Capa da Publicação

Shang-Chi: Explicado como o Mandarim será diferente no filme

Por Leo Gravena

Quando Homem de Ferro 3 chegou aos cinemas, muitos fãs ficaram decepcionados com a representação do Mandarim no filme, tanto por ele não ser interpretado por um ator asiático, como, no final, descobrirmos que ele sequer era o Mandarim que conhecemos dos quadrinhos, mas sim um impostos usando o nome. Agora, o personagem vai aparecer em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, com uma nova história e uma trama bastante ligada a família e a cultura chinesa.

Em Shang-Chi, o vilão será interpretado por Tony Leung e se chamará Wenwu, sendo o pai de Shang-Chi e o líder da Organização dos Dez Anéis. Em entrevista com o EW, o produtor do filme, Jonathan Schwartz, explicou como Shang-Chi vai trazer o Mandarim para as telas. O produtor explicou que o personagem existe por muitos anos e já utilizou o nome de “Mandarim” anteriormente, mas ele também deixou claro que ele não será como nos quadrinhos:

“Eu acho que as pessoas ouvem ‘o Mandarim’ e esperam algo muito específico e isso não pode ser o que eles estão esperando. Eles receberam, espero, uma versão mais complexa e com camadas do personagem do que o nome te leva a acreditar”. 

Tony Leung será o Mandarim do Universo Cinematográfico da Marvel.

O ator Simu Liu, que interpretará o Shang-Chi, também explicou que os cineastas foram cuidadosos para mostrar os personagens do filme que forma que evitassem os estereótipos raciais presentes nos quadrinhos dos anos 70 e 80.

“Quando você olha para o personagem do Shang-Chi durante os quadrinhos, voltando para os anos 70 e 80, o fato de que ele existiu e o fato de que ele era um personagem asiático era incrível. Mas ao mesmo tempo, existem aspectos de sua representação que poderiam parecer um pouco estereótipos. Então quando começamos a mapear quem esse personagem era e qual seria sua jornada durante o filme, fomos muito sensíveis em não entrar em um território de estereótipos”. 

Durante a matéria, o diretor e coescritor do filme, Destin Daniel Cretton, também elogiou a atuação de Leung, dizendo que ele tornava Wenwu um antagonista “que tem uma profunda habilidade de amar”, além de sugerir que o filme seria uma mistura de drama familiar com um épico de artes marciais.

Confira também tudo o que você precisa notar no primeiro trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor-Chefe | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."