Rick and Morty: História, personagens, guia de temporadas e onde assistir a série

Capa da Publicação

Rick and Morty: História, personagens, guia de temporadas e onde assistir a série

Por Arthur Eloi

Ao longo dos anos, o público adulto passou a declarar o seu amor por animações sem medo, e várias produções surgiram direcionadas para esse tipo de espectador. Uma das mais famosas é, sem dúvidas, Rick and Morty, que combina doses de bizarrice, aleatoriedade e crises existenciais em coloridos episódios de 22 minutos.

Para quem quer embarcar nas loucuras do seriado, reunimos abaixo tudo que você precisa saber sobre Rick and Morty!


Qual a história de Rick and Morty?

Rick and Morty acompanha as aventuras do cientista bêbado Rick e seu neto covarde, Morty. A série segue uma fórmula praticamente procedural, em que episódios semanais contam histórias isoladas, com uma ou outra conexão ao longo das temporadas, mas focada em situações semanais através do tempo e espaço.

Justin Roiland (esq.) e Dan Harmon (dir.), os criadores de Rick and Morty

O programa surgiu em 2013 da mente de Dan Harmon, conhecido por criar a sitcom Community, e de Justin Roiland, ator conhecido por dar a voz original do Conde de Limãograb em Hora de Aventura. Rick and Morty foi criado pouco após Harmon ser demitido do posto de showrunner de Community durante a quarta temporada, em 2012, por conta de mau comportamento no set do seriado.

Quais são os personagens e o elenco de Rick and Morty?

Mesmo apresentando rostos inusitados a cada semana, Rick and Morty é focado nos dois protagonistas (como o nome deixa claro), e também na família deles. Rick é um cientista brilhante e um inventor altamente habilidoso, mas perdido na bebida e desilusão. Já Morty é um garoto comum, talvez até meio lerdo para a idade dele, que se vê sempre arrastado para as confusões do avô. Ambos são interpretados por Justin Roiland no inglês.

Além deles, outros personagens recorrentes são Summer (Spencer Grammer), a irmã patricinha de Morty; Beth (Sarah Chalke), filha de Rick e mãe de Morty; e Jerry (Chris Parnell), o desajeitado pai de Morty – para a infelicidade de Rick, que não vai muito com a cara do genro.

Além dos protagonistas, aventuras de Rick and Morty também trazem a família deles, com Summer, Beth e Jerry

Rick and Morty tem derivados?

Como Rick e Morty viajam por um verdadeiro multiverso, com todo tipo de dimensão bizarra imaginável, os produtores da série decidiram reconhecer absolutamente tudo como cânone. Dessa forma, a lógica é simples: tudo que os protagonistas aparecem é considerado como um universo válido. Com isso, a própria equipe do Adult Swim – emissora original da animação nos EUA – decidiu testar os limites com curtas que imaginam todo tipo de situação inusitada. Um dos mais chamativos saiu recentemente, e é uma versão live-action de Rick and Morty que traz Christopher Lloyd (o Doc Brown de De Volta para o Futuro) e Jaeden Martell (It: A Coisa, Entre Facas e Segredos) como a dupla principal.

Além disso, Rick and Morty já ganhou dois derivados nos games. Há um jogo de celular ao estilo Pokémon, chamado de Pocket Mortys, cujo objetivo é colecionar versões curiosas do Morty, e também um jogo de realidade virtual chamado Rick And Morty Virtual Rick-Ality. Seguindo a lógica de “tudo é cânone”, esse segundo game ganhou um comercial em que os protagonistas reconhecem que estão em uma realidade virtual como forma de tirar um troco.

Rick and Morty já está renovada para a sexta temporada?

Se você gosta de Rick and Morty, pode ficar tranquilo que a série ainda vai durar bastante! É comum que emissoras renovem seus sucessos com antecedência, mas aqui o caso é curioso: em 2018, o Adult Swim aprovou 70 episódios inéditos da animação de uma vez toda. De lá para cá, apenas 20 capítulos foram usados desse saldo, ao longo das temporadas quatro e cinco.

Se for manter o padrão de 10 episódios por temporada, Rick and Morty está garantida até a décima temporada. Caso a produção escolha aumentar a quantidade de capítulos por ano, esse número será reduzido levemente.

Ainda não há previsão de estreia para a sexta temporada de Rick and Morty.

Rick and Morty ainda tem 50 episódios inéditos pela frente!

Onde assistir Rick and Morty?

Atualmente, é possível encontrar Rick and Morty em dois serviços de streaming. As quatro primeiras temporadas da animação estão disponíveis no catálogo da Netflix. Já a HBO Max, que é da mesma dona do Adult Swim, tem os quatro primeiros anos e também a recém-lançada quinta temporada, exclusiva da plataforma. Em ambos os serviços, a série acompanha também a elogiada dublagem em português do Brasil.

Aproveite e confira as 10 melhores séries para assistir na HBO Max: