Predador: Processo judicial pode impedir o reboot da Disney

Capa da Publicação

Predador: Processo judicial pode impedir o reboot da Disney

Por Gus Fiaux

Desde que a Disney comprou a Fox, muitas propriedades intelectuais que pertenciam ao estúdio estão ganhando novas versões e roupagens para o novo estúdio. Uma dessas franquias seria Predador, que supostamente terá um novo reboot dirigido por Dan Trachtenberg. Porém, de acordo com o CB, um novo processo judicial pode ameaçar a realização desse projeto e devolver às mãos dos criadores originais os direitos do personagem.

Recentemente, os irmãos Jim John Thomas moveram um processo judicial contra a Disney. O objetivo deles é cancelar a oferta inicial dos direitos do personagem, que eles fizeram para a Fox ao vender o roteiro do filme original. Para isso, os dois estão explorando uma cláusula em uma lei de direitos autorais criada em 1978. Porém, essa lei foi modificada recentemente.

Curiosamente, uma das empresas que mais fez lobby pela mudança da lei foi justamente a Disney, já que o estúdio depende muito de propriedades intelectuais. Com as mudanças, detentores de direitos autorais podem mantê-los por um tempo estendido. No entanto, uma das pequenas alterações diz respeito justamente a criadores recompensados de forma injusta pela venda de suas criações.

Basicamente, criadores que se sentirem lesados podem fazer uma petição formal para que suas propriedades sejam devolvidas. Para que isso funcione, a venda teria que acontecer antes da formulação da lei de 1978, enquanto os atuais detentores da propriedade desfrutariam todos os lucros depois da lei de 1978, sem recompensar os criadores originais.

O último filme da saga foi Predador, lançado em 2018, uma espécie de “reboot”.

Com isso, os direitos do Predador expiram neste sábado, dia 17 de abril. Assim, a Disney ainda tem duas alternativas caso queira manter a franquia: ou entrar em um acordo com os irmãos Thomas antes da expiração do copyright ou então, tentar comprar novamente a franquia, depois que já estiver de volta nas mãos dos criadores. Por isso, é possível que o reboot não saia como o planejado, caso os roteiristas não queiram negociar com o estúdio.

Jim e John Thomas foram os responsáveis por criar o Predador como nós o conhecemos. Eles venderam o roteiro original do filme para a Fox, na época, com o título “Hunters” (“Caçadores”, em tradução literal). Com o passar dos anos, o personagem ganhou fama e sucesso, recebendo outros filmes, um crossover com a franquia Alien e até mesmo um reboot, sem contar outras mídias derivadas, como os quadrinhos.

Ainda não sabemos se o reboot de Predador será lançado.

Abaixo, veja todos os filmes da franquia Alien, do pior ao melhor, incluindo os infames filmes de Alien vs. Predador: