Patty Jenkins diz que lançamento simultâneo no streaming é moda passageira

Capa da Publicação

Patty Jenkins diz que lançamento simultâneo no streaming é moda passageira

Por Arthur Eloi

Nos Estados Unidos, Mulher-Maravilha 1984 foi um dos primeiros títulos da Warner Bros. a testar o formato de lançamento simultâneo nos cinemas e no catálogo da HBO Max. A estratégia foi um sucesso para a plataforma, mas a diretora Patty Jenkins não está totalmente convencida de que isso será algo recorrente após o fim da pandemia.

Falando ao Hollywood Reporter, Jenkins foi firme na sua afirmação de que a solução é apenas temporária, e que o excesso de serviços é um problema:

“Eu não acho que vai durar. Streaming é ótimo, mas só está recebendo tanta atenção por questões financeiras, e não acredito que há investimento o suficiente para sustentar a indústria em seu estado atual. Era diferente quando só a Netflix existia, mas agora todo estúdio tem sua própria plataforma. As pessoas não vão se inscrever em todos. Será que os estúdios realmente vão abrir mão de filmes bilionários só para apoiar os seus catálogos de streaming? Financeiramente eu não acho que faz sentido.”

Por fim, Jenkins reforçou que, com a vacinação em massa nos Estados Unidos e outros países, os cinemas vão voltar com força, e que o público voltará a consumir filmes nas telonas ao invés de ficar em casa:

“As sessões de cinema estão voltando. Ambos os formatos devem existir, e vão continuar existindo. As pessoas gostam de ir ao cinema. Não porque elas não podem ver os filmes em casa, isso é algo que sempre conseguimos fazer, não é nenhuma novidade. Com certeza o cinema está voltando.”

Após comandar Mulher-Maravilha na Warner Bros., Patty Jenkins agora vai dirigir derivado de Star Wars na Disney

Patty Jenkins não é a única cineasta incomodada com a abordagem da Warner. Christopher Nolan, um dos maiores parceiros do estúdio desde de 2002, com sucessos como a trilogia Batman, A Origem e mais, repudiou a plataforma da WarnerMedia. O diretor chegou a chamar a HBO Max de “o pior serviço de streaming”, afirmando que o estúdio traiu os diretores e realizadores ao introduzir a abordagem de lançamento simultâneo.

Atualmente, Patty Jenkins trabalha em Rogue Squadron, novo filme derivado de Star Wars. Ainda não há data de estreia mas, para a felicidade da diretora, o longa estreia primeiro nos cinemas antes de chegar ao catálogo do Disney+. Já seu último filme na Warner Bros., Mulher-Maravilha 1984, está disponível no catálogo da HBO Max.

Veja outras tretas nos bastidores dos filmes da DC Comics: