Capa da Publicação

Final de Milagre na Cela 7 explicado: o que significa Lingo Lingo

Por Camila Sousa

Há filmes que são capazes de emocionar o espectador com uma história simples, mas poderosa. Esse é o caso de Milagre na Cela 7, produção de 2019 que foi lançada na Netflix em 2020, e se tornou um sucesso de público.

A história, que já teve versões da Coreia do Sul, índia e Filipinas, acompanha Memo (Aras Bulut Iynemli), um homem com deficiência intelectual que é pai de Ova (Nisa Sofiya Aksongur) e vive em um pequeno vilarejo na Turquia.

Embora tenha uma vida simples e seja querido por todos, Memo é preso quando se envolve em um acidente que culmina na morte de uma jovem. A partir daí, começa uma jornada para provar sua inocência e voltar para Ova.

Ao longo do filme, pai e filha dizem repetidamente a frase “Lingo, lingo, garrafas”, que começa como um tipo de brincadeira interna entre eles, mas depois se torna mais importante, especialmente quando eles tentam se comunicar quando Memo está preso. A frase é dita quando os dois se reencontram e, por isso, ela se tornou muito familiar e carregada de sentimentos para quem viu o longa.

Memo e Ova em Milagre da Cela 7

Porém, “Lingo, lingo, garrafas” não foi uma expressão criada para o filme. Na verdade, ela faz parte da cultura da Turquia, dita especialmente em músicas de dança do ventre.

Como pode ser visto no vídeo abaixo, músicos locais falam “Lingo, lingo” (uma expressão sem um significado preciso, como um “lá, lá, lá”) e “Şişeler”, que significa garrafas. A letra da música também cita a bebida raki, que aparece no filme disponível na Netflix.

Logo, a frase “Lingo, lingo, garrafas” não é exatamente fruto de apelidos entre Memo e Ova, mas sim uma brincadeira que utiliza uma canção muito popular na cultura turca.

Como dito anteriormente, Milagre na Cela 7 teve diversas versões feitas em países diferentes, e um detalhe como esse faz essa versão da história ter uma ligação maior com a Turquia.

E você, se emocionou com Milagre na Cela 7? Fale sua experiência com o filme abaixo e veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Camila Sousa

Jornalista por formação e nerd por natureza. Fã de diversos mundos fantásticos por aí e criadora do podcast Podcakes | @cakes_sousa no Twitter e Instagram