Netflix divulga lista de séries e filmes mais populares da plataforma

Capa da Publicação

Netflix divulga lista de séries e filmes mais populares da plataforma

Por Nick Narukame

Ao contrário do esperado de serviços de streaming que costumam manter seus números em sigilo o máximo que podem, o co-diretor e diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, divulgou durante a Code Conference deste ano números significativos acerca da quantidade de visualização de seus principais títulos por conta, com base naquelas que assistiram pelo menos dois minutos de cada série nos primeiros 28 dias em que estiveram disponíveis no site. (Via The Verge).

A primeira temporada da série Bridgerton liderou a lista voltada à séries com 82 milhões de contas assistindo ao título, seguida pela primeira temporada de Lupin e The Witcher, com 76 milhões de contas assistindo cada. Resgate liderou a lista de filmes principais com o número de 99 milhões de contas, seguido por Bird Box com 89 milhões e Troco em Dobro com 85 milhões.

Lista com base no número de contas que assistiram aos dois iniciais minutos de séries e filmes em seus primeiros 28 dias no catálogo da Netflix

Um segundo slide classificou os 10 melhores filmes e séries da Netflix com base no total de horas assistidas durante os primeiros 28 dias no serviço. Bridgerton seguiu levando a melhor em sua lista de séries com impressionantes 625 milhões de horas assistidas. A quarta temporada de La Casa de Papel atingiu 619 milhões, seguida pela terceira temporada de Stranger Things, com 582 milhões de horas de exibição.

Lista com base no número de horas assistida por cada conta nos primeiros 28 dias de cada título no catálogo da Netflix

Já na categoria de filmes, Bird Box liderou como mais popular contando com 282 milhões de horas assistidas, empurrando Resgate, líder da lista que seguia a métrica anterior, para o segundo lugar com 231 milhões de horas de exibição. O terceiro lugar do pódio ficou com o filme O Irlandês, com 215 milhões de horas de exibição.

“Estamos tentando ser mais transparentes com o mercado, os produtores e todos. É uma grande caixa preta para todos”, afirmou Sarandos.

Apesar dos dados revelados, a definição de números corretos a serem obtidos para classificar um título como hit ainda é muito subjetiva, uma vez que um serviço de streaming pode vir a estar interessado na quantidade de pessoas que viram determinada série ou filme até o fim ou a quantidade real de pessoas interessadas e não apenas as contas (uma vez que mais de uma pessoa pode estar assistindo em uma mesma conta).

Não havendo uma real padronização das medidas, as empresas da indústria do entretenimento que lidam com essa área acabarão por jogar cada um com suas próprias regras individuais para definir se um título foi sucesso ou não, tendo sempre de levar em conta fatores externos como lançamentos direto para o serviço sem antes passar pelas telas do cinema, entre outros que podem afetar diretamente o desempenho dos títulos.

Já que chegou até aqui, que tal conferir mais um pouco do nosso conteúdo? Veja mais em: