Microsoft obtêm patente que permite criar tecnologia vista em Black Mirror

Capa da Publicação

Microsoft obtêm patente que permite criar tecnologia vista em Black Mirror

Por Evandro Lira

Uma notícia envolvendo uma patente concedida a Microsoft fez com que muita gente relacionasse a ideia diretamente a série Black Mirror. De acordo com o The Independent, a empresa de tecnologia obteve uma patente que permite criar um chatbot usando informações pessoais de pessoas falecidas.

A Microsoft pode, a partir de agora, criar um bot de inteligência artificial baseado em imagens, dados de voz, postagens em redes sociais, mensagens eletrônicas e outras informações de uma pessoa que já morreu.

Como apontado pelo IndieWire, o primeiro episódio da segunda temporada de Black Mirror parece ter “previsto” a nova tecnologia. Intitulado “Be Right Back”, o episódio traz Hayley Atwell no papel de uma mulher que decide ressuscitar seu namorado morto através do uso de inteligência artificial.

Episódio de ‘Black Mirror’ exibido em 2013 é estrelado por Hayley Atwell e Donham Gleeson

A personagem começa a se comunicar com uma versão IA de seu namorado utilizando um sistema de mensagens que o “ressuscita” através de registros de mídias anteriores. Depois que ela carrega vídeos do namorado no serviço, a tecnologia permite que ela faça ligações e ouça sua voz artificialmente. A coisa toda fica ainda mais bizarra quando a mulher usa um androide realista do amado.

Na vida real, a patente da Microsoft é descrita como:

“A pessoa específica que o chatbot representa pode corresponder a uma entidade passada ou presente (ou uma versão dela), como um amigo, um parente, um conhecido, uma celebridade, um personagem fictício, uma figura histórica, uma entidade aleatória etc. A pessoa específica também pode corresponder a si mesma (por exemplo, se o usuário criar/treinar o chatbot para isso. Além disso, os usuários vivos podem treinar um substituto digital em casos de morte.”

Fala se a coisa não é “muito Black Mirror”?

A série criada por Charlie Brooker é um dos programas mais bem sucedidos da última década, tendo ao todo 22 episódios separados entre cinco temporadas. A série examina a sociedade contemporânea, particularmente no que diz respeito às consequências das novas tecnologias. Por enquanto, não há planos revelados para uma sexta temporada.

Fique com: