Novo Capitão América nativo americano é apresentado nas HQs

Capa da Publicação

Novo Capitão América nativo americano é apresentado nas HQs

Por Melissa de Viveiros

A HQ United States of Captain America, série que celebra os oitenta anos do herói, vem lidando com a influência dele em seu universo enquanto mostra Steve Rogers Sam Wilson perseguindo um supervilão velocista que está usando o icônico manto. Ao longo da jornada, eles se encontraram com muitos outros heróis que fizeram adições ao legado do Capitão América, mas no volume 3 da história eles se deparam com um personagem que, além de ajudá-los em sua busca pelo vilão, revelou ter se inspirado em Steve para se tornar o Capitão América nativo americano (via CBR).

A jornada dos protagonistas da história os leva ao Novo México no volume mais recente, e é lá que eles encontram Joe Gomez. O personagem é um nativo americano que vem usando sua própria variação do traje do Capitão América, o que faz com que Steve e Sam se preocupem que isso o tornará um alvo para o antagonista Demônio Veloz e seu misterioso parceiro. Até esse ponto da trama, a dupla de vilões tem se mantido um passo à frente, caçando outros personagens que vistam as cores do herói americano.

Apesar disso, Joe não se assusta. Pelo contrário, ele demonstra exatamente o quanto o manto e o homem que inicialmente o carregou significam para ele, mostrando a Steve que possui toda uma sala dedicada a itens relacionados ao Capitão América. A trama mostra a origem dessa admiração, além de explicar como isso levou o novo personagem a mesclar o legado deste manto às suas origens como pessoa indígena.

Steve vê a sala dedicada a ele.

Na HQ, é contado que enquanto trabalhava em uma construção, Joe foi atacado pelo vilão Aríete, da Gangue da Demolição. O antagonista havia atacado um dos colegas de trabalho do personagem, visando mandar um recado para o prefeito da cidade. Para evitar que seus colegas se ferissem, Joe chama a atenção dele para si, o que o coloca em perigo quando ele quase sofre uma queda fatal, sendo salvo deste destino por Steve, caracterizado em seu traje habitual de Capitão América.

Apesar de ter dúvidas sobre o herói antes disso, a experiência muda sua visão, o inspirando a resgatar o legado do personagem para a população indígena. Assim, buscando também honrar sua própria cultura, ele se torna uma versão do herói que mistura ambos estes elementos, se tornando um herói embora não conte com superpoderes ou treinamento avançado.

Joe Gomez como Capitão América.

O personagem se mostra à altura do manto, arriscando sua própria vida para parar os vilões, que tinham como alvo um candidato local. Isso resulta em Joe sendo hospitalizado após seu embate contra Demônio Veloz e sua parceira, que se revela como Pecado, a filha do Caveira Vermelha. Mesmo depois disso, ele reúne forças para sair do hospital e enfrentar os vilões novamente, os levando a desistir de seu objetivo, pelo menos momentaneamente.

Os ferimentos do personagem, embora graves o suficiente para mandá-lo para o hospital, não se mostram fatais. Assim, sua união a um grupo de heróis que busca proteger os Estados Unidos não terá fim tão cedo. Com isso, a história apresenta um novo Capitão América que carrega um grande legado, tendo raízes mais profundas no país que qualquer outra versão do herói, inclusive aquele que o inspirou a seguir este caminho.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_