Princesas Disney: Pai viraliza após editar livros para remover estereótipos de gênero

Capa da Publicação

Princesas Disney: Pai viraliza após editar livros para remover estereótipos de gênero

Por Flávia Pedro

Um pai viralizou no TikTok por fazer algo incomum: utilizando livros de Princesas da Disney de suas filhas, ele vem recriando cenas para remover alguns estereótipos de gênero presentes nas obras que não envelheceram bem.

Em sua conta na rede social, @dcaspers tem ganhado milhões de visualizações ao compartilhar o processo de edição de algumas imagens retiradas desses livros (via Yahoo!Sports). Seu trabalho tem gerado polêmica entre o público TikToker, mas isso não o impede de dar continuidade a seus vídeos.

Você pode conferir um deles abaixo:

Como podemos ver, é um processo de edição via Photoshop em livros de “Step Into Reading” (“Comece Na Leitura”, em tradução livre), que apresentam as princesas. Neste vídeo temos Ariel de A Pequena Sereia que, no livro original, estava preparando um bolo para o Príncipe Eric.

O pai discorda completamente, dizendo:

“Ariel muda seu corpo, deixa seus amigos e família … E agora ela está assando um bolo, tudo para ele.”

A mudança feita pelo pai mostra que, em vez de segurar um saco de confeitar cheio de glacê para decorar o bolo, Ariel agora segura uma fatia grande de pizza que chegou por entrega. Diferente da obra original, o Príncipe agora come sua pizza com um garfo enquanto a Princesa está no TikTok, onde encontra um “novo amor”.

Já em outro vídeo, podemos ver dessa vez a Princesa Tiana de A Princesa e o Sapo. Na obra original ela aparece fazendo biscoitos para si e para o Príncipe Naveen, além de colocar o biscoito na boca dele. Depois do trabalho de edição, o resultado final foi Tiana fazendo uma bandeja de nachos só para ela, sem dividir com o príncipe.

Merida, de Valente, foi uma das outras princesas presentes nos vídeos divulgados no TikTok.

Os vídeos nesse estilo tem ganhado inúmeros likes e visualizações, demonstrando que muita gente gosta e concorda com a visão deste pai. Porém, ainda há alguns que não concordam com suas edições.

Mas e você, o que achou das alterações feitas por @dcaspers? Deixe nos comentários!
Confira também:
Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro