Capa da Publicação

PlayStation 5: Próximo controle do console pode ser uma banana

Por Gabriel Mattos

A nova geração de videogames chegou com tudo com o lançamento do PlayStation 5, no final de 2020. O console é um verdadeiro primor tecnológico, inovando em todos os aspectos com o seu controle Dualsense. Mas o que você acharia de controlar os seus jogos favoritos com uma banana?

Por que bananas?

Imagina que prático seria comprar o seu novo controle direto da feirinha do bairro? De acordo com o portal GamesIndustry, a Sony registrou uma nova patente descrevendo uma ideia para transformar bananas em um controle reconhecível pelo PlayStation 5.

A ideia parece absurda, em um primeiro momento, mas promete sanar um problema muito real enfrentado pelos jogadores da empresa — especialmente para nós brasileiros. Devido ao lançamento no meio da pandemia, os estoques de PlayStation 5 são muito escassos e os preços não são os mais acessíveis para o público geral. A solução seria pensar em formas alternativas de controle.

Bastariam adesivos com os símbolos dos botões para jogar com uma banana

Mas como funciona?

Segundo a patente, “seria ideal se o usuário pudesse utilizar um dispositivo não-eletrônico simples e barato como um periférico de video game. A descrição presente procura resolver ou ao menos aliviar alguns dos problemas identificados anteriormente. Poderia ser utilizado qualquer objeto de material não-translúcidos portado pelo usuário, como canetas, laranjas ou bananas.” 

O sistema utilizaria a PlayStation Camera, incluída nos conjuntos VR do console, para identificar objetos e suas interações com o usuário. A câmera teria que identificar o contorno do objeto e suas cores principais para distinguir se o usuário quer usar uma banana ou uma laranja como controle, por exemplo.

O exemplo escolhido pela patente para ilustrar a ideia foram as bananas devido a sua versatilidade em aplicações. Dependendo de como o jogador movimentar a banana, a câmera dentro do jogo poderia mudar. Ou talvez a banana poderia servir como um controlador de vôo em jogos como Star Wars: Squadrons? As possibilidades são imensas.

Star Wars Squadrons fica melhor com uma banana

Há inclusive a possibilidade de utilizar duas bananas em conjunto, o que poderia trazer uma experiência única na hora de controlar as Lâminas do Caos de God of War.

É claro que nem todos os jogos funcionam bem com controles por movimento, por isso a patente também prevê uma maneira de mapear botões de um controle tradicional na banana. Super prático, não?

A ideia pode nunca sair do papel. É comum que empresas registrem produtos criativos apenas para impedir que concorrentes aproveitem suas ideias, mas ainda assim é curioso imaginar como funcionaria na prática.

God of War seria mais imersivo com um par de bananas

Mas na dúvida, quando for comprar seu PlayStation 5, não esqueça de comprar um cacho de bananas também. Nunca se sabe quando podemos precisar.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse