Capa da Publicação

Quem é Mephisto? Tudo sobre o possível vilão de WandaVision

Por Gus Fiaux

Ainda que seja mais conhecida por seus heróis – figuras humanas e cheias de tramas fabulosas -, a Marvel também possui um repertório bem interessante no seu campo de vilões. De magnatas a ditadores, passando por magos e feiticeiros, a editora sabe muito bem contrapor figuras heroicas a seres diabólicos. E falando em diabo, um dos vilões mais curiosos e complexos da Marvel é o demônio Mephisto. 

Criado em 1968, nas páginas de Silver Surfer #3, o demônio foi trazido às HQs por Stan Lee, John Buscema Jerry Robinson, ganhando cada vez mais espaço em âmbitos místicos e ocultos da Casa das Ideias, inclusive sendo associado a muitos dos heróis mágicos da editora. Agora, muitos acreditam que ele pode acabar dando as caras em WandaVision, devido a uma complexa ligação com a Feiticeira Escarlate. E pensando nisso, resolvemos elencar neste artigo o essencial que você precisa saber sobre o medonho Mephisto!

Quem é Mephisto?

Mephisto é um demônio interdimensional do Universo Marvel, tão antigo quanto a própria existência da Terra. Ele originalmente surgiu como uma mosca (uma espécie de referência a várias figuras goétias que assumem a forma de moscas ou insetos), e que comandava sua própria dimensão compacta, um submundo flamejante sempre referido com diversos nomes, como Hades e Inferno.

O personagem é claramente inspirado pelo poema Fausto, de Goethe. O livro conta a história de um homem comum, um alquimista chamado Fausto, que acaba fazendo um pacto com o demônio Mephistopheles, que lhe garante poderes sobrenaturais e uma riqueza absoluta, mas acaba cobrando um preço alto no processo. A inspiração é visível em algumas das histórias mais clássicas do personagem.

Curiosamente, é importante deixar claro que ele não é Satanás ou o Diabo cristão, como muitos acreditam. Até mesmo o Inferno que ele comanda não é bem o “inferno” oficial, já que, no Universo Marvel, vários demônios concorrem pelo título de Lorde do Inferno – um manto rotativo, passado de tempos em tempos, que determina qual demônio deve assumir o posto do “Diabo” principal.

O vilão está associado direta ou indiretamente a vários heróis da Marvel, além de ter feito vários pactos e contratos ao longo de suas várias participações. Um dos casos mais famosos é o de Johnny Blaze, o Motoqueiro Fantasma. Mephisto apareceu para ele como se fosse o diabo bíblico, propondo um pacto para salvar a vida de seu pai, Crash Simpson. Blaze vendeu sua alma no processo, tornando-se o Espírito da Vingança. O vilão aparece no primeiro filme live-action do anti-herói, de 2007.

Além do Motoqueiro, Mephisto já interagiu e fez pactos com outros personagens, tais quais o ThorDoutor Destino, Doutor Estranho e até o Homem-Aranha.

Quais são os poderes e habilidades de Mephisto?

Mephisto possui uma miríade quase infinita de poderes e habilidades sobrenaturais, as quais ele usa para traçar seus pactos e contratos macabros mundo afora, além de conseguir manipular heróis e outros personagens sempre um plano acima do terreno. Entre seus dons, ele possui força, resistência, velocidade regeneração sobre-humanas, tornando-o um inimigo muito perigoso no combate corpo-a-corpo.

Além disso, ele é capaz dos mais profundos tipos de manipulação mágica, usando variadas fontes místicas para atingir seus objetivos. Isso significa que ele consegue produzir feitiços, maldições e invocações de diferentes culturas. Tudo isso o ajuda a empregar seus pactos faustianos, contratos que ele utiliza para manter uma vítima sempre sob seu domínio.

Não bastasse isso, ele também possui a capacidade de metamorfose, podendo se transformar à vontade em qualquer pessoa ou criatura, sempre para ludibriar e iludir seus adversários. Outro dom famoso é a manipulação da realidade, que ele usa para os mesmos fins, sendo capaz de distorcer o universo inteiro ao seu bel-prazer. Por fim, ele ainda é imortal, podendo voltar à vida sempre que é derrotado.

Apesar disso, é importante deixar claro que ele não é um ser onipotente, ainda mais quando pensamos em sua influência sob os humanos. Ele não pode apenas brincar livremente com a vida das pessoas e precisa primeiro corrompê-las para que elas aceitem seus pactos e contratos.

Participações em grandes sagas e eventos

Mephisto quase sempre aparece como uma figura nas sombras, mas está sempre em meio a grandes eventos e acontecimentos do Universo Marvel, como um espectador ativo. Ele está em Desafio Infinito (saga que foi adaptada em Vingadores: Guerra Infinita). Aqui, ele interpreta um lacaio de Thanos, que se aproveita da cruzada do Titã Louco para se aliar a ele e tentar, em algum momento, surrupiar a Manopla do Infinito – o que ele acaba não conseguindo fazer.

Outra participação clássica e muito elogiada de Mephisto acontece na graphic novel Triunfo e Tormento, uma história que envolve o Doutor Estranho e o Doutor Destino juntos em uma jornada pelos confins do inferno. Na saga, Victor Von Doom está atrás de sua mãe, Cynthia, que havia feito um pacto com Mephisto há muitos anos e agora era torturada no submundo pelo demônio. A participação de Mephisto é gloriosa e mostra como ele é uma criatura totalmente sádica e medonha.

Talvez, a história mais controversa do demônio seja o arco Um Dia a Mais, que traz o Homem-Aranha em apuros quando a Tia May quase morre em decorrência da revelação de sua identidade secreta ao mundo. Desesperado e disposto a tudo para não deixar sua tia morrer, Peter Parker busca a ajuda de Mephisto, que consegue curar a idosa em troca de um preço bem alta: ele apaga todo o casamento de Peter com Mary Jane Watson, bem como boa parte da história que tiveram juntos.

Mais recentemente, Mephisto também apareceu em alguns arcos de heróis famosos. Ele esteve na micro-saga Danação, que envolvia o Doutor Estranho e outros heróis místicos e urbanos. No evento, Mephisto acaba matando o Motoqueiro Fantasma, que (depois de morto) usurpa seu trono e se torna o novo Rei do Inferno. Ele também esteve em um arco recente dos Vingadores, onde parece ter encontrado seu “fim definitivo” (que obviamente será revertido em não muito tempo).

Como Mephisto pode aparecer em WandaVision

Com tudo isso em mente, há quem ainda acredite que o personagem pode estar em WandaVision, a primeira série produzida pela Marvel Studios. Até agora, não há indícios concretos de que o demônio está envolvido na trama, mas muitos fãs se lembram bem de um arco das HQs que envolve Mephisto e os filhos gêmeos da Feiticeira Escarlate, Thomas e William Maximoff.

Basicamente, em um dos arcos de histórias mais complexos da heroína, ela aparece grávida de gêmeos do Visão – que, na teoria, não pode engravidar ninguém por ser um homem sintético. Ainda assim, muitos acreditam que a gravidez é normal e a heroína inclusive dá luz aos bebês sem muita preocupação. Porém, posteriormente é revelado que os bebês são frutos dos poderes de alteração da realidade de Wanda Maximoff, e que foram criados usando fragmentos da alma demoníaca de Mephisto.

Mephisto, ao descobrir isso, reabsorve esses fragmentos de alma – o que faz com que Thomas e William deixem de existir, levando Wanda à mais completa insanidade. Ela precisa ter sua mente apagada para não surtar, mas isso acaba tendo consequências mais drásticas posteriormente, nos eventos de Vingadores: A Queda Dinastia M.

Em WandaVision, já vimos que Wanda Maximoff deu luz aos gêmeos – ainda que eles surjam “do nada” e não tenham uma concepção natural. Dessa forma, muitos creem que Mephisto pode estar envolvido no nascimento dessas crianças e que isso trará muitos problemas para a heroína nos próximos episódios da série. Há inclusive as teorias de que algumas personagens da série, como Agnes ou Dottie, podem ser as servas de Mephisto (ou até mesmo o próprio demônio disfarçado).

Se isso vai ou não acontecer, ainda precisamos esperar para ver. Nos últimos anos, o Universo Cinematográfico da Marvel tem expandido cada vez mais seu lado oculto e sobrenatural, e faria todo sentido para o contexto da série que forças maiores estejam manipulando e se aproveitando do caos causado pela Feiticeira Escarlate.

Abaixo, fique com a nossa teoria a respeito dos comerciais de WandaVision:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux