uma vez que as três primeiras temporadas foram lançadas nessa janela de tempo.

O que nós sabemos é que a estreia provavelmente teria acontecido no ano passado, já que as gravações se iniciaram no começo de 2020. O grande problema foi a pandemia do COVID-19, que pegou todos de surpresa e paralisou toda a produção de filmes e séries durante alguns meses. A equipe e o elenco retomaram as filmagens em setembro do ano passado, e acredita-se que a temporada esteja atualmente na fase de pós-produção e finalização.

Abaixo, relembre 10 coisas que queremos na quarta temporada de Stranger Things: