Capa da Publicação

Shazam! Fury of the Gods: Tudo sobre Hespera, a vilã do filme

Por Gus Fiaux

Com previsão de lançamento para junho de 2023, Shazam!: A Fúria dos Deuses (título provisório para Fury of the Gods) promete ser uma grande expansão na história de Billy Batson e de toda a Família Shazam. Ainda não sabemos muito o que esperar a respeito do segundo longa, mas o título promete uma aventura mitológica, o que gera uma conexão direta com a mitologia do próprio Shazam.

Recentemente, Helen Mirren (A Rainha, Assassinato em Gosford Park) foi escalada para viver a vilã do filme. Ela será Héspera, uma personagem que terá uma dinâmica muito próxima do próprio Shazam. Porém, para a surpresa de muitos fãs, essa figura não existe nos quadrinhos da DC Comics. Para conhecer um pouco mais da antagonista da continuação, precisamos voltar nossos olhos para a mitologia grega!

Quem é Héspera na mitologia?

Na mitologia grega clássica, Héspera é uma das Hespérides, conhecidas como as “Ninfas do Poente”, por suas conexões com o crepúsculo e o anoitecer. Elas eram filhas de Nix (a deusa grega da noite, temida até mesmo pelo próprio Zeus) e Érebo (o deus grego da escuridão). Ao todo, as Hésperides eram três nas lendas mais tradicionais.

Elas eram:

  • Egle, a deusa da luz avermelhada da tarde
  • Erítia, a deusa do esplendor da tarde
  • Héspera, a deusa do crepúsculo e do anoitecer

Como a mitologia deriva da tradição oral, as histórias podem ter várias versões e adaptações ao longo dos anos. Há lendas que contam que as Hespérides eram filhas de Atlas, o titã condenado a segurar o mundo em seus ombros, junto com uma divindade mais obscura chamada Hespéris, que tem ligações com Afrodite. Pelo visto, essa será a “origem” adotada pela personagem na sequência de Shazam!.

Qual é a ligação da personagem com os deuses?

Caso você não se lembre, eis o que você precisa saber sobre o Shazam: o nome do personagem é uma sigla com os deuses que lhe conferem poderes mágicos. Só para relembrar, ao gritar essa palavra, Billy Batson ganha:

  • A sabedoria de Salomão
  • A força de Hércules
  • A resistência de Atlas
  • O poder de Zeus
  • A coragem de Aquiles
  • A velocidade de Mercúrio

Se seguirmos aquela segunda tradição sobre Héspera, ela se torna filha de Atlas, um dos Titãs primordiais dos mitos gregos e a divindade que concede a resistência e o vigor do Shazam. Por si só, essa seria uma conexão bem interessante a se fazer, mas ainda precisamos nos atentar para o motivo pelo qual Héspera seria a vilã do filme.

Sabemos que o subtítulo do filme é “A Fúria dos Deuses”. Seria esse um indício de que, na sequência, Shazam vai precisar enfrentar vários deuses ligados às entidades que lhe conferem superpoderes? Estariam esses deuses irados por verem os poderes do herói sendo usados de forma leviana por Billy Batson? O que podemos esperar disso? Ainda não sabemos com certeza.

Héspera em Shazam! Fury of the Gods

No filme, a vilã vai ser interpretada por Helen Mirren, atriz britânica que já ganhou grande renome interpretando papéis famosos. Em 2006, ela viveu a Rainha Elizabeth II no filme A Rainha, interpretação que inclusive lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Outros de seus projetos incluem Calígula, Assassinato em Gosford Park e o prestigiado O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante.

Porém, engana-se quem pensa que ela não tem um pé no cinema de ação e blockbuster. Além de ser uma atriz muito aclamada pela crítica, Helen Mirren já participou de grandes franquias populares, recentemente tendo recebido o papel de Magdalene Shaw na saga Velozes & Furiosos. Ela também está nos dois filmes da franquia RED: Aposentados e Perigosos. 

Não sabemos ainda se ela será a única antagonista do filme, já que os detalhes sobre a trama e o elenco continuam bem escassos. Por outro lado, é interessante ver uma atriz de peso decidindo se juntar ao Universo Estendido da DC Comics, justamente em uma das franquias mais descompromissadas e divertidas. Estamos ansiosos para vê-la como antagonista de Shazam! 2.

Shazam! Fury of the Gods está previsto para chegar aos cinemas em junho de 2023.

Abaixo, veja 10 perguntas que Shazam! deixa para o futuro do Universo Estendido da DC:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux