Naruto: Como funciona o Izanagi?

Capa da Publicação

Naruto: Como funciona o Izanagi?

Por Flávia Pedro

Em Naruto, o Izanagié um genjutsu executado com o Sharingan que é lançado sobre o próprio usuário. Esse é um dos genjutsus mais poderosos, pois quebra as barreiras entre ilusão e realidade. A dinâmica desse genjutsu permite que em um combate, um Uchiha possa usar seu Sharingan para transformar determinado ponto da luta em ilusão e reverter seus danos sofridos enquanto seu Izanagi estava ativado.

Tecnicamente, enquanto o Izanagi está ativo, por mais que seu usuário leve um golpe mortal, tudo será convertido em ilusão e o seu corpo permanecerá como estava antes do genjutsu ser ativado. Isso faz com que o Izanagi seja uma das técnicas mais poderosas do universo de Naruto. Vamos te contar tudo sobre essa técnica usada pelo Clã Uchiha!

Uso do Izanagi

Uciha sem a visão de um dos olhos devido ao uso do Izanagi

Quando um usuário o ativa, automaticamente remove as fronteiras entre o que é a realidade e o que é uma ilusão dentro de seu espaço pessoal. Isso o permite que tenha controle sobre sua própria forma de existência, mas durante breves períodos de tempo.

Em situações de combate, enquanto o usuário permanece fisicamente real, a técnica pode transformar qualquer ferimento ou até morte em “ilusão”, fazendo com que seu oponente acredite que desferiu um golpe fatal, relaxando em combate e sofrendo um ataque surpresa.

Exemplo: se o usuário do Izanagi recebe um ferimento fatal, automaticamente seu corpo desaparece como se fosse uma ilusão e depois retorna à realidade fisicamente ileso e dessa vez 100% real.

O Izanagi só pode ser realizado por aqueles que possuem características genéticas do Sábio dos Seis Caminhos, logo, como os Uchihas são descendentes do Sábio, podem realizar o genjutsu com seu Sharingan. Porém, como uma técnica tão poderosa há um preço a se pagar.

Em troca desse breve controle de realidade, o usuário perde o sharingan de um dos olhos. Ou seja, a pessoa que utilizar essa técnica fica cega, o que faz com que ela só consiga usar o Izanagi duas vezes ao longo da vida. Utilizar o Izanagi para reverter a própria cegueira não é possível, pois Obito já deixou um ponto pré estabelecido ao dizer:

‘É um ataque que permite ao usuário controlar o ataque do inimigo”

Ou seja: não há eficácia em si mesmo ou em companheiros de combate.

Origem

A origem do Izanagi

Essa técnica surge baseada em uma habilidade que o Sábio dos Seis Caminhos possuía, conhecida como “Criação de Todas as Coisas”. O processo de criação inicialmente foi explicado como envolvendo uma administração de: imaginação, energia espiritual e controle da base de chakra Yin para criar o conteúdo e forma “do nada”.

O controle da base de chakra Yang entra para a aplicação de vitalidade e energia física, voltando a dar vida ao corpo anterior.

Foi assim que surgiu a tão poderosa técnica que pode transformar a imaginação em realidade.

Usuários

Danzo

Danzou e seus Sharingans

Danzo Shimura tinha 10 Sharingans implantados em seu braço direito, num esforço para conseguir usufruir dessa e de outras técnicas Uchiha.

Para fazer o uso total do Izanagi, é necessário que os usuários também tenham características genéticas dos Senju, outro clã descendente do Sábio. Como Danzo possuía células de Hashirama parcialmente em seu braço, isso estendeu um pouco mais da vida útil de seu Izanagi para 1 minuto. Como ele tinha 10 sharingans implantados, poderia utilizar a técnica em até 10 minutos.

Porém, como não era um Uchiha, seus níveis de chakra sempre caem drasticamente toda vez que ele utiliza um Sharingan.

Obito

Obito utilizando o Izanagi contra a Konan

Diferente de Danzo, Obito tem DNA Uchiha e a células de Hashirama, o que lhe deu total controle sobre a forma completa do Izanagi. Obito utilizou essa técnica em sua luta contra Konan, que graças ao seu DNA de Hashirama conseguiu manter a técnica ativa por 10 minutos, o que culminou com a morte da kunoichi.

Como consequência, Obito também perdeu a visão de seu olho, mas essa problemática foi resolvida no anime já que o personagem possui um estoque imenso de Sharingans, maior até mesmo que o de Danzo.

Você conhecia esse poderoso genjutsu do clã Uchiha? O que achou dessa técnica e de sua utilização no anime? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: