RPG de Mesa: Projeto que usa inteligência artificial para criar mapas 3D ganha campanha no Kickstarter

Capa da Publicação

RPG de Mesa: Projeto que usa inteligência artificial para criar mapas 3D ganha campanha no Kickstarter

Por Gabriel Mattos

RPGs de Mesa caíram de vez no gosto popular graças ao sucesso das transmissões de campanhas de streamers famosos, como Cellbit e Marcos Castro. Inspirados por seus ídolos, muitos novatos tentam iniciar suas próprias aventuras, mas acabam desmotivados pela dificuldade de tornar seus jogos tão visualmente interessantes quanto o que veem nas lives. Para tentar contornar este problema, um grupo fundado por brasileiros anunciou um novo criador de mapas de RPG.

Batizado de Black Box Map Maker, a ideia do Fantastic Art Studios é trazer uma ferramenta simples de usar capaz de criar os mais populares tipos de mapa que uma campanha típica de RPG costumam precisar — sejam em cenários de fantasia medieval, distopia cyberpunk, inspirados em mitologia nórdica ou em terror cósmico.

Para que o mapa reflita os acontecimentos das histórias, diversos detalhes interativos foram incluídos, como luzes e névoa. A música também pode ser alterada para combinar com a jornada de cada jogador, trazendo uma maior imersão do jogo.

Exemplo de mapa gerado por inteligência artificial

Depois de criados, os mapas podem ser acessados por mesas virtuais (VTT), espelhados em uma Smart TV para sessões presenciais ou mesmo impressos. O mais interessante é que os gráficos realistas podem ser vistos por diferentes perspectivas durante as partidas: além do 3D full, as criações podem ser vistas de cima (topview), de forma isométrica e também em primeira pessoa.

O projeto só tem previsão de lançamento para janeiro de 2022, mas quem quiser garantir uma cópia digital poderá contribuir na campanha de arrecadação coletiva no Kickstarter, prevista para começar nesta quinta-feira (18).

O que achou desta proposta? Qual é a sua campanha favorita com streamers famosos? Não deixe de comentar!

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Editor, repórter correspondente de Wakanda, caçando Pokémon por onde eu vou! Sempre nas lives da Legião! • @gabeverse