Shang-Chi: Simu Liu diz que filme não terá vilão clássico das HQs

Capa da Publicação

Shang-Chi: Simu Liu diz que filme não terá vilão clássico das HQs

Por Gus Fiaux

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é uma das mais novas apostas da Marvel Studios para 2021. O filme trará uma mudança de ares em relação aos super-heróis que estamos acostumados, nos apresentando agora um mestre de artes marciais que precisa se voltar contra uma ameaça extremamente poderosa: o verdadeiro Mandarim, que tem controle dos Dez Anéis – tanto a organização, quanto os objetos que lhe conferem inúmeras habilidades. No entanto, o astro do filme acaba de desmentir rumores sobre a participação de outro vilão clássico das HQs.

Há meses, especula-se que o filme vai apresentar Fin Fang Foom, um dragão alienígena que sempre esteve ligado ao Mandarim nos quadrinhos. Em entrevista à NBC News, o astro Simu Liu, que fará o papel central de Shang-Chi, disse que “alguns elementos questionáveis do material original, como o dragão metamorfo Fin Fang Foom, não estarão presentes no filme”.

Apesar da ausência de Fin Fang Foom, já sabemos que existirá um dragão de água no filme, graças a vazamentos de brinquedos. Ele se chamará The Great Protector (O Grande Protetor, em tradução livre), mas ainda não sabemos qual será sua parte no filme.

Fin Fang Foom não estará no filme, de acordo com Simu Liu.

Para Simu Liu, a questão principal é lidar com alguns conteúdos problemáticos, especialmente alguns que possam soar ofensivos para o público asiático. De acordo com ele, a equipe do longa não teve problemas em cortar ou modificar os aspectos mais polêmicos da mitologia do Shang-Chi, de modo a consolidar uma história que seja atual e pertinente para o período em que vivemos. E o ator agradece à Marvel Studios pela iniciativa:

“Nós sabíamos que estávamos navegando em um campo minado, especialmente quando olhamos para essa propriedade que foi criada por dois caras brancos em 1970, no auge da loucura pelo kung-fu. Nós não pensamos duas vezes em tirar as coisas que não funcionam mais em 2019, 2020, 2021. Do momento que a Marvel Studios decidiu que precisava de uma voz para personagens asiáticos e um protagonista asiático no espaço do Universo Cinematográfico da Marvel, eles consideraram qual seria a melhor forma de incorporar uma história que celebra a herança asiática e todas as suas dimensões maravilhosas, facetas e nuances, além de celebrar as artes marciais.”

É interessante notar todo o cuidado que a Marvel está tendo ao preparar o terreno para Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. A Fase Três do MCU já tinha nos trazido um vislumbre de representatividade graças aos filmes solo do Pantera Negra e da Capitã Marvel, mas agora isso está sendo ainda mais expandido, abrindo portas para que outras etnias e minorias sociais sejam representadas nos cinemas.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em setembro de 2021.

Abaixo, conheça os personagens que estarão no filme: