Sherlock: Gemma Chan, de Eternos, relembra papel controverso na série

Capa da Publicação

Sherlock: Gemma Chan, de Eternos, relembra papel controverso na série

Por Arthur Eloi

Gemma Chan é um dos nomes que protagonizará Eternos, o novo e ambicioso filme da Marvel, mas a atriz tem uma longa carreira na TV britânica, com alguns papéis bastante questionáveis. Um deles, por exemplo, foi em Sherlock, série da BBC estrelada por Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho). No segundo episódio do programa, originalmente exibido em 2010, Chan interpretou Soo Lin Yao em “The Blind Banker”, mas o capítulo foi fortemente criticado por usar de estereótipos e caricaturas asiáticas.

Agora, Gemma Chan conversou com a Vogue UK e relembrou do seu início de carreira. Falando especificamente sobre o seu problemático papel em Sherlock, a atriz afirmou que, infelizmente, era o tipo de trabalho que tinha na época, mas que hoje em dia iria reclamar de retratações asiáticas preguiçosas e preconceituosas assim:

Será que, dada a escolha, eu tomaria necessariamente as mesmas decisões hoje em dia? Creio que não, acho que eu reclamaria se sentisse que o papel estava usando de tropos orientalistas de algum tipo. Estou muito mais ciente hoje em dia, e também acho que agora estou em uma posição em que posso falar algo.

Chan também falou que entende as reclamações, mas que não quer julgar nenhum outro ator ou profissional da indústria que precisa se envolver em trabalhos do tipo para conseguir crescer ou pagar as contas.

Gemma Chan como Soo Lin Yao em “The Blind Banker”.

Além de Gemma Chan, o elenco de Eternos conta ainda com Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Gil Birmingham, Harish Patel, Kit Harington, Salma Hayek e Angelina Jolie.

A estreia de Eternos está marcada para 5 de novembro nos cinemas. Aproveite e confira mais sobre os novos personagens do Universo Cinematográfico da Marvel abaixo:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117