Capa da Publicação

Modern Family: Guia de personagens, temporadas, onde assistir e tudo sobre a série

Por Evandro Lira

Modern Family é uma premiada série de comédia americana, lançada em 2009. Ela acompanha a vida de três famílias suburbanas diferentes conectadas pelo patriarca Jay Pritchett.

Exibida originalmente pelo canal ABC, Modern Family foi amplamente aclamada pela crítica, tendo ganhado o Emmy de Melhor Série de Comédia diversas vezes e formado uma base de fãs leais ao longo dos anos. No Brasil, a série ganhou ainda mais popularidade nos últimos anos, depois que ficou disponível em diversas plataformas de streaming.

Quem é quem em Modern Family?

Os personagens de Modern Family podem ser divididos em três núcleos diferentes, onde em cada um deles está um membro da família Pritchett. Todos os núcleos são compostos por personagens que transitam pelas casas uns dos outros, fazendo com que geralmente as tramas se intercruzem ao longo dos episódios.

  • A família Pritchett-Delgado

Jay Pritchett é um típico patriarca americano e chefe de família. Ele é o dono de uma empresa de armários e é casado com uma mulher muito mais nova que ele, Gloria Delgado-Pritchett. Enquanto Jay é um cara realista, sarcástico e por vezes duro, Gloria, que é uma mulher colombiana de sotaque forte, é mais amorosa e astuta.

Juntos, eles criam Manny Delgado, filho do primeiro casamento de Gloria. Manny é um jovem inteligente, com uma alma artística e bastante maduro para sua idade.

Gloria apoia Manny em quase todas as suas ideias, chegando a ser um pouco cega em relação ao filho. Enquanto isso, Jay tem uma relação complicada com o garoto, alguém que ele acha sensível demais.

Os três personagens são vividos por Ed O’Neill (Jay), Sofia Vergara (Gloria) e Rico Rodriguez (Manny).

Jay, Manny e Gloria

  • A família Tucker-Pritchett

Mitchell Pritchett é filho de Jay. Ele é um homem discreto, de personalidade calma e cautelosa. Embora ele e seu pai se amem – e demonstrem isso algumas vezes -, os dois tem uma relalão conturbada devido a homossexualidade de Mitchell.

Cameron Tucker, o marido de Mitchell, é o completo oposto do seu parceiro. Ele é dramático, empolgado e extravagante, o que por muitas vezes gera conflitos entre os dois.

Os dois possuem uma filha, Lily Tucker-Pritchett, adotada ainda quando bebê e que vai crescendo e desenvolvendo personalidade ao longo das temporadas da série. 

Os três personagens são vividos por Jesse Tyler Ferguson (Mitchell), Eric Stonestreet (Cameron), Jaden e Ella Hiller (Lily nas duas primeiras temporadas) e Aubrey Anderson-Emmons (Lily da temporada 3 em diante).

Mitch segura Lily ao lado de Cam

  • A família Dunphy

Claire Dunphy é filha de Jay e irmã mais velha de Mitchell. Ela é uma mulher muito competitiva e às vezes estressada com a família. Ela tem dificuldade ao não conseguir controlar os filhos e às vezes perde a paciência com o marido, Phil. Apesar disso, Claire é uma mãe amorosa e uma esposa que apoia as maluquices do marido. A personagem é interpretada por Julie Bowen.

Phil, marido de Claire, é um corretor de imóveis que se vê como um “pai legal”. Ele está constantemente arrumando maneiras de se aproximar mais dos filhos e do seu sogro, Jay. Geralmente é bem intencionado e está sempre buscando novas aventuras. Ty Burrell vive Phil na série.

Juntos, Claire e Phil têm três filhos. A mais velha, Haley, é uma típica adolescente irresponsável. Ela é muito mais preocupada com seu status social do que com qualquer outra coisa. Ela é namoradeira e um pouco burra, embora demonstre um espírito “malandra” em várias ocasiões. Haley é vivida por Sarah Hyland.

A filha do meio, Alex, é o oposto de Haley. Ela é caracteristicamente nerd, inteligente e muito preocupada com os estudos. Ela não tem uma vida social muito movimentada, mas é incrivelmente sagaz, podendo sacanear qualquer um da família quando precisa. É interpretada por Ariel Winter.

Luke é o filho mais novo. Ele é indisciplinado, encrenqueiro e brincalhão, mas também um pouco burro. Está sempre executando ideias mirabolantes com seu pai ou com Manny, filho de Gloria. Luke é vivido por Nolan Gould.

Alex, Phil, Haley, Claire e Luke

Quantas temporadas tem Modern Family?

Modern Family possui 11 temporadas. Elas foram lançadas entre 2009 e 2020, com seu último episódio sendo exibido em 8 de abril de 2020.

A cada temporada, acompanhamos o desenvolvimento dos personagens, que crescem, mudam, trocam de emprego, se relacionam com outras pessoas, mas sempre mantém o convívio com a família.

Personagens aparecem conversando com a câmera em todos os episódios de Modern Family

O formato da série

Modern Family é filmada e produzida de modo que pareça com um documentário. Os personagens principais da série são frequentemente vistos sentados e conversando diretamente com a câmera, como em um reality show. Nesses segmentos, os personagens fazem confissões ou explicam alguma coisa relacionada aos acontecimentos do episódio.

Chamado de mockumentary, esse estilo também pode ser visto em séries como The Office e Parks and Recreation.

Aclamação da crítica e prêmios

Ao longo de sua exibição, Modern Family foi amplamente aclamada pela crítica. Sua recepção porém foi ficando mais morna à medida que a série avançava. A mesma coisa aconteceu com os prêmios de televisão.

A série ganhou nada menos que cinco Emmys de Melhor Série de Comédia em cada um dos primeiros cinco anos de exibição. Os atores Eric Stonestreet e Ty Burrel saíram premiados duas vezes com o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante por Série de Comédia, enquanto Julie Bowen também recebeu dois Emmys de Atriz Coadjuvante. Ao todo, o programa ganhou 22 prêmios Emmy e 75 indicações.

Cada temporada de Modern Family também foi eleita uma das 10 melhores temporadas de TV do ano pelo American Film Institute.

Onde assistir Modern Family

As onze temporadas de Modern Family estão, atualmente, disponíveis para assistir na Netflix e no Globoplay. No Now Oline, serviço atrelado a TV por assinatura, é possível assistir a nove temporadas da série.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira