Capa da Publicação

Pokémon: Saiba o que são Natures, IVs e EVs

Por Gabriel Mattos

Se você quer ser um Mestre Pokémon, ser de todos o melhor, não basta apenas capturar os monstrinhos mais poderosos. Para se tornar um ás do cenário competitivo é preciso também saber extrair todo o potencial de seus Pokémon! A jornada de cada jogo pode te ensinar o básico, mas há segredos que o jogo não te mostra, como os IVs e EVs!

Entender sobre vantagens de tipos pode ser o bastante dentro das batalhas, mas fora delas é preciso se preparar com cuidado! Para te ajudar a se tornar o melhor dos treinadores, preparei um guia explicando todos os conceitos essenciais para vencer as batalhas competitivas dos videogames de Pokémon. Pegue sua Pokébola, meu caro, pois vamos caçar Pokémon!

O que são IVs?

Conhecer os IVs é crucial para se tornar um campeão

Como tudo na vida, o poder de um Pokémon é definido tanto por seu esforço, quanto por seu talento. Existem Pokémon que já nascem mais fortes que os demais, mas eles nunca vão alcançar seu ápice se não treinarem bastante.

Esse talento que nasce com o Pokémon é definido por um valor oculto que determina o quão alto pode se tornar o seu ataque, defesa e todos os demais atributos. Esses pontos, que funcionam como o potencial do Pokémon, podem variar de 0 a 31 e são conhecidos como os IVsIndividual Values.

Antes de Sun e Moon, o único jeito de avaliar o potencial de um Pokémon era conversando com personagens específicos que respondiam vagamente o que  esperar de seus companheiros. Mas agora, após vencer a campanha principal, é possível liberar uma opção “Judge” que te disponibiliza um gráfico ilustrando os poderes ocultos de seu Pokémon.

Um personagem precisava julgar o potencial de seus Pokémon

De um modo geral, Pokémon selvagens tem IVs aleatórios e não é comum encontrar um monstrinho na natureza com um grande potencial. Em Pokémon Sword e Shield, você pode encontrar Pokémon com “auras” que garantem ao menos dois IVs máximos. Lendários, por outro lado, têm sempre três IVs máximos garantidos nas gerações atuais. Quando um Pokémon tem todos os seus valores no máximo, falamos que ele tem IV perfeito.

Esses são os Pokémon ideais para utilizar em torneios, em que cada atributo superior pode trazer uma vantagem absurda. Mas os treinadores competitivos não têm tempo para deixar a sorte decidir o poder de seus Pokémon. Assim, sabendo que os IVs nascem com o Pokémon, a criação de Pokémon entrou em cena.

Como usar a função “Judge”?

Os atributos (stats) ficam à direita

Em Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun, Ultra Moon, Home, Sword e Shield, é mais simples calcular os valores específicos de IV de seu Pokémon, basta aprender a ler o gráfico da função “Judge“.

Para liberar essa função nos jogos de Nintendo Switch, basta vencer seis batalhas na Battle Tower que será possível utilizá-la diretamente no seu Box. O importante é ficar atento no que o juíz dirá sobre cada atributo, seguindo a seguinte lista:

  • 31: Best
  • 30: Fantastic
  • 26 a 29: Very Good
  • 16 a 25: Pretty Good
  • 1 a 15: Decent
  • 0: No Good

Para quem joga os games antigos (Geração III-VI)

Em Omega Ruby e Alpha Sapphire, este Ace Trainer irá julgar seus Pokémon

A partir de Ruby e Sapphire, para GBA, até os seus remakes no 3DS, Omega Ruby e Alpha Sapphire, todos os jogos de Pokémon contam com um NPC que acha de bom tom julgar o seu Pokémon. O que é um alívio, pois esse é o único modo de entender o verdadeiro potencial de seus monstrinhos nesse jogo. Basta apenas entender suas falas misteriosas.

Primeiramente, ele irá te dizer a soma dos seus IVs com a seguinte frase: “I see…. I see… The Pokémon has [julgamento] potential overall. That’s how I judge it, anyway”.

Esse julgamento, representado em colchetes, segue o seguinte formato:

  • decent“: 0 a 90
  • “above average”: 91 a 120
  • relatively superior“: 121 a 150
  • outstanding“: 151 a 186

Cuidado: cada idioma tem seus enigmas.

Logo depois, ele deixará bem claro qual é o seu atributo mais alto. Caso ele responda mais de um atributo, sabemos que houve um empate. A frase que ele vai usar para isso é a seguinte: “Incidentally, I would say its greatest potential lies in [melhor atributo].”

Para saber o quão forte é esse atributo, basta prestar atenção no adjetivo que o personagem usa logo depois e comparar com essa lista:

  • 0 a 15: “rather decent”
  • 16 a 25: “good”
  • 26 a 30: “fantastic”
  • 31: “can’t be beat!”

O que é Breeding?

Quem acompanhou por um tempo o anime deve lembrar que, ao invés de se dedicar às lutas, Brock treinava para se tornar o melhor criador Pokémon. Enquanto na animação isso significava cuidar das criaturinhas, nos jogos a criação Pokémon está ligada na reprodução desses monstrinhos.

Criação, ou Breeding, é parte essencial do mundo competitivo

Funciona de maneira parecida com o cruzamento de raças de cavalos no mundo real, em que os melhores pais são selecionados para transmitir os melhores genes para os seus filhos.

Em cada jogo, existe um lugar chamado Day Care onde você pode deixar um Pokémon macho e um Pokémon fêmea de espécies compatíveis para gerar um Ovo, que poderá ser incubado em um bebêzinho Pokémon. Em Sword e Shield, você encontrará um na Rota 5 e outro na Wild Area. O filhote sempre nascerá da mesma espécie que a mãe e herda parte do potencial de cada pai.

Naturalmente, essa herança acontece de maneira aleatória, Apenas três IVs são transmitidos dos pais para o filhote. Os demais valores são determinados por pura sorte. Mas caso um dos pais esteja segurando itens específicos quando for deixado no Day Care, é possível canalizar essa herança para ter resultados mais precisos.

A força do filhote depende da herança dos pais (Arte: Roh Orc)

Para garantir que o IV de um atributo (stat) específico seja transmitido para o Ovo Pokémon, basta que o progenitor segure um Power Anklet, Power Band, Power Belt, Power Bracer, Power Lens ou Power Weight para herdar, respectivamente, Velocidade, Defesa Especial, Defesa, Ataque, Ataque Especial ou HP.

Para aumentar a quantidade de atributos herdados para cinco, basta que um dos pais esteja segurando um Destiny Knot antes de começar o processo de breeding.

O que são Natures?

Cada Pokémon tem uma personalidade diferente que interfere na batalha

Existe mais uma característica que nasce com o Pokémon e pode determinar o seu potencial: as Natures. Elas funcionam como a personalidade natural do Pokémon — existem aqueles mais atrevidos, outros são dóceis e há também os mais folgados.

Assim como acontece nas pessoas, as diferentes personalidades dos Pokémon influenciam nos seus gostos, desgostos e nas suas aptidões. Um Pokémon impulsivo, por exemplo, vai ter vantagem na velocidade de reação, mas acaba deixando a desejar na sua defesa. Cada uma das 25 natures concede um bônus de 10% em um atributo às custas de 10% de outro.

Segue a lista completa com todas as natures e seus atributos:

Nature Atributo Melhorado Atributo Diminuido
Hardy
Lonely Attack Defense
Brave Attack Speed
Adamant Attack Sp. Attack
Naughty Attack Sp. Defense
Bold Defense Attack
Docile
Relaxed Defense Speed
Impish Defense Sp. Attack
Lax Defense Sp. Defense
Modest Sp. Attack Attack
Mild Sp. Attack Defense
Quiet Sp. Attack Speed
Bashful
Rash Sp. Attack Sp. Defense
Calm Sp. Defense Attack
Gentle Sp. Defense Defense
Sassy Sp. Defense Sp. Attack
Careful Sp. Defense Sp. Attack
Quirky
Timid Speed Attack
Hasty Speed Defense
Serious
Jolly Speed Sp. Attack
Naive Speed Sp. Defense

 

Note a cor dos nomes dos atributos

Sempre existe um atributo que não tem muita utilidade para um Pokémon. Na dúvida, uma escolha bem segura é aumentar o Ataque às custas do Ataque Especial, ou vice-versa. Depende apenas se o Pokémon escolhido ataca mais de perto ou de longe. Para identificar mais facilmente quais atributos são afetados pelas natures, basta lembrar que os atributos melhorados são marcados em vermelho no jogo e os enfraquecidos tem um tom azul.

Treinar um Pokémon com a nature certa pode levá-lo a superar seus limites comuns, mas sempre tem um preço. Alguns preferem usar Pokémon com natures neutras, que não influenciam nenhum atributo. De qualquer forma, os Pokémon também podem herdar a nature de seus pais, caso ele esteja segurando um Everstone na hora do breeding.

Mudança de Nature

Por serem tão decisivas em batalha, a nova geração introduziu um tipo de item capaz de alterar a natureza de um Pokémon. Elas são as mentas (mints) e estão a venda na Battle Tower. Existem 21 tipos diferentes: uma para cada nature, excluindo as neutras.

Essas mentas não alteram a Nature em si, mas mudam os seus efeitos. Desse modo, em batalha, é como se seu Pokémon tivesse uma Nature completamente nova. Mas na hora de fazer breeding, ele mantém sua Nature original. É importante ficar ligado nisso!

O que são EVs?

O esforço dos Pokémon é recompensado

Agora que ficou bem claro como o potencial do Pokémon influencia em sua força, hora de falar do esforço. Afinal, de nada adianta ter talento se você não praticar do jeito certo, não é mesmo?

Sabemos que ao vencer batalhas, um Pokémon começa a acumular experiência até que consiga subir de nível. Mas além de experiência, cada Pokémon derrotado também gera um ponto invisível que pode melhorar atributos. Esses são os Valores de Esforço, mais conhecidos como EVs.

A ideia por trás deles é pouco intuitiva. Mas sempre que você derrota um Pokémon, acaba aprendendo um pouco com suas habilidades. Quando você enfrenta um Squirtle, por exemplo, precisa aprender a superar sua defesa. Assim, ao derrotar um Squirtle, seu Pokémon melhora um cadinho de sua defesa.

Já contra um Pikachu, o maior desafio é alcançar sua velocidade. Logo, ao vencê-lo, há um aumento pouco perceptivo na velocidade de seu Pokémon. Esses pequenos aumentos, os EVs, só vão influenciar os atributos dos Pokémon a cada quatro pontos. Assim, ao acumular 4 EVs de ataque, um Pokémon consegue um ponto no atributo de ataque. Deu para entender?

Como melhorar meus EVs?

Treinar é a chave para ficar forte

EVs são a forma mais prática de deixar o seu Pokémon mais forte, pois dependem apenas de batalhas, algo comum na rotina de um treinador.

O máximo que um Pokémon pode acumular são 510 EVs e um único atributo tem o limite de 252 EVs. Assim, é possível elevar apenas dois atributos de um Pokémon ao seu ponto máximo, rendendo um aumento de 63 pontos nos stats escolhidos.

Tendo isso em vista, o ideal é sempre anotar em um caderno, folha de papel ou aplicativo de celular cada EV ganho em batalha daqueles Pokémon que você deseja usar em competições oficiais. As Pokédex não-oficiais mais populares registram quanto de EV cada Pokémon oferece, então é importante conferir antes de começar seu treinamento.

Foco é essencial no treinamento

Caso você queira acelerar o processo, pode comprar itens que aumentam em 10 sua contagem de EVs, como o HP Up (HP), Protein (ATK), Iron (DEF), Calcium (STK), Zinc (SDF) e Carbos (SPD). Os itens da família Power, que citamos na sessão de Breeding, aumentam em 8 pontos o ganho de EVs.

Há também métodos de dobrar a quantidade ganha por batalha que podem ser combinados: segurar o item Macho Brace ou contrair uma condição rara chamada PokéRus, que é uma infecção benéfica que dura 48 horas. Graças ao Wonder Trade, não é tão difícil conseguir um Pokémon com PokéRus com alguma sorte.

Melhores Pokémon para treinar EV em Sword e Shield

Skwovet é o alvo ideal para treinar HP

Munido do seu Macho Brace e PokéRus, basta encontrar uma rota cheia de um tipo de Pokémon que dê os EVs que você tanto precisa. Para te ajudar a treinar mais rápido no Pokémon Sword e Shield, separamos os Pokémon mais fáceis de encontrar no início do jogo para treinar cada atributo.

  • HP: Route 1 (Skwovet)
  • Attack: Route 2 – Lakeside (Chewtle)
  • Defense: Galar Mine/Giant’s Cap (Rolycoly)
  • Special Attack: Watchtower Ruins (Gastly)
  • Special Defense: Route 3 (Gossifleur)
  • Speed: Route 1 (Rookidee)

PokéJobs

Outra forma de conseguir uns EVs extras que surgiu em Pokémon Sword e Shield foram os PokéJobs. Essa é uma nova opção nos PCs espalhados em Pokécenters de toda a região. Você seleciona um grupo de até 10 Pokémon para realizar uma determinada tarefa e eles recebem um bônus de 4 EVs por hora.

Caso o Pokémon esteja segurando o Macho Brace, isso já significa um aumento de 128 EVs em um dia. Somado ao Pokérus, você consegue maximizar um atributo do seu Pokémon sem muito esforço. O único porém é que não poderá utilizá-lo por todo esse período. Um preço pequeno a se pagar.

Como melhorar meus IVs?

Com treino é possível melhorar seus pontos de esforço (EVs), mas o seu potencial (IV) para sempre será o mesmo.

Quem diria que tampinhas de garrafa teriam o seu valor?

Apesar disso, há um modo de enganar o sistema nos jogos mais recentes. Ao colecionar Bottle Cap e Gold Bottle Cap, você pode trocá-los com um personagem específico que vai maximizar seus atributos. O Bottle Cap maximiza o potencial de apenas um a sua escolha, enquanto o Gold Bottle Cap aumenta todos. Esse processo é chamado de Hyper Training.

Entretanto, é importante lembrar que essa mudança só conta para batalhas. Caso você tente usar esses Pokémon aprimorados artificialmente no processo de breeding, o jogo irá considerar seus valores originais de IVs.

Bem, esse é o básico para você começar a se aventurar no mundo competitivo de Pokémon. No início, pode ser muita informação para aprender, mas com o tempo fica mais simples. Você pode voltar para esse nosso guia sempre que precisar.

Mas se você precisar de ajuda para levar seu Pokémon ao limite, não deixe de comentar! 

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse