Steam Deck: Valve anuncia portátil para concorrer com Nintendo Switch

Capa da Publicação

Steam Deck: Valve anuncia portátil para concorrer com Nintendo Switch

Por Gabriel Mattos

Nos últimos anos, a Nintendo dominou o mercado de console com o Nintendo Switch, prometendo portabilidade a seus jogos favoritos ao custo de uma performance mediana. Hoje, a Steam, maior loja virtual de games do PC, anunciou um concorrente ao portátil híbrido tão poderoso quanto os consoles da última geração — o Steam Deck.

Como é o console?

A nova máquina da Valve chega com a promessa de entregar um rendimento tão bom quanto os computadores gamers, tidos como o ápice da performance no mercado, na palma de suas mãos. Para isso, a empresa anunciou uma parceria com a AMD na produção de seu processador, curiosamente a rival da empresa que produz os processadores do Switch.

Visualmente, o console lembra o próprio concorrente e traz uma tela full HD de 7 polegadas acoplada à controles tradicionais de videogames — neste caso o próprio Steam Controller da mesma empresa. Para jogar na televisão, basta conectar o aparelho em uma base, mas um método de controle separado será necessário.

Jogos em Alta Qualidade de PC nas suas mãos

Como jogar na Steam Deck?

O grande atrativo é o acesso integrado a toda sua biblioteca da loja Steam. Todos os jogos atualmente disponíveis na loja serão compatíveis com este modelo, incluindo suas funcionalidades online, conquista e tudo o que a plataforma tem a oferecer. Basta conectar o seu mesmo usuário e se divertir.

Além da integração com a Steam, o site oficial que detalha o produto promete que será possível fazer tudo o que um computador faz. Deste modo, usuários preveem a possibilidade de acessar outras lojas do PC, como a Epic Store, que disponibiliza jogos gratuitos semanalmente; e o Xbox Game Pass, serviço de assinatura com centenas de jogos incluídos em seu catálogo.

Steam Deck estará disponível em três modelos, que oferecem uma variedade de espaço de armazenamento a um custo maior. A versão mais simples conta com apenas 64 GB de armazenamento interno, enquanto a versão mais robusta traz 512GB de SSD, uma memória veloz de alta tecnologia.

Jogue com seus amigos onde estiver

Steam Deck será lançada no final de 2021 em países selecionados. No Brasil, o produto está previsto para ser comercializado a partir de 2022.

Fique com: