Matrix: Roteiro do primeiro filme tinha personagem trans, segundo Lilly Wachowski

Capa da Publicação

Matrix: Roteiro do primeiro filme tinha personagem trans, segundo Lilly Wachowski

Por Arthur Eloi

Ao longo dos anos, ficou cada vez mais claro para o público que Matrix pode ser interpretado como uma metáfora sobre pessoas trans – inclusive por conta de suas criadoras, as Irmãs Wachowski, serem mulheres trans. Segundo as cineastas, essa associação era ainda mais forte no roteiro original, graças ao personagem Switch.

No filme, Switch é uma das únicas mulheres na equipe de Morpheus (Laurence Fishburne), e é interpretada por Belinda McClory. Inicialmente, porém, a atriz foi escalada para interpretar apenas metade do papel. A ideia, como revelou a diretora Lilly Wachowski para a BBC News, era que Switch fosse um homem no mundo real, e uma mulher dentro da Matrix, já que a simulação reflete a sua autopercepção do seu subconsciente.

Assim que a atriz foi escalada, o roteiro mudou para que ela interpretasse Switch em ambos os mundos, mas o nome – que pode significar “Troca” ou “Mudança” em português – ficou como alusão à sua transição de gênero entre o real e o digital. Não é certo o motivo da alteração no roteiro, mas a personagem ganhou um visual mais andrógeno para refletir essa identidade única.

Switch em Matrix

Há quem rejeite a teoria de que Matrix é uma grande alegoria trans, mas essa interpretação – que cresceu dos anos 2000 para cá – foi recentemente confirmada por Lilly Wachowski, que afirmou com todas as palavras à revista Them:

Sim, Matrix é uma alegoria trans. Foi feito por duas mulheres trans não-assumidas. Como não poderia ser?!

Depois de 18 anos de hiato, a franquia retorna aos cinemas ainda em 2021 com Matrix Resurrections, que resgata os protagonistas Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie Anne-Moss) em uma nova aventura pelo mundo digital. A direção é de Lana Wachowski, cocriadora da trilogia original, e a estreia está marcada para 22 de dezembro.

Aproveite e confira todos os novos atores que estão confirmados no elenco de Matrix 4:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117