Shang-Chi e Eternos podem não ser lançados na China

Capa da Publicação

Shang-Chi e Eternos podem não ser lançados na China

Por Melissa de Viveiros

De acordo com a Variety, um relatório do canal chinês CCTV6 indica que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Eternos podem não serem aprovados para lançamento na China. As duas produções são grandes títulos da Marvel para este ano, mas não constavam entre a lista de filmes da Fase 4 que chegarão ao país.

No relatório sobre a nova fase da Marvel Studios, a CCTV6, um canal de filmes da China, divulgou as datas de oito dos dez futuros projetos da franquia. Uma vez que o Departamento de Propaganda do país tem autoridade sobre o canal, a exclusão dos dois filmes parece indicar que eles não foram aprovados pelo órgão governamental, já que todo filme estrangeiro precisa dessa permissão para ser exibido.

O problema com os dois filmes que levou a essa decisão não fica claro, embora existam algumas hipóteses. Eternos será dirigido por Chloé Zhao, diretora premiada no Oscar por Nomadland. Devido a posicionamentos passados, ela não possui uma boa relação com o país, que chegou a impor um bloqueio em notícias sobre suas vitórias no Oscar. Já Shang-Chi sofreu diversas críticas na rede social Weibo, sendo considerado por muitos como cheio de estereótipos ofensivos aos chineses.

A diretora de Os Eternos, Chloé Zhao.

Ainda não há nenhuma declaração oficial sobre o assunto, e pode ser que as obras ainda sejam aprovadas posteriormente. Apesar disso, sua exclusão do planejamento de lançamentos futuros indica que algo nas duas produções podem ter criado problemas para que sejam aceitos, mesmo que elas tivessem o objetivo contrário. Shang-Chi, por exemplo, foi considerado por muitos como uma tentativa de conquistar uma parcela maior do mercado asiático.

Isso é parte do esforço consciente que filmes estadunidenses tem feito para conquistar o público chinês, que garante uma grande bilheteria e muitas vezes consegue salvar projetos do que seria considerado um fracasso comercial. No entanto, a situação mostra que esta não é uma tarefa simples, já que muito depende da aprovação do governo.

Recentemente, por conta de Mulan, a própria Disney já sofreu diversas críticas por buscar ter um alcance maior neste mercado, já que o faz ao mesmo tempo em que ignora os problemas relativos à censura e violação de direitos humanos por parte do governo chinês. Durante o lançamento do filme, muitas polêmicas surgiram por este motivo.

Fora da China, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis será lançado em 3 de setembro. Eternos estreia dia 5 de novembro.

Veja também: