Pokémon: Quem é o pai do Ash?

Capa da Publicação

Pokémon: Quem é o pai do Ash?

Por Gabriel Mattos

Pokémon acompanha a jornada de Ash Ketchum há quase 25 anos. A cada nova temporada, aprendemos mais sobre as criaturinhas misteriosas que habitam este mundo, mas uma pergunta continua intrigando fãs de todas as idades: afinal, quem é o pai do Ash?

O mistério de Giovanni

O treinador da cidade de Pallet foi criado sozinho por sua mãe, Delia Ketchum, até completar seus 10 anos de idade, quando partiu em uma jornada para se tornar um Mestre Pokémon.

Apesar de seu pai não estar presente na história, ele chegou a ser mencionado em alguns momentos, especialmente na primeira temporada. Segundo o anime, o pai de Ash também era um Treinador Pokémon que saiu em jornada há muito tempo e não foi visto desde então.

Muitos fãs alimentam a teoria que este Treinador era ninguém menos que Giovanni, líder da Equipe Rocket. Afinal, ele compartilha sua exímia habilidade para combates com o garoto. Não podemos esquecer que ele era o Líder de Ginásio de Viridian, cidade vizinha a Pallet, e que fazia questão de esconder sua existência de todos.

Giovanni foi considerado o pai de Ash por muito tempo

Isso explicaria porque Jessie e James não desistem de roubar este Pikachu específico,  pois caso ele caísse nas mãos de Giovanni forçaria um encontro entre pai e filho. Mas apesar de muita especulação, não há muita evidência que apoie esta teoria.

O plano abandonado

Comentários dos produtores do terceiro filme da franquia, Pokémon 3: O Feitiço dos Unown, afirmavam que a identidade do pai do Ash seria revelada na quinta temporada do anime. Mas conforme a temporada foi exibida, nenhuma menção direta as origens de Ash foi feita.

Mesmo que os planos pareçam ter mudado, um personagem introduzido em Johto permanece como um forte candidato: o viajante Silver. Ele é um treinador adulto que ainda percorre o mundo em busca de realizar seu sonho de enfrentar o Moltres e encontra Ritchie, um dos primeiros rivais do Ash, na temporada especial Pokémon Chronicles.

Quando Ritchie menciona o nome de seu rival, Silver reage como se conhecesse Ash de longa data, apesar dos dois personagens nunca terem se encontrado pessoalmente. É possível que houvesse um arco para explorar a relação entre os dois que foi cortado ao longo da produção do anime.

Silver encaixa com a descrição do pai de Ash

Pai é quem cuida

Mesmo que não exista nenhum personagem confirmado como pai biológico do Ash, alguns adultos preencheram esta posição por algum período de tempo.

Muitos consideram o Professor Carvalho como o pai do Ash, devido a sua relação quase romântica com a senhora Ketchum e seu incentivo constante à jornada do garoto. Outras teorias brincam que Mr. Mime seria o pai de Ash, uma vez que o Pokémon divide as tarefas domésticas com Delia como iguais.

Mas se tem alguém que realmente pode ser considerado pai adotivo de Ash é o Professor Nogueira, da recente temporada Sol e Lua. Ele recebeu Ash em sua casa por três temporadas, cuidando do menino como se fosse seu filho. Inclusive, após o nascimento de seu recém-nascido Lei, até mesmo sua esposa confirma que considera Ash como o irmão mais velho do bebê.

Nogueira e Bruna foram pais temporários de Ash

Enquanto este mistério continua, quem é o verdadeiro pai do Ash para você? Não deixe de comentar!

Relembre momentos marcantes de Ash: