Os jutsus de selamento mais poderosos de Naruto

Capa da Publicação

Os jutsus de selamento mais poderosos de Naruto

Por Melissa de Viveiros

No universo de Naruto, existem técnicas dos mais diversos tipos e com variadas funções. Embora as técnicas mais comumente utilizadas em batalha sejam, em grande parte, mais conhecidas e mais chamativas, as técnicas ninja utilizadas para selamentos são parte central da trama, impactando desde o próprio Naruto a até mesmo batalhas, onde são responsáveis por incapacitar inimigos muito poderosos.

Uma enorme variedade de coisas podem ser seladas através dessas técnicas, desde objetos até seres vivos e até mesmo chakra. O alvo do jutsu é então contido dentro de um outro objeto ou pessoa, sendo que a utilização de pergaminhos é bastante comum para cumprir essa função. Mesmo criaturas muito poderosas, como a Raposa de Nove Caudas ou a própria Kaguya Otsutsuki, podem ser contidas através de jutsus de selamento, dos quais não conseguem escapar com facilidade. Isso demonstra que, embora a utilização ofensiva desse tipo de técnica seja limitada, ainda assim os jutsus de selamento são bastante poderosos.

Mas quais são os mais poderosos quando se trata apenas dos jutsus de selamento? Isso nós vamos discutir aqui!

Selo de Cinco Pontos

Orochimaru prepara o Selo de Cinco Pontos.

Uma das primeiras técnicas de selamento poderosas que são vistas na série, o Selo de Cinco Pontos foi introduzido na primeira parte de Naruto, ainda durante o Exame Chunin. Quando Orochimaru batalha contra o Time 7, na mesma ocasião em que deixa a marca da maldição em Sasuke, o vilão utiliza o jutsu de selamento em Naruto, limitando o acesso do protagonista ao chakra da Nove Caudas, e até mesmo a seu próprio chakra.

O Selo de Cinco Pontos se mostra bastante poderoso por conta disso, uma vez que limitar o acesso que um ninja tem ao próprio chakra pode ser algo devastador, considerando-se que muitas técnicas dependem do uso dessa substância. Além disso, a própria capacidade de selar algo tão potente quanto o chakra de uma Besta com Caudas mostra o quão forte o jutsu é. Isso também é corroborado pelo fato de que esta sequer é uma técnica que depende de grande preparação para ser utilizada, sendo simplesmente aplicada por Orochimaru durante uma batalha.

É intrigante, inclusive, que este Selo não seja mais utilizado. A facilidade com o qual é utilizado, apesar de parecer necessitar de proximidade física para sua aplicação, além de seu efeito que poderia ter consequências devastadoras em meio a uma batalha, são todos elementos que deixam claro que esta é uma técnica poderosa e bastante útil. No entanto, Orochimaru parece utilizar chakra sombrio para aplicar o Selo, o que pode ser o motivo pelo qual este não é um jutsu amplamente usado.

Estilo de Selamento de Oito Trigramas

O selo de Oito Trigramas pode ser visto na barriga de Naruto.

Talvez o tipo de selo mais conhecido pelo público em geral, ao menos visualmente, o Selamento de Oito Trigramas é outro que a série introduz no princípio, embora só o explique melhor e mais a fundo com o decorrer da trama. Esta é a técnica que foi utilizada por Minato Namikaze para selar a Nove Caudas em Naruto, e é, na realidade, uma combinação de dois selos de Quatro Símbolos

Uma técnica de alto nível, este jutsu de selamento é de alta qualidade e tem enorme durabilidade, só podendo ser utilizado por pessoas com grande habilidade, e exigindo um certo preparo para que seja bem sucedido. Além disso, o Selamento de Oito Trigramas permite que, embora o alvo esteja selado, seu poder entre em contato ou seja utilizado por aquele em que a criatura foi selada. Na prática, isso significa que, ainda que Kurama estivesse preso dentro de Naruto, o ninja ainda era capaz de interagir com ela e utilizar seu poder, sem ter que libertá-la para isso.

Em geral, este é um estilo de selamento utilizado para conter inimigos de tamanho muito grande ou espíritos do mal, ambos bastante condizentes com o que a Nove Caudas era e com a visão que os ninjas da Folha tinham dela. Seu propósito deixa claro que este não é um tipo de selo qualquer, e ao longo da trama de Naruto fica claro que o Selamento de Oito Trigramas é um dos mais poderosos, como confirmado pelo próprio Killer Bee quando ele sugere que seu Selo da Armadura de Ferro, usado para conter o Oito Caudas nos jinchurikis da Vila da Nuvem, é inferior ao selo de Quatro Símbolos, e consequentemente, ao Estilo de Oito Trigramas.

Técnica de Selamento Reversa dos Quatro Símbolos

O selo reverso de Quatro Símbolos de Danzo.

A técnica de selamento dos Quatro Símbolos permite que algo seja preso, embora ainda seja possível retirar algo do selo. Explicando melhor, é o que ocorre com Naruto e Kurama: a raposa está selada dentro do ninja, mas este último pode usar o chakra da Nove Caudas, retirando assim o chakra do selo. Como o nome deixa claro, o que a Técnica de Selamento Reversa dos Quatro Símbolos faz é o contrário: o que acontece é que algo de fora é trazido para dentro do selo, de onde não sairá mais.

Isso ocorre quando a técnica, que é implantada no peitoral do usuário, é colocada para ser ativada quando a pessoa morre. A partir disso, os quatro símbolos se soltam do corpo do usuário, formando uma esfera negra que atrai tudo ao seu redor. Qualquer coisa puxada pela esfera é então selada no corpo do usuário, de onde não sairá mais.

Na série, isso é visto em prática através de Danzo Shimura. Embora não seja o mais poderoso dos jutsus de selamento, essa é certamente uma técnica perigosa, que permite que o usuário tenha uma última chance de capturar seu inimigo antes de encontrar seu fim.

Correntes de Selamento Adamantinas

As Correntes de Selamento Adamantinas utilizadas para prender a Nove Caudas.

As Correntes Adamantinas são uma poderosa técnica do clã Uzumaki, na qual o usuário molda seu chakra na forma de correntes extremamente resistentes, que podem ser utilizadas tanto ofensiva quanto defensivamente, podendo imobilizar até mesmo oponentes tão fortes quanto Kurama. É dito que essas correntes também podem ser usadas para restringir o próprio chakra de um alvo, neutralizando inimigos completamente.

É por causa dessa técnica que Kushina Uzumaki nunca perdeu controle do poder da Nove Caudas, o que mostra o quão resistente o jutsu é. A mãe de Naruto também demonstra que as Correntes Adamantinas podem formar barreiras extremamente resistentes, capazes de impedir que qualquer um entre ou saia da área delimitada por elas. Por sua vez, Karin é capaz de utilizar uma versão incompleta das correntes, que ela utiliza ofensivamente, conseguindo causar grande estrago ainda que o poder não esteja em sua forma final.

O clã Uzumaki da Vila do Redemoinho se tornou tão temido pelos outros ninjas que a vila deles foi exterminada. As Correntes Adamantinas são apenas uma das muitas técnicas dominadas por eles, sendo o próprio selo de Quatro Símbolos também originado nas técnicas dos Uzumaki. Ainda assim, a versatilidade e poder desse jutsu demonstra claramente a razão pela qual os poderes do clã de Kushina eram tão temidos no mundo ninja.

Selo Torii

Kurama preso pelo Selo Torii.

O Selo Torii foi introduzido em Naruto Shippuden, quando o próprio Naruto o utiliza para manter Kurama preso de maneira ainda mais resistente, ao mesmo tempo em que pode utilizar o chakra da raposa com maior liberdade sem correr o risco de perder o controle.

Em japonês, um Torii é algo como um portão, e marca simbolicamente a entrada em uma área sagrada, motivo pelo qual é comumente visto em templos Budistas e santuários Xintoístas. Geralmente, eles são pintados de vermelho, que é a cor com que aparecem no selo utilizado por Naruto. O formato das estruturas utilizadas para prender a Nove Caudas é o mesmo tradicionalmente visto em um Torii, sendo esse o motivo para o nome da técnica.

Ao utilizar esse selo, o protagonista não só é capaz de prender Kurama com facilidade, como também de isolar o chakra da raposa em outra parte de si próprio, o separando da Nove Caudas. Assim, Naruto é capaz de acessar esse poder sem as restrições de seu selo anterior, através do qual a utilização de muito poder de Kurama resultaria no ninja perdendo o controle.

É revelado que essa técnica não restringe o movimento da raposa a todo o tempo, e embora ela esteja enjaulada, não fica imobilizada pelos Torii. Isso pode mudar a qualquer momento, uma vez que Naruto pode manipular os Torii para prender Kurama caso deseje fazê-lo. Se o selo de Oito Trigramas já era considerado uma técnica extremamente avançada, o Selo Torii se mostra ainda mais poderoso, sendo não somente mais resistente como também de manipulação mais fácil por aqueles que o dominaram.

Selo Ceifeiro da Morte

Minato realizando o Selo Ceifeiro da Morte.

Quando se fala dos jutsus de selamento mais poderosos, é impossível não lembrar do Selo Ceifeiro da Morte, apresentado ainda na primeira parte de Naruto durante a icônica batalha entre Hiruzen Sarutobi, o terceiro Hokage, e Orochimaru. Na luta, Sarutobi selou apenas os braços de seu ex-aluno, mas isso por si só criou grandes obstáculos para os planos do Ninja Lendário das Cobras, e fez com que mesmo ele temesse por sua sobrevivência durante o embate dos dois. Além do terceiro Hokage, Minato também utiliza essa técnica, através da qual prende o chakra Yin da Raposa de Nove Caudas dentro de si, uma vez que Naruto era jovem demais para conter todo o poder de Kurama.

Mais uma técnica que teve sua origem com o clã Uzumaki, o Selo Ceifeiro da Morte é um jutsu proibido, no qual o usuário sacrifica sua própria alma para aprisionar a alma de seu alvo para sempre. Após fazer os selos de mão necessários para convocar o Ceifeiro, a criatura atravessa o abdômen do usuário com uma das mãos, a qual usa para puxar a alma da vítima, a selando dentro do usuário. Depois, a alma da pessoa que fez o jutsu é consumida pelo Ceifeiro, fazendo com que ambos alvo e usuário fiquem presos no estômago do Ceifeiro, não podendo seguir em frente e descansar em paz.

O jutsu certamente tem pontos negativos, uma vez que quem o realiza está destinado a sofrer tanto quanto o alvo. Ainda assim, é um jutsu extremamente poderoso, e uma das técnicas mais fortes quando se trata de selamentos, já que garante que mesmo após a morte a alma daqueles aprisionados não se libertará.

Bom, pelo menos a princípio, pois existe a possibilidade de que o Selo seja desfeito. Ainda assim, isso não somente envolveria o conhecimento do que se precisa fazer, como também requer um sacrifício, considerando-se que alguém deve abrir o próprio estômago em um ritual para que o Ceifeiro faça o mesmo. Na série, quem faz isso é Orochimaru, que como os fãs bem sabem, tem diversos truques para garantir sua sobrevivência mesmo diante desse tipo de circunstância. 

Chibaku Tensei

O time 7 luta contra Kaguya antes de selá-la com o Chibaku Tensei.

É difícil competir com uma técnica capaz de selar qualquer coisa, desde Bestas com Caudas até Kaguya Otsutsuki, motivo pelo qual o Chibaku Tensei pode ser considerado o jutsu de selamento mais poderoso em toda a história de Naruto. E não é só isso: além de prender mesmo as criaturas mais poderosas, a técnica tem um enorme potencial destrutivo, podendo causar dano em grande escala.

Não sem motivo, o Chibaku Tensei não pode ser utilizado por qualquer um, e além de ser necessário que o usuário possua o Rinnegan, também é preciso que ele tenha grandes reservas de chakra. Visto inicialmente sendo utilizado por Nagato, o jutsu voltou a aparecer na parte final de Naruto Shippuden, onde diversas pessoas o utilizam.

Na prática, o que ocorre é a formação de uma esfera negra que atrai tudo ao seu redor, prendendo o alvo em meio aos escombros unidos pela esfera. Quem realiza o jutsu pode escolher seu tamanho, sendo que alguns também são capazes de controlar as esferas formadas livremente. É extremamente difícil escapar do Chibaku Tensei, motivo pelo qual a melhor aposta de quem o enfrenta é destruir a esfera enquanto ela ainda está em formação.

Uma versão ainda mais poderosa do jutsu é apresentada no fim de Naruto, quando o protagonista e Sasuke unem seus poderes para selar Kaguya, tal qual Hagoromo e Hamura Otsutsuki fizeram anteriormente. Nomeada de versão dos Seis Caminhos, a técnica só pode ser utilizada por aqueles que são capazes de exercer o poder do Senjutsu dos Seis Caminhos, e combina poderes Yin e Yang.

Além de tornar o alvo o centro de atração gravitacional que puxa a terra para si, essa versão do Chibaku Tensei é capaz de selar o Rinne Sharingan, fazendo com que imagens dos selos Yin e Yang dos Seis Caminhos apareçam sobre o olho do alvo. Além disso, a técnica extrai chakra do corpo da vítima, e resulta em um satélite muito maior do que seria criado por um Chibaku Tensei comum. Mesmo níveis assombrosos de força não são capazes de libertar o alvo desta técnica, e o único meio conhecido de revertê-la é através de alguém com o Rinnegan invocando o centro do satélite fora dele.

Esta não é uma técnica que pode ser utilizada por qualquer um, algo que, combinado aos efeitos ofensivos e de selamento devastadores que o jutsu tem, comprovam que mesmo entre os mais poderosos, é o Chibaku Tensei dos Seis Caminhos que sai vitorioso. Ainda assim, é interessante levar em conta o quão centrais e úteis todos os jutsus de selamento são, bem como a parte essencial que eles têm ao longo da trama de Naruto.

Qual das técnicas de selamento é sua preferida? Comente aqui!

Confira também: