Overwatch: Jeff Kaplan, vice-presidente da Blizzard, deixa a empresa

Capa da Publicação

Overwatch: Jeff Kaplan, vice-presidente da Blizzard, deixa a empresa

Por Raphael Martins

Em uma notícia que surpreendeu os fãs de Overwatch, Jeff Kaplan, vice-presidente da Blizzard Entertainment, anunciou que está deixando a empresa e seu cargo para trás. A novidade foi divulgada no site oficial do game e foi recebida com uma certa apreensão na comunidade de jogadores.

Jeff Kaplan deixa a empresa após quase duas décadas de serviços prestados. Ele começou como designer de jogos, tendo trabalhado em títulos como Warcraft III: Reign of Chaos, World of Warcraft e mais recentemente Overwatch, um dos grandes sucessos mais atuais da empresa. Em uma carta aberta publicada no site oficial, ele escreveu:

“Estou deixando a Blizzard Entertainment após 19 incríveis anos. Foi realmente a honra de uma vida ter a oportunidade de criar mundos e heróis para um público tão apaixonado. Quero expressar meu profundo agradecimento à todos na Blizzard que apoiaram nossos jogos, nossas equipes e nossos jogadores, mas quero agradecer em especial os maravilhosos desenvolvedores que compartilharam essa jornada de criação comigo.

 

Nunca aceite o mundo como ele parece ser. Sempre ouse vê-lo como ele poderia ser.  Espero que vocês façam o mesmo.

 

Gg,

 

Jeffrey Kaplan”

Jeffrey Kaplan foi diretor de Overwatch e agora está deixando o cargo para um sucessor

Kaplan também estava profundamente envolvido no desenvolvimento de Overwatch 2, que está em produção há vários anos e ainda não possui qualquer previsão de lançamento. Não se sabe ainda que efeito a saída dele terá no prosseguimento do projeto, mas seu sucessor já foi escolhido.

Quem sucederá Jeff Kaplan no cargo de diretor de Overwatch?

Como substituto de Jeff Kaplan como diretor de Overwatch, foi escolhido Aaron Keller, veterano da Blizzard e um dos membros fundadores da equipe criativa do game. Descrito no comunicado para a imprensa como “parte crítica da equipe de Overwatch e parte fundamental na criação da visão do jogo”, ele foi um dos membros originais do time criativo do título e já trabalha na empresa há 18 anos, inclusive ao lado de Kaplan.

Em um comunicado, Keller escreveu:

“Saudações, comunidade de Overwatch,

 

Jeff foi um grande líder mentor e amigo, e ele sabe o quanto iremos sentir falta dele. Tive sorte por poder trabalhar ao lado dele e do resto da equipe de Overwatch por tantos anos construindo algo que continua a inspirar pessoas ao redor do mundo, e estou honrado por poder carregar a tocha em frente.

 

Eu amo Overwatch. Das primeiras peças de arte conceitual aos primeiros mapas que construímos, desde a primeira vez em que eu pude correr com a Tracer (que naquele ponto atirava laser de seus olhos), este jogo mexeu comigo. Eu amo seu mundo inspirador, belo, esperançoso e digno de se lutar por ele. Amo seus personagens – maiores do que a vida, coloridos, poderosos e globais. E acima de tudo, eu amo a jogabilidade rápida, fluida e que requer trabalho de equipe, consciência situacional e decisões rápidas.

 

Também reconheço que fazer jogos na Blizzard sempre foi um esforço em grupo, nunca foi sobre um único ponto de vista. Junto com o resto da equipe, me sinto sortudo por termos uma grande pase de líderes de desenvolvimento criativos, inúmeros artistas e designers veteranos e também pessoas novas e extremamente talentosas – junto com muito suporte de toda a empresa pelo jogo atual e para Overwatch 2.

 

Falando de Overwatch 2, o desenvolvimento continua num bom ritmo. Temos uma visão excepcional que estamos executando. A reação de muitos de vocês às novidades que compartilhamos na BlizzConline nos animaram e temos revelações empolgantes planejadas para este ano e além enquanto preparamos o lançamento. Estaremos compartilhando mais atualizações frequentes sobre o progresso de Overwatch 2 e novos recursos para o jogo atual muito em breve.

 

Embora eu não tenha nenhuma pretensão sobre tomar o lugar de Jeff, estou empolgado para assumir como diretor do jogo e para continuar a ser parte de um time que investe todo seu coração, talento e foco na próxima iteração de Overwatch, e estou honrado por continuar a servir essa comunidade incrível.

 

-Aaron”

Arte de Overwatch 2: desenvolvimento do jogo segue normalmente, mas sem previsão de lançamento

Overwatch 2 não é o único jogo aguardado pelos fãs da Blizzard: a empresa também trabalha no desenvolvimento de Diablo IV para as plataformas da geração atual e de Diablo Immortal para os dispositivos mobile. Ambos não não tem data de lançamento definida.

Veja também: