Capa da Publicação

Mulher-Maravilha 1984: Patty Jenkins responde críticas sobre trama de Steve Trevor no filme

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Não é de hoje que séries de TV e filmes fazem a história de uma pessoa estar presa no corpo de outra, seja em Quero Ser Grande, Sexta-Feira Muito Louca ou The Flash. Contudo, por mais que as tramas sejam divertidos, quando elas entram em um território romântico e sexual, questões como consentimento e manipulação acabam entrando em questão. Isso foi uma das grandes críticas feitas à Mulher-Maravilha 1984.

No novo filme da heroína, ela deseja à Pedra dos Sonhos seu antigo amor, Steve Trevor, de volta. Ele volta, contudo, no corpo de outro homem, interpretado por Kristoffer Polaha, tomando completamente controle de seu corpo e sua vida. Em um dos momentos logo no inicio do longa, Diana e Steve Trevor, no corpo deste outro homem, tem relações sexuais – o que fez com que muitas pessoas criticassem a falta de consentimento trazida pelo envolvimento do personagem sem nome, em toda a situação.

Mulher-Maravilha 1984 diana steve trevor

Gal Gadot e Chris Pine como Diana Prince e Steve Trevor em Mulher-Maravilha 1984.

Contudo, mesmo com as críticas, várias pessoas defenderam o filme, citando situações piores – como a no filme Quero ser Grande, na qual uma criança, no corpo de um adulto, tem relações sexuais com uma mulher – e que como os pedidos feitos para a Pedra do Desejo foram desfeitos, a situação também poderia ter nunca acontecido.

No twitter, o fã @DustyDontShoot fez um grande tuite defendendo a trama do filme, e acabou sendo retuítado pela diretora Patty Jenkins.  No texto, ele cita como toda a trama foi uma referência a vários filmes dos anos 8o que brincam com esse cliché e até mesmo histórias em quadrinhos da Era de Bronze, dizendo também que após o desejo ser revogado, boa parte das ações de Diana também seriam.

Além disso, em uma resposta, ele fala de como a Pedra dos Sonhos “seduz” as pessoas a serem “más”, como Bárbara perdendo a sua humanidade. O mesmo acontece com Diana, que além de perder seus poderes, é seduzida pela mentira de ter Steve Trevor de volta. Jenkins retuitou a mensagem dizendo “Hahaha. Exatamente”. 

 

O que achou da trama? Não deixe de comentar!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor-Chefe | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."