Review: MLB The Show 2021 é um prato cheio para os fãs de beisebol

Capa da Publicação

Review: MLB The Show 2021 é um prato cheio para os fãs de beisebol

Por Lucas Rafael

Sabe quando você fica na dúvida se deve ou não comprar um jogo, já que ele meio que te interessa mas você não sabe dizer se vale o seu suado dinheirinho? Felizmente, MLB The Show 2021 não requer tanta reflexão da sua parte. Há uma pergunta filtro bem simples para decidir se o game é ou não a sua praia: você curte beisebol?

MLB The Show é uma franquia tarimbada para os fãs do esporte, sendo sempre reconhecida por sua competência na simulação do beisebol. Aqui é a palavra simulação que pode afastar qualquer novato: o jogo está repleto de mecânicas que te permitem explorar jogadas cheias de nuance de praticamente qualquer aspecto da partida. Alguém que jamais foi exposto à beisebol e seus princípios básicos provavelmente pode largar o jogo de mão rapidamente.

Ficha Técnica:

 

Desenvolvedora: SIE San Diego Studio
Publisher: Sony Interactive Entertainment
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X, PlayStation 5
Lançamento: 20 de abril de 2021

MLB The Show intimida sim, mas calma. Se você é um entusiasta do beisebol que quer conhecer mais sobre o esporte, suas regras, dinâmicas e jogadas, eis aqui uma aula interativa que pode ser muito compensadora. Basta que você tenha a paciência de investir nos tutoriais e explorar minuciosamente as opções que o game te dá.

É o primeiro jogo multiplataforma da Playstation. A franquia MLB, geralmente uma exclusiva Sony, agora está disponível também para o Xbox via Game Pass, tornando-se acessível para uma fatia maior do público gamer.

Para os fãs de longa-data, há novidades, mas a substância do game ainda é a mesma. São três dificuldades disponíveis para acomodar vários tipos de jogador, dos mais iniciantes e casuais até os veteranos que já tem uma certa noção de qual é a do título.

Quer aprender melhor beisebol pois tem aquela simpatia pelo esporte, embora não manje muito? Como já falamos, MLB The Show 21 é um ótimo ponto de partida, contando com tutoriais aprofundados que mitigam a complexidade geral do jogo. O título vai te apresentando as mecânicas por partes, com calma e paciência, para que você domine tudo no seu tempo.

Requer paciência? Sim, infelizmente a complexidade intrínseca ao beisebol – um esporte com diversas posições – acaba respingando na quantidade de mecânicas e jogadas disponíveis, um excesso que, embora vise a simulação fiel de uma partida, pode acabar frustrando os jogadores mais casuais.

Para os navegantes de primeira viagem, cada posição de uma partida de beisebol está aqui, completa com diversas mecânicas para você desenrolar o seu estilo de jogo. Do arremessador ao apanhador até cada base e campistas.

Na estrada com MLB

O modo favorito de muitos é Road To The Show, um modo carreira bastante elogiado pelos fãs como um dos mais completinhos e empolgantes nos títulos de esportes. Em MLB The Show 21, ele ganha novas atualizações que o otimizam ainda além. O processo de draft foi melhorado, além de abarcar mais jogos de exibição. Talvez a maior de todas as alterações aqui seja a oportunidade do seu jogador ser um “Two Way Player“, podendo atuar em mais de uma posição, uma mecânica que já vinha sendo pedida há tempo pelos fãs da franquia.

Entre outras atualizações interessantes, está o fato do seu jogador criado para o modo Road To The Show poder ser importado para outros modos de jogos.

Veteranos da franquia também irão perceber a presença de menus mais limpos e dinâmicos, com diversas facetas complexas dos MLBs passados sendo repensadas de maneira simples, sem comprometer sua essência.

Um show de imersão

Como já mencionamos anteriormente, o compromisso de MLB The Show 21 com a simulação de uma partida de beisebol é intenso. Dos sons da torcida até os narradores e o som do taco acertando a bola em cheio, a apresentação do game dá um show.

Graficamente falando, é um título competente que não falha em imergir na atmosfera de uma partida de beisebol. Ainda assim, os modelos dos personagens claramente ainda carecem de melhorias, muitas vezes – especialmente durante os close-ups -, ganhando um aspecto plástico.

Nota para MLB The Show 2021

Para os entusiastas do beisebol, MLB The Show 2021 ainda é o título definitivo em termos de imersão e opções. Com novas atualizações que tornam o modo favorito Road To The Show ainda mais flexível, o game permite criar um jogador de duas posições e exportá-lo para outros modos. MLB 21 infelizmente só não é muito convidativo ao jogador de primeira viagem. Não que o jogo não o auxilie – há diversos tutoriais pensados para amaciar a jogatina dos não iniciados, mas ainda assim é uma jornada que demanda paciência e persistência.

A nota final para MLB The Show 2021 são quatro bolas de beisebol de cinco. 

*Para a review do jogo foi testada a versão do jogo no PS5.