NieR Replicant ver.1.22474487139: Guia Legionário para o game

Capa da Publicação

NieR Replicant ver.1.22474487139: Guia Legionário para o game

Por Márcio Jangarélli

A aventura original NieR retornou, ainda mais maluca e grandiosa. NieR Replicant ver.1.22…, atualização do primeiro game da franquia para as gerações atuais de console, foi lançado em 23 de Abril e, depois da nossa review do título, chegou a hora de desvendarmos seus maiores mistérios.

Separei aqui as principais dúvidas sobre o game e, agora que já zerei essa verdadeira epopeia algumas vezes, posso responder e explicar cada uma delas. Vem comigo platinar NieR Replicant ver.1.22474487139 – ou quase!

Como eu faço para jogar com o Papa Nier?

Se você jogou o NieR original no passado, provavelmente foi a versão “Gestalt”, lançada no ocidente – enquanto Replicant foi direcionada apenas ao público japonês. Nela, seu protagonista é outro: no lugar de um irmão cuidando de sua irmã doente, jogamos com um pai em busca de uma cura para sua filha. Esse é o chamado “Papa Nier”.

Na versão original do game, já havia uma forma de jogar com o protagonista oposto ao seu game em uma missão especial. Uma DLC chamada “The World of Recycled Vessel” (O Mundo do Receptáculo Reciclado) te colocava na pele do outro herói em um mundo vazio e distorcido, sem relação com a história da campanha. Assim, se você tivesse a versão Gestalt, a expansão faria você jogar com o “Irmão Nier” e, se fosse Replicant, com o “Papa Nier”.

Em NieR Replicant ver.1.22… essa DLC ainda existe, mas agora faz parte do game em si. Dessa forma, para jogar a missão “The World of Recycled Vessel” você precisa terminar o game pela primeira vez e começar um New Game+. Então, vá para a casa do protagonista, na primeira sala, e clique em um diário na estante na cabeceira da sua cama. Essa interação iniciará a quest e te levará para a dimensão vazia do Papa Nier.

Só atenção: são três portas de desafio e você só pode salvar de novo depois de completar cada uma. Se você não estiver em um nível alto o bastante, talvez seja melhor deixar essa missão para mais tarde.

Como eu mudo o visual dos personagens?

NieR Replicant ver.1.22… te deixa mudar os trajes originais dos seus personagens – caso eles não te agradem muito. Há até um pacote de visuais de NieR Automata, com as roupas da 2B e do 9S. No entanto, isso só pode ser feito depois de você terminar o game pela primeira vez.

Ao finalizar o game, vá para o menu inicial e clique em Options. Em seguida, clique em Wardrobe. O jogo não te mostra uma pré-visualização dos trajes, então é só escolher por nome, clicar em Apply Changes e retornar ao seu save.

Como desbloqueio o final “secreto”?

Um novo final foi adicionado a NieR Replicant na versão remasterizada. Além dos quatro finais originais, o Final E veio para encerrar “de verdade” a história, com uma conclusão mais satisfatória e mais detalhes sobre o mundo e personagens do game.

Para atingir o Final E é mais ou menos simples. Primeiro, você precisa terminar o game pelo menos 2 vezes. Os Finais A e B não são exatamente encerramentos da história, como aprendemos no NG+. E para fazer esses “finais” você só precisa mesmo jogar pela primeira vez e, depois, seguir por onde o NG+ te leva.

Depois de terminar as duas primeiras vezes, você precisa jogar mais uma vez. Assim, quando chegar no final, você verá o que realmente acontece. Esses eram os encerramentos da versão original do game. E você precisa fazer uma escolha ali, que leva para o Final C ou para o Final D.

Escolha salvar a Kanié para conquistar o Final D. O game vai te avisar que, ao fazer isso, seus dados salvos serão eliminados e não há volta. Aceite mesmo assim, sem medo. Você verá seus saves desaparecendo, vai dar uma dorzinha na alma, mas esses são os sacrifícios que fazemos.

Agora, inicie um novo jogo. Você não poderá escolher o nome do seu protagonista anterior, então pense em outro e siga. Depois, continue a aventura normalmente, até o momento de enfrentar o Hook – o boss reptiliano gigante que ataca o Aerie, quando você encontra a Kanié pela primeira vez. A partir daqui, a história muda, te levando para o Final E – e você terá seus dados salvos de volta.

Como faço o cruzamento de flores para atingir a Lunar Tear?

Replicant trás alguns minigames mais ou menos chatinhos, quando não possuem a melhor explicação no jogo de como funcionam. Um deles gira em torno do cultivo de flores, te dando a chance de gerar a lendária Lunar Tear – ação que te rende um troféu.

Para atingir a Lunar Tear, você precisa fazer o cruzamento de certos tipos de flores até alcançar a lendária flor branca. Já os cruzamentos, bom, eles são até simples em prática, mas requerem alguma paciência.

O cruzamento de flores em Nier Replicant acontece quando você planta tipos diferentes de flor um ao lado do outro no seu jardim. Antes de tudo, tenha certeza de que fez todas as missões da Florista da sua vila no início do game, para ter acesso à hortinha completa.

Com tudo pronto, você precisa plantar essas flores (receitas abaixo) uma do lado da outra, regá-las e esperar. Para conseguir as sementes, é necessário que as plantas cresçam completamente e morram. Quando você encontrar seu jardim seco, as sementes estarão disponíveis para colheita. Não é sempre que o cruzamento acontece, então é bom você usar todo o espaço e tentar algumas vezes.

A receita para conseguir a Lunar Tear é a seguinte:

1º Cruzamento: Red Moonflower Seed + Gold Moonflower Seed = Peach Moonflower Seed (20% de chance)

 

2º Cruzamento: Blue Moonflower Seed + Gold Moonflower Seed = Indigo Moonflower Seed (20% de chance)

 

3º Cruzamento: Indigo Moonflower Seed + Red Moonflower Seed = Pink Moonflower Seed (5% de chance)

 

4º Cruzamento: Peach Moonflower Seed + Pink Moonflower Seed = White Moonflower Seed – a Lunar Tear (1% de chance)

As sementes de Red, Blue e Gold Moonflower podem ser compradas em Seafront. Já as sementes de Peach, Indigo, Pink e White são obtidas apenas por cruzamento. Vale dizer que usar o Speed Fertilizer pode ajudar na rapidez do processo, quando as plantas crescem de acordo com o seu relógio do sistema.

Quais são as respostas para a missão em Forest of Myth?

Forest of Myth é uma das partes mais interessantes de Replicant, quando o game assume a forma de um texto interativo. No entanto, se o seu inglês não é dos melhores – ou se você está sem paciência para ler – essa é uma área bem chatinha.

Assim, separei aqui as respostas corretas para as perguntas que você encontrará lá.

No sonho do prefeito:

Pergunta 1: One with it is lacking. Two with it is ideal. Three with it is dangerous. What is it?

Resposta: The answer is … a secret.

 

Pergunta 2: I enter through the window, but break no glass. When night falls, I vanish. What am I?

Resposta: Sunlight!

 

Pergunta 3: I have four legs in the morning and two at noon, but end the night with three. What am I?

Resposta: A man.

No sonho do castelo:

Responda na ordem:

… and proceed north.

… and proceed east.

… and proceed north.

… and proceed east.

… and proceed north.

No sonho do quebra-cabeças:

Pergunta: Only one form is real. The others are false. The real form will always speak the truth. The false ones will only speak lies.

Resposta: The real one is Beta.

Em sua segunda visita à Forest of Myth:

Preste atenção nas seguintes frases:

Only one person brings the boy comfort: a healthy young girl with tan skin and deep <COR> eyes.

 

Her friends and fellow warriors come and go. Some flee in terror. Some are eaten. She began the fight with <NÚMERO> companions, but more are gone now.

Nesse desafio, as respostas mudam toda vez que você joga. Assim, você precisa prestar atenção no texto para saber qual é a correta da vez. 

Serão três perguntas: Na primeira, responda a cor (Brown, Green ou Blue) que aparecer no seu texto. Na segunda, responda o número (23, 33 ou 63) que foi mostrado. Para a terceira, escolha qualquer opção – são variações do nome Yonah.

Como finalizo a história da Louise?

A Louise faz parte do conteúdo extra adicionado ao game nessa nova versão. Ela é o boss que você enfrenta em Seafront na segunda metade da história. No entanto, o troféu para essa parte do jogo pede que você entregue uma carta, coisa que não acontece na primeira vez que você joga.

O final da história da Louise só é contado no seu terceiro gameplay – seguindo os NG+ para desbloquear todos os finais. Não precisa fazer nada além de terminar o jogo outras duas vezes e seguir até Seafront para a batalha. No fim, uma nova cutscene começa e você recebe o troféu.

Como eu resgato o Red Bag Man?

Falando em conteúdo extra, um personagem bem carismático foi adicionado na nova versão de NieR Replicant. O Red Bag Man surge na primeira parte do game com algumas quests engraçadas e, depois, se torna seu barqueiro – introduzindo a “viagem rápida” do jogo. No entanto, em certo momento da segunda metade da aventura, ele desaparece.

Infelizmente, não há o que fazer por aqui. Acredite, eu tentei. O sumiço e o destino do seu barqueiro são irremediáveis.

Onde encontro a arma Iron Pipe do flashback inicial?

Você pode rodar o game todo várias vezes para tentar encontrar todas as armas do seu personagem, mas o número nunca vai subir para 100%. Isso porque te falta a primeira arma do jogo, aquela do flashback inicial nas ruínas da cidade. O Iron Pipe – ou “Cano de Ferro”.

Para atingir os 100% em suas armas, você precisa do Iron Pipe. E para conquistá-lo é bem simples. Você o recebe como recompensa quando finaliza a aventura pela segunda vez e assiste todo o encerramento.

Onde encontro os peixes das missões de pescaria?

Outro minigame chatinho que NieR Replicant ver.1.22… te coloca é o de pesca. É demorado, um pouquinho difícil – quando você começa pescar peixes mais raros – e não tem a melhor das recompensas. Mas, se você quiser fazer 100% no jogo, é necessário.

Para melhorar suas habilidades de pesca e desbloquear todos os peixes do game, você precisa completar as missões do Old Fisherman, que fica no pier de Seafront. A cada missão, sua habilidade de pescaria aumenta e você consegue pegar peixes mais difíceis e raros. São nove missões chamadas “The Fisherman’s Gambit”, cada uma com um tipo de peixe diferente, encontrado em algum lugar do mundo.

Abaixo separei cada uma das missões, os peixes correspondentes, onde encontrá-los e as iscas corretas.

  • The Fisherman’s Gambit: 10x Sardine / Praia de Seafront / Lugworm
  • The Fisherman’s Gambit, part 2: 7x Blowfish / Pier de Seafront / Lugworm
  • The Fisherman’s Gambit, part 3: 7x Rainbow Trout / Northern Plains (embaixo da ponte que leva para os irmãos ferreiros / Lure
  • The Fisherman’s Gambit, part 4: 5x Bream / Pier de Seafront (leste) / Lure
  • The Fisherman’s Gambit, part 5: 5x Black Bass / Vila do Protagonista / Lure
  • The Fisherman’s Gambit, part 6: 3x Sandfish / Deserto (ponto de viagem rápida) / Lure
  • The Fisherman’s Gambit, part 7: 3x Royal Fish / Eastern Road / Earthworm
  • The Fisherman’s Gambit, part 8: 2x Blue Marlin / Pier de Seafront (leste) / Sardine
  • The Fisherman’s Final Gambit: 1x Hyneria / Deserto (ponto de viagem rápida) / Sardine

Como faço para pescar o peixe lendário?

Além de todos esses peixes acima – e alguns que não entram no catálogo da missão – existe um peixe “secreto” no game, que te rende um troféu por pescá-lo. O nome dele é Rhizodont, conhecido como “peixe lendário”.

Para conseguir pescar o Rhizodont, você primeiro precisa completar todas as missões de pescador. Sem elas, você não terá as skills necessárias nem para encontrá-lo. Depois de finalizar as nove quests, compre todas as Sardines que puder e vá para o ponto de viagem rápida do Deserto.

O Rhizodont pode ser pescado no mesmo lugar onde você encontrou a Hyneria, o peixe final das missões. Ele é mais raro e difícil de capturar, então vá preparado para uma longa pescaria. Quando ele finalmente aparecer, porém, seu troféu de pescador lendário virá junto! 

E aí, conseguiu sanar todas as suas dúvidas? Já consegue dominar NieR Replicant ver.1.22…? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre RPGs: