Ratchet & Clank: Novo game quase incluiu um grande easter-egg de Days Gone

Capa da Publicação

Ratchet & Clank: Novo game quase incluiu um grande easter-egg de Days Gone

Por Márcio Jangarélli

O variado e maluco arsenal de Ratchet & Clank é um dos chamativos principais da franquia. A quantidade de armas é sempre absurda e cada uma delas possui uma funcionalidade muito única, desde a pistola original do protagonista, até equipamentos que transformam seus alvos em pixels.

Dentre elas, no entanto, cada game traz sua versão de uma “arma final”, com poderes devastadoramente criativos. Em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, essa é a R.I.N.O. 8, que você consegue depois de coletar fragmentos de sua planta original escondidos pelos planetas do jogo.

A R.I.N.O. 8 atira raios que abrem portais dimensionais em cima de seus inimigos, derrubando neles algo vindo de uma dimensão desconhecida, causando uma explosão cataclísmica na área. Assim, a Insomniac aproveitou a ideia para esconder easter-eggs nesses tiros, fazendo com que a arma invoque itens vindos de outros games clássicos da PlayStation para derrotar seus alvos.

Para entender melhor como a R.I.N.O. 8 funciona, conversamos com Adam Noonchester, programador-chefe de jogabilidade de Em Uma Outra Dimensão e ele nos contou detalhes exclusivos sobre os planos originais super-arma.

Como a R.I.N.O. 8 funciona?

A R.I.N.O. 8 não é NADA modesta. (Créditos: Divulgação)

Das fendas dimensionais criadas pela R.I.N.O 8, objetos do multiverso de games da PlayStation são invocados para derrotar seus inimigos. Vimos easter-eggs de Sly Cooper, da Sucker Punch, Jak and Daxter, da Naughty Dog e até um Trovejante vindo diretamente de Horizon Zero Dawn, da Guerrilla, surgindo nos portais.

Adam comentou que a equipe queria desde o início que a R.I.N.O. desse game fosse especial e única – e como Em Uma Outra Dimensão já possui armas com poderes malucos, essa foi uma tarefa difícil.

Nós já tínhamos uma arma insana como a metralhadora Vórtice Cósmico, então queríamos seguir com algo que fosse mais como uma bomba devastadora e homenagear a Harbinger de Ratchet: Deadlocked e a BFG-9000 de Doom”, disse Noonchester.

A Insomniac postou essa imagem no twitter, brincando com o Trovejante sendo levado do universo de Horizon.

O programador afirmou que a equipe estava tentando combinar o tema dimensional do game na arma para esconder alguns easter-eggs de jogos anteriores da franquia Ratchet & Clank nos tiros. A ideia, então, seguiu por um caminho mais ambicioso, incorporando outros títulos da PlayStation Studios no projeto.

A primeira coisa que nós conseguimos incluir no game foi o Trovejante de Horizon Zero Dawn e, mesmo quando ele ainda não tinha texturas ou animação, já era muito legal e nos fez sentir que tínhamos algo especial ali”, explicou Adam.

E a moto do Deacon?

Pelo menos os heróis evitaram de fazer uma inimizade com o Deacon. (Créditos: Divulgação)

Os tiros da R.I.N.O. 8 trouxeram muitos easter-eggs. Além dos citados acima, a equipe da Insomniac ainda abriu portais para os universos de Uncharted, Sunset Overdrive e Song of the Deep. Isso sem contar que a maioria desses games teve mais de um objeto sequestrado figurando em Ratchet & Clank.

Segundo Adam, por ser muito fã da franquia, seus easter-eggs favoritos da R.I.N.O. 8 foram os de Sly Cooper. No entanto, houve um exclusivo PlayStation que ele tentou muito visitar com as fendas dimensionais, mas acabou não funcionando: Days Gone, da Bend Studios.

Nós exploramos a ideia de incluir a moto de Days Gone, mas ela possuía um sistema de customização muito complexo e, no fim, nós não tivemos tempo de desvendá-lo o suficiente para integrá-lo no nosso sistema”, explicou o programador.

Veja agora nossa lista sobre jogos da PlayStation: