Review – Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão entrega um espetáculo da nova geração

Capa da Publicação

Review – Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão entrega um espetáculo da nova geração

Por Márcio Jangarélli

Mais um lançamento da nova geração de consoles na área! Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, novo exclusivo de PlayStation 5, tem lançamento marcado para o dia 11 de Junho, mas a Sony já enviou o game para a LH testar e contar tudo que vocês podem esperar da aventura dessa dupla, agora indo além das barreiras dimensionais.

Então equipe uma arma maluca, coloque seu companheiro robô nas costas e venha comigo nessa viagem inesquecível!

Ficha Técnica

Desenvolvedora: Insomniac Games

 

Publisher: Sony Interactive Entertainment

 

Plataformas: PlayStation 5

 

Lançamento: 11 de Junho de 2021

 

Gêneros: Plataforma, Aventura

 

Número de jogadores: 1 jogador

Arte de capa de Em Uma Outra Dimensão. (Crédito de imagens: Divulgação/PlayStation)

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é o mais novo capítulo da franquia da Insomniac Games, exclusivo para o PlayStation 5. Ele dá sequência ao título de 2016, que por sua vez reimagina o primeiro jogo da saga, e para “Into the Nexus”, lançado para o PlayStation 3 em 2013. Ele é o décimo segundo game da linha principal da série, continuando no gênero plataforma e aventura e com o lançamento programado para 11 de Junho de 2021.

Em Uma Outra Dimensão foi revelado durante a apresentação oficial do PlayStation 5, em 2020, entre os primeiros grandes títulos do console. O que mais chamou a atenção durante a divulgação do game foi a inclusão da Rivet, uma nova heroína da mesma raça do Ratchet, que também será jogável na campanha.

Nessa aventura, a dupla principal é enviada para uma dimensão paralela depois de um desastre com o Dimensionador, uma arma capaz de abrir portais interdimensionais. Explorando esse universo misterioso, eles precisam encontrar uma forma de consertar o Dimensionador antes que todo o multiverso seja comprometido.

O que achamos do novo Ratchet & Clank?

Dinamismo e fluidez são as chaves do novo Ratchet & Clank.

Estamos no início da nova geração de consoles, mas, como em todo período de transição de eras no mundo dos games, ainda é difícil captar exatamente o que define esse novo ciclo. É a evolução gráfica? De potência das máquinas? Velocidade? Uma experiência mais “sensorial” nos jogos?

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é daqueles títulos lotados de expectativa; o projeto da Insomniac prometeu explorar as novas funções do console ao máximo e entregar uma experiência com gosto de futuro. Felizmente, o estúdio foi bem sucedido na proposta e o game nos ajuda a entender melhor o caminho que trilharemos nos próximos anos com o PlayStation 5.

Imagine jogar uma animação de algum dos grandes estúdios atuais; digo isso não apenas qualidade gráfica ou narrativa, mas pelo dinamismo sem igual do game. Este é o sentimento que você tem com  Em Uma Outra Dimensão. É um espetáculo técnico, visual, sonoro e emocional que não deixa dúvidas de que ele só pôde ser executado desta forma pela capacidade dos novos consoles.

É uma experiência de deixar de boca aberta mesmo.

Enquanto nós já tivemos alguns jogos desbravando melhor as capacidades do DualSense, outros a potência e velocidade do PlayStation 5, alguns até a extensão sonora do console, a Insomniac resolveu trabalhar cada um dos holofotes da nova geração em Ratchet & Clank. Assim, a função isolada de alguns componentes do PS5 pode não ser tão proeminente, mas a experiência final é a mais completa até então.

Visualmente, não tem como você não admirar o game. Cada cenário do jogo apresenta algo completamente novo e é surreal a beleza única das regiões, personagens e objetos em tela. Luz e sombra contrastam perfeitamente e geram tanto um universo vasto e sedutor, como cidades e complexos belos, amedrontadores e misteriosos. Tudo isso com aquele traço cartunesco sensacional que já é característico da franquia.

A Rivet é um dos acertos principais do título.

Mas essa qualidade não fica apenas nos gráficos, indo para desde o design de personagens, até os níveis do game. Em Uma Outra Dimensão é um show de level design, com áreas inteligentes, de exploração intuitiva e incrivelmente divertidas. E o melhor de tudo é que você não precisa de nenhum manual ou quebrar muito a cabeça para começar a desvendar esses mundos.

A Insomniac também muito bem sucedida em retrabalhar o vasto elenco de heróis e vilões de Ratchet & Clank para o game, além da criação de novos rostos. A Rivet, a nova protagonista, é maravilhosa, mas não é a única que rouba holofotes. Trazendo um gameplay e carisma sem iguais, ela consegue ser bem diferente do Ratchet em sua trajetória. Sua inclusão na história traz uma pitada de novidade e de “quero mais” que são essenciais para o jogo.

E as novidades do PlayStation 5 em Ratchet & Clank?

Para quem começou jogar lá no SNES ou PSOne, é um absurdo acompanhar a velocidade desse game.

Mas o que todo mundo quer saber MESMO é como a capacidade do PlayStation 5 é explorada. O game usa dos gatilhos adaptáveis e do sensor tátil do DualSense? Sim. Mas não é exatamente essa função, dessa vez, que me deixou mais impressionado. Neste game foram velocidade e processamento que levaram a coroa.

Os trailers de Em Uma Outra Dimensão já tinham dado uma ideia do que viria, mas como sabemos, existe uma grande diferença entre ver e jogar. A verdade é que o game é tão rápido quanto os vídeos promocionais mostravam. Causa até uma sensação de estranheza usar as fendas dimensionais para se transportar, transitar entre cenários tão distintos e experimentar mudanças no gameplay que afetam toda a estrutura em tela sem um pingo de carregamento. Em Returnal, o exclusivo mais recente de PS5, isso já estava sendo mostrado, mas aqui o show é muito mais potente.

Além disso, o jogo é muito mais rápido que os anteriores da franquia. Dinamismo é a palavra que melhor define o game. Suas ações fluem sem empecilhos, as batalhas chegam até a te atordoar um pouquinho com tudo o que está se desenvolvendo e em vários momentos você vai se pegar admirando esses feitos técnicos — e pode perder algumas vidas no processo.

Claro, isso fica ainda mais insano com os gatilhos adaptáveis do DualSense, que mudam para cada arma e equipamento que você usa, com o sensor tátil do controle, que te coloca mais próximo de “sentir” a aventura, e com o trabalho sonoro fenomenal do game. Ou seja, não existe um protagonismo entre as potências do PS5; todo conjunto é extremamente balanceado e te permite jogar na nova geração por completo.

Vale dizer que, ainda que seja tudo muito dinâmico e veloz, você não fica perdido durante o gameplay.

O game é perfeito? Não. Existem alguns probleminhas, mas não afetam a jogabilidade ou o valor final. Se você morre ou precisa refazer um desafio, o jogo repete todas as vezes as falas ou cenas que você já viu e isso acaba quebrando o ritmo alucinante da aventura.

Também, existem lugares vão te prender durante sua exploração se você cair ou pular lá. É algo que deve afetar somente a parcela de jogadores que gosta de ficar se enfiando nos cantos impossíveis do mapa, mas é preciso recomeçar do checkpoint anterior para o jogo voltar ao normal. Por fim, o mapa dos territórios poderia ser mais detalhado, especialmente nas áreas mais abertas e livres, permitindo uma exploração mais tranquila. Mas, no fim, nada que alguns patches simples não resolvam.

Importante ressaltar a narrativa de Em Uma Outra Dimensão. Se você nunca jogou Ratchet & Clank, o game é muito eficiente em te apresentar esse(s) universo(s) ao ponto de te deixar querendo mais. É uma história muito bonita e emocionante que, ao ser tão bem contada, apresentando cada um desses heróis e vilões, vai roubar um pedacinho do seu coração.

O sentimento é o de assistir uma daquelas animações clássicas que trazem alegria e conforto, que você sempre vê para se sentir melhor ou para passar algumas horas agradáveis. É impossível terminar o game sem um sorriso no rosto e uma sensação quentinha no peito.

Nota

Nota: 5/5 estrelas!

Dessa vez, difícil mesmo foi parar de elogiar o game. De verdade. Mas, quando o resultado final de um projeto desses é tão bom assim, é preciso dar todo o crédito devido.

Dá para sentir jogando que a equipe de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão não apenas se divertiu na criação e são fãs da franquia, como estavam ansiosos para adicionar, com todo cuidado, tudo de novo e incrível que esse game traz. O que nós, humildes jogadores, podemos fazer quando isso acontece?

Eu sei a resposta: dar nota máxima, obviamente. Assim, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão leva 5 estrelas da Legião. Se você tiver a chance de jogar, não perca; É… heroico!

E você, o que acha da saga Ratchet & Clank? Comenta aí!

Veja agora nossa lista sobre jogos de PS5: