One Piece: As principais Akuma No Mi (Frutas do Diabo) que você precisa conhecer

Capa da Publicação

One Piece: As principais Akuma No Mi (Frutas do Diabo) que você precisa conhecer

Por Márcio Jangarélli

One Piece traz em sua história uma das maneiras mais peculiares do mundo dos animes de se conseguir poderes: as Akuma no Mi.

Akuma no Mi, ou “Fruta do Diabo”, são frutas especiais em One Piece que garantem habilidades especiais àqueles que as ingerem. A lenda diz que almas demoníacas habitam essas frutas e essa seria a fonte dos poderes que elas dão aos seus usuários.

Classificadas em Paramecia – que garante habilidades e transformações corporais variadas – Zoan – que transforma quem a come em diferentes tipos de animais – e Logia – que transforma o corpo do usuário em um elemento da natureza – as Akuma no Mi são raras, perigosas e é dito que seu gosto é horrível.

Nos mais de 1000 capítulos de One Piece, muitas Akuma no Mi foram apresentadas, dos tipos mais poderosos aos mais bizarros. Para te dar um guia nessa aventura toda, separei aqui as Akuma no Mi mais relevantes na obra atualmente.

Nem de longe essas são todas as Frutas da saga, mas dá para ter uma ideia de como elas funcionam pelo menos. Vem comigo?

Gomu Gomu no Mi, a Fruta da Borracha

Usuário atual: Monkey D. Luffy

Tipo: Paramecia

Como funciona: A mais famosa das Akuma no Mi de One Piece, a Gomu Gomu no Mi transforma o corpo de quem a ingere em borracha. Isso se aplica a tudo: pele, ossos, músculos, articulações, órgãos, etc, além de aumentar a resistência do usuário como um todo – permitindo coisas como o Gear 2 do Luffy, onde ele aumenta sua pressão sanguínea ao extremo sem danos internos significativos.

O usuário atual da Fruta da Borracha é o Luffy, que a roubou do Shanks quando ainda era criança. Ainda não foi revelado se esses poderes pertenceram a alguém significativo à história antes dele, mas essa não é uma possibilidade a ser descartada.

E ainda que o Luffy tenha explorado os limites mais extremos de sua transformação corporal, essa Akuma no Mi ainda não está “desperta”. Resta à aventura revelar quais poderes os dormentes da Gomu Gomu no Mi.

Yomi Yomi no Mi, a Fruta da Ressurreição

Usuário atual: Brook

Tipo: Paramecia

Como funciona: Esta é uma Akuma no Mi mais peculiar que o normal. O Brook a ingeriu quando ainda fazia parte dos Piratas Rumbar sem saber dos seus poderes e acreditou que a Fruta não havia funcionado. Ela só foi ativada depois que o músico morreu, o trazendo de volta à vida quando seu corpo já havia se transformado em um esqueleto.

Por muito tempo o Brook achou que esse era o único poder da Fruta, mas, durante o timeskip pós-Sabaody, ele descobriu novamente que estava enganado. A Yomi Yomi no Mi também permite que sua alma saia do corpo e vague pelo mundo por determinada distância, além de imbuir sua música e cortes com uma aura “sobrenatural”, vinda diretamente do submundo.

Assim, os poderes musicais do Brook agora atingem a “alma” dos alvos e sua espada está banhada pelo frio congelante do outro lado. Ainda, durante o arco da Ilha Whole Cake, ele descobriu que seus poderes podem “exorcizar” os da Big Mom, vindos da Fruta da Alma, o transformando em um inimigo natural da Yonkou.

Hana Hana no Mi, a Fruta da Flor

Usuário atual: Nico Robin

Tipo: Paramecia

Como funciona: Diferente do que o nome sugere, a Hana Hana no Mi não está tão relacionada a flores assim. Na verdade, ela dá ao usuário o poder de “desabrochar” partes do seu corpo em outras superfícies e controlá-las. Ainda, quem come essa fruta pode manipular o tamanho dessas “cópias” e fazê-las desaparecer instantaneamente.

No caso da Robin, já a vimos usar os poderes da Hana Hana no Mi de formas bem variadas. Ela faz cópias dos seus membros crescerem em superfícies, em grande número; para lutar ou criar armadilhas; já fez até “asas” de braços e mãos para voar; criou cópias gigantes para atacar e, principalmente, usou cópias de seus olhos e ouvidos para espionar.

É uma Fruta poderosa para espionagem e suporte, mas que expõe o usuário aos ataques do inimigo: se as cópias forem atingidas, o original também recebe dano. Assim, Robin mede muito suas investidas e nunca fica na linha de frente.

Hito Hito no Mi, a Fruta do Humano

Usuário atual: Tony-Tony Chopper

Tipo: Zoan

Como funciona: É estranho uma Fruta com um poder desses existir, mas ela não é a mais peculiar de todas. Chopper, que originalmente era uma rena, comeu a Hito Hito no Mi e ganhou intelecto e aparência humana – quase humana, na verdade.

Assim como qualquer Zoan, a Hito Hito no Mi permite duas transformações ao usuário: Chopper pode usar sua forma mais conhecida, que é um híbrido de rena e humano, sua forma completa de humano e a forma original de rena. No entanto, ele criou um composto químico que expande os poderes da fruta e lhe rende mais quatro transformações.

Usando a Rumble Ball, que funciona quase como um esteroide para a Akuma no Mi, o Chopper pode assumir o Guard Point, onde seu pelo cresce para protegê-lo; o Kung-Fu Point, uma versão mais forte e ágil da sua forma híbrida; Horned Point, que faz seus chifres crescerem e ficarem mais duros e resistentes – e aumenta sua capacidade de pulo; e, por fim, o Monster Point, que transforma o médico em um monstro gigante (controlado depois do timeskip).

Antes do timeskip, Chopper usava o Jumping Point e o Arm Point, que parecem ter se evoluído para ou se fundido com outras versões das suas transformações.

Mera Mera no Mi, a Fruta do Fogo

Usuário atual: Sabo

Tipo: Logia

Como funciona: Ainda que hoje esteja com o Sabo, o usuário mais conhecido da Mera Mera no Mi é Portgas D. Ace, que morreu durante a Guerra dos Maiores. Os dois são irmãos do Luffy, então está tudo bem a herança, né?

Assim como qualquer Logia, a Mera Mera no Mi é simples de explicar: ela transforma todo o corpo do usuário em fogo. Assim, ele pode manipular, consumir e projetar chamas, ganha resistência à altas temperaturas e pode imbuir suas armas e ataques comuns com fogo.

No entanto, ela não deixa o usuário exatamente imune ao calor. É só lembrar que a Magu Magu no Mi do Almirante Akainu foi mais “quente” que a Mera Mera no Mi do Ace. São casos raros onde vemos isso acontecendo com uma Logia, mas a Suna Suna do Crocodile também possuía uma fraqueza contra água e a Goro Goro do Enel contra borracha. Elas não tornam ninguém invencível, mas quase.

Depois que o Ace morreu, o “espírito da Fruta” reencarnou novamente e a Mera Mera no Mi virou prêmio no Coliseu de Dressrosa. Foi lá que o Sabo a conseguiu e herdou os poderes de fogo do irmão.

Ope Ope no Mi, a Fruta da Operação

Usuário atual: Trafalgar D. Water Law

Tipo: Paramecia

Como funciona: Uma das Akuma no Mi mais complexas apresentadas na história, a Ope Ope no Mi dá a seu usuário o poder de criar  uma “sala de operações” em um espaço determinado e controlar tudo naquela área.

Além de permitir que o Law seja o maior cirurgião do mundo, essa Akuma no Mi parece não possuir um limite para que seus poderes deixem de funcionar depois de aplicados em alguém. Como vimos no caso do coração separado do Caesar Clown, Luffy levou o cientista e seu coração para muito, muito longe do Law e tudo permaneceu bem.

Assim, o Law pode cortar qualquer um dentro do raio do Room, modificar seus corpos e a Fruta manterá aquele estado até que o pirata queira revertê-lo. Dentro desse espaço, ele também pode se movimentar como quiser, trocando ou fazendo outra pessoa trocar de lugar com qualquer objeto ou ser em vista.

Por fim, essa Akuma no Mi possui um poder especial que a torna uma das mais valiosas dentre as Frutas: a “Cirurgia da Juventude Perene”. Ao custo da vida do usuário, essa habilidade pode garantir “juventude eterna” a um alvo.

Nikyu Nikyu no Mi, a Fruta da Pata

Usuário atual: Bartholomew Kuma

Tipo: Paramecia

Como funciona: Mesmo que o nome oficial seja “Fruta da Pata”, o poder principal dessa fruta é a repulsão. Com as “patas” que surgem em suas mãos, o usuário dessa Akuma no Mi bloquear e repelir qualquer coisa, controlando até mesmo a força dessa ação.

Com o Kuma, vimos o quanto essa Fruta pode ser poderosa. Ele usa a repulsão das patas para se mover em alta velocidade e até atravessar longas distâncias; para criar bombas de ar comprimido; para repelir objetos e pessoas, calculando até a distância que o alvo irá percorrer; e, claro, para repelir toda dor e cansaço do Luffy, depois do arco do Thriller Bark, criando uma bomba de sofrimento gigante.

Tori Tori no Mi (modelo Fênix), a Fruta do Pássaro (modelo Fênix)

Usuário atual: Marco

Tipo: Zoan Mítica

Como funciona: Parte das lendárias Zoan Míticas, a Akuma no Mi do Marco é uma das mais interessantes e poderosas apresentadas em One Piece – ainda que não possua tanto potencial ofensivo.

Quem consome esse modelo da Tori Tori no Mi assume a forma da icônica Fênix, podendo se transformar em um pássaro gigante coberto por chamas azuis ou em um híbrido. E mesmo que a Fruta não garanta imortalidade, ela torna o usuário praticamente invencível com suas habilidades de regeneração e cura.

As chamas da Fênix não queimam como fogo comum ou possuem calor. Na verdade, elas funcionam para regenerar o corpo do usuário em níveis extremos, mesmo se ele for machucado por Haki ou Kairoseki. Elas também podem ser usadas para curar outras pessoas e até como regeneração em área.

No caso do Marco, seus ataques vem mais de sua forma como pássaro do que como Fênix. Podendo voar, ele ataca os inimigos em alta velocidade com as garras, usando o fogo da Fênix como propulsor. Isso também funciona com o bico e para mandar rajadas de ar com as asas.

A única fraqueza da Tori Tori no Mi modelo Fênix vem do seu potencial de cura. Ainda que seja poderoso, ele não é ilimitado e se o usuário usar esses poderes demais, eles vão ficando mais fracos com o tempo. Além disso, quando está no modo Fênix, Marco pode parecer intangível como se usasse uma Zoan, mas não é; seu corpo permanece dentro das chamas e sofre dano, regenerando rapidamente por conta do fogo.

Soru Soru no Mi, a Fruta da Alma

Usuário atual: Big Mom

Tipo: Paramecia

Como funciona: Uma Akuma no Mi digna de um Yonkou, a Soru Soru no Mi dá à Big Mom o poder de absorver e manipular as almas dos alvos e a sua própria alma. Na verdade, ela pode até mesmo dar alma a objetos inanimados, lhe garantindo um exército quase infinito.

A Soru Soru no Mi pertencia anteriormente à Carmel, líder do orfanato que acolheu a Big Mom quando criança e criminosa procurada. Fica implícito que Linlin não conseguiu esses poderes diretamente da Fruta, mas depois de comer Carmel e as outras crianças do orfanato durante um surto.

Com a Soru Soru no Mi, Linlin construiu seu império na Ilha Whole Cake. Ela foi capaz de dar alma ao próprio fogo e nuvens, criando os poderosos Zeus e Prometheus, além de montar um exército imenso com as almas que roubou de seus alvos.

Além disso, ela também consome almas para se fortalecer e, aparentemente, aumentar seu tempo de vida. Suas criações parecem ser até mesmo resistentes ao mar, quando, durante a batalha contra os Chapéus de Palha, ela navega em uma onda de doce viva que está em contato direto com a água.

Uo Uo no Mi (modelo Seiryu), a Fruta do Peixe (modelo Dragão Azul)

Usuário atual: Kaido

Tipo: Zoan Mítica

Como funciona: O nome da Akuma no Mi do Kaido foi revelado apenas recentemente – e não é tão estranho quanto parece. Ela faz referência à lenda chinesa da carpa que sobe a cachoeira para se tornar um dragão.

E como dá para imaginar, assim como a Soru Soru no Mi, essa fruta também faz jus a ser usada por Yonkou. Ela transforma o usuário em um Dragão Azul gigantesco ou em um híbrido de humano e dragão, garantindo poderes sobre as nuvens e elementos.

Com a Uo Uo no Mi, Kaido pode criar e controlar nuvens mágicas que lhe permitem voar ou levitar outros objetos ou pessoas. Isso é tão poderoso que o mangá mostrou o Yonkou levando uma ilha inteira para o ar. Ainda, enquanto usa sua forma completa de dragão, ele consegue conjurar nuvens carregadas e raios, lançar lâminas de ar com seus movimentos e solta uma poderosa rajada de fogo de sua boca, que pode viajar por quilômetros de distância.

Yami Yami no Mi, a Fruta da Escuridão

Usuário atual: Barba Negra

Tipo: Logia

Como funciona: A Fruta que começou o conflito que levou à morte do Ace, a Yami Yami no Mi ainda não mostrou todo o seu potencial, mas já é assustadora.

Essa não é uma Logia comum, quando não deixa o usuário totalmente intangível; na verdade, ela absorve todo tipo de ataque, como um buraco negro ambulante. Inclusive, isso torna quem a consome mais vulnerável à dor, quando a pessoa realmente é atingida, mas o dano é engolido.

Em posse do Barba Negra, vimos que essa Akuma no Mi serve tanto para absorver tudo o que toca, quanto para “devolver” aquilo que armazena. Ainda, seu usuário pode manipular a escuridão e a gravidade do espaço onde suas sombras tocam – nada no nível da Fruta da Gravidade, mas muito poderoso.

Por fim, o poder mais intrigante da Yami Yami no Mi é que ela pode anular os poderes de qualquer usuário de Akuma no Mi com um toque, incluindo outros Logias. Teach afirma que sua Fruta absorve os poderes de outras Akuma no Mi, transformando seus usuários em humanos “normais” por um período.

Gura Gura no Mi, a Fruta do Terremoto

Usuário atual: Barba Negra

Tipo: Paramecia

Como funciona: Talvez uma das Frutas Paramecia mais poderosas mostradas em One Piece, a Gura Gura no Mi faz com que seu usuário crie terremotos devastadores. Inclusive, essa habilidade não precisa ser usada necessariamente no solo em si; as ondas de choque absurdas geradas pela Fruta podem “quebrar” o próprio ar.

O detentor mais famoso da Gura Gura no Mi foi Edward Newgate, o Barba Branca. No entanto, depois que o pirata morreu durante a Guerra dos Maiores, Teach conseguiu “absorver” essa Akuma no Mi do corpo de seu antigo capitão – por métodos ainda desconhecidos – e agora possui o poder de duas Frutas.

Conhecida como “o poder que pode destruir o mundo”, a Gura Gura na verdade dá ao seu usuário a habilidade de criar ondas de choque. Isso pode ser usado, então, no solo, para criar terremotos, no mar, gerando maremotos e tsunamis, e no ar, simulando o efeito de uma bomba. O Barba Branca conseguia até mesmo imbuir sua lança e socos com os poderes da Fruta, aumentando assustadoramente seu ataque, mas diminuindo a área da destruição.

E aí, sobre quais outras Akuma no Mi você quer saber mais sobre? Deixa aí nos comentários e quem sabe não fazemos uma parte II!

Veja agora nossa lista sobre One Piece: