Matrix Resurrections: Tudo o que já sabemos sobre o filme

Capa da Publicação

Matrix Resurrections: Tudo o que já sabemos sobre o filme

Por Gabriel Mattos

Em 1999, a estreia de Matrix abalou completamente o mundo do cinema! Fortemente inspiradas por animes como Ghost in the Shell, as irmãs Wachowski revolucionaram a linguagem de filmes de ficção científica com uma série de metáforas visuais que marcaram a cultura pop. Quase 20 anos depois, a franquia vai ressurgir das cinzas com um novo filme: Matrix Resurrections.

O novo longa promete continuar as temáticas que desafiavam as nossas noções de realidade, mas de uma forma atualizada para incluir os grandes avanços tecnológicos dos últimos anos. Muitos segredos só serão revelados quando o filme estrear, mas a gente já descobriu uma porção de novidades que resumimos neste artigo para vocês. Dá só uma olhada!

Trailer de Matrix 4

Para começar, confira o primeiro trailer divulgado pela Warner Media:

O que esperar de Matrix 4?

Desvendar os mistérios da simulação é uma das partes mais interessantes da franquia Matrix, então é compreensível que o trailer tenha evitado trazer muitos detalhes sobre a trama. Mas do que podemos observar, Neo está de volta a Matrix, mas ele está tendo problemas para se lembrar do passado.

Assumindo novamente a identidade de Thomas Anderson, ele voltou a tomar pílulas azuis sob recomendação do seu psicólogo. Só que um dia, ele decide parar e começa a perceber que há algo de errado no mundo que o cerca. Para encarar este mundo que quer lhe manter ignorante, ele vai precisar da ajuda de novos e velhos aliados, além de confiar em uma figura misteriosa que parece estranhamente familiar.

O longa promete apostar mais uma vez nas analogias à história de Alice no País das Maravilhas, mas dessa vez a referência pode ficar ainda mais explícita. No trailer, há uma cena em que Thomas ganha uma cópia do livro de presente de uma mulher que parece ser a nova Oráculo. Outro tema escondido na trilogia original é a experiência transgênero, um reflexo da identidade das diretoras, mas será que também veremos metáforas mais claras dessa vez?

Quem está de volta no elenco?

Keanu Reeves está de volta como Neo

O retorno triunfal da franquia Matrix não estaria completo sem a presença de Keanu Reeves no papel de Neo e Carrie-Anne Moss como Trinity. A dupla protagonizou as mais intensas cenas de ação da trilogia, mas os personagens não vão mais se conhecer no novo filme.

Além dos protagonistas, outros atores também estarão de volta na nova sequência, incluindo Jada Pinkett Smith como Niobe, Daniel Bernhardt como o Agente Johnson e Lambert Wilson, o Merovingian. Mas como nem tudo são flores, já foi confirmado que algumas figuras importantes não darão as caras em Matrix Resurrections.

O perturbador Agente Smith, que caça avidamente Neo ao longo da trilogia, não deve retornar, já que o ator Hugo Weaving esteve com a agenda lotada nestes últimos anos. Outra ausência de peso é Laurence Fishburne, que interpretou Morpheus — o homem que entregava as famosas pílulas azuis e vermelhas no primeiro filme. Entretanto, ao que tudo indica, este papel vai ser vivido por um novo ator…

Quem é novo no elenco?

Jessica Henwick é Bugs

Falando nos novos atores, o elenco reúne grandes nomes, mas muitos ainda não tiveram seus papéis revelados. Pelo trailer que foi divulgado, parece que Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen e Aquaman) viverá um personagem equivalente ao clássico Morpheus. Junto de Bugs, vivida por Jessica Henwick (Punho de Ferro), ele terá destaque entre os protagonistas.

Sabemos que Neil Patrick Harris será o psicólogo de Neo, enquanto Jonathan Groff estará  do lado dos vilões. Porém não foram divulgadas informações sobre os personagens de Toby Onwumere, Max Riemelt, Eréndira Ibarra, Priyanka Chopra, Andrew Caldwell, Brian J. Smith, Ellen Hollman e Christina Ricci.

O que aconteceu com o Morpheus?

Matrix Resurrections pode apresentar novo Morpheus

Tudo indica que o personagem de Yahya Abdul-Mateen II é na verdade o próprio Morpheus, seja ele uma versão mais nova do herói ou uma reconstrução digital criada pela própria Matrix. A explicação para esta mudança pode estar em um jogo considerado cânone pelas irmãs Wachowski mas que foi esquecido por muitos fãs: Matrix Online.

Em sua trama, Morpheus estava decidido a resgatar o corpo de Neo das máquinas. Para isso, ele bolou um plano que envolvia atacar diferentes pontos da Matrix, mas em um destes ataques ele acabou morrendo, o que justificaria a mudança drástica no novo filme. Os servidores foram desligados em 2009, logo não há mais como jogar esta história.

Wachowskis vão dirigir?

Lana Wachowski irá dirigir o filme

A trilogia original foi dirigida em parceria pelas irmãs Wachowski. Entretanto, como ainda não haviam anunciado publicamente a sua transgeneridade, na época elas respondiam por outros nomes, o que explica a confusão de parte do público que não acompanhou a trajetória das cineastas.

Desta vez, Matrix Resurrections será dirigido apenas por Lana Wachowski. Isto porque além de sua irmã, Lilly Wachowski, estar ocupada supervisionando a produção da série Work in Progress como showrunner, ela declarou não ter interesse em retornar para um trabalho que iniciou antes de sua afirmação de gênero.

Além de Lana, o roteiro também é assinado por David Mitchell e Aleksandar Hemon, que prometem reforçar as reflexões filosóficas da trama.

Quem são os novos vilões?

Neo está de volta a Matrix

Da última vez que visitamos este universo, no final de Revelations, as máquinas haviam entrado em trégua com os humanos. Neo havia convencido Deus Ex Machina, o representante dos robôs que escravizavam os humanos para extrair sua energia, de que o Agente Smith era o verdadeiro problema. Assim, os robôs decidiram que os humanos teriam a escolha de sair da Matrix quando quisessem. Então quem seriam os vilões dessa vez?

No trailer, temos breves relapsos da vida fora da Matrix e os protagonistas parecem estar enfrentando máquinas novamente, mas é improvável que eles simplesmente tenham revogado seu tratado. Pode ser que agora os próprios humanos querem viver dentro da Matrix e estão lutando contra todos que ameaçam sua vida perfeita na Matrix.

Quando estreia Matrix 4?

Matrix está de volta

Matrix Resurrections chega aos cinemas brasileiros no dia 22 de dezembro, junto da estreia nos Estados Unidos. Originalmente, o filme estava agendado para lançar no mesmo dia que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, porém ele acabou sendo adiado em uma semana para evitar concorrência direta em seu final de semana de estreia.

No exterior, o filme chegará simultaneamente ao catálogo do HBO Max. Entretanto, quando o serviço chegou ao Brasil, a Warner Media prometeu que os filmes chegariam na versão brasileira do streaming 45 dias após sua estreia. Deste modo, é provável que Matrix 4 chegue dia 5 de fevereiro ao HBO Max no Brasil.

Ansioso para o retorno de Neo? Não deixe de comentar!

Fique com: