Matrix: Keanu Reeves debocha da ideia de NFTs em entrevista

Capa da Publicação

Matrix: Keanu Reeves debocha da ideia de NFTs em entrevista

Por Gabriel Mattos

Conforme a tecnologia avança, novas maneiras de simular a realidade são desenvolvidas, especialmente depois do isolamento repentino da pandemia. E um destes últimos avanços que mais tem dado o que falar foi o surgimento de NFTs. Com vantagens e desvantagens, a nova tecnologia é cercada em polêmica e em uma recente entrevista, Keanu Reeves, que protagoniza The Matrix Ressurrections, deixou claro que acha esta ideia ridícula.

O que são NFTs?

Para quem ainda não entendeu exatamente qual é a proposta dos NFTs, eles são um código único de números que garante que um bem digital seja exclusivo em todo o mundo. São como certificados de autenticidade de colecionadores do mundo real, que podem ser usados para se destacar no Twitter, em jogos e outras áreas.

Você pode compartilhar seu meme favorito quantas vezes quiser na internet, por exemplo. Mas com o NFT pode haver uma versão deste meme com um código 4958 que só pertencerá a um usuário em um determinado servidor.

Assim, o mercado consegue criar uma ideia de escassez, que valoriza os produtos no sistema capitalista, mesmo em um mundo virtual. Você talvez esteja se perguntando qual é o propósito, uma vez que qualquer um poderia baixar o mesmo meme do exemplo e distribuir na rede gratuitamente, e esta é a mesma opinião de Keanu Reeves.

O que o Keanu Reeves acha de NFTs?

Keanu tem alguma experiência com tecnologias distópicas

Recentemente, foram ofertados 100.000 NFTs de Matrix pelo preço de U$50, para divulgar o futuro lançamento de Matrix Ressurrections. Em entrevista ao The Verge, Keanu Reeves foi perguntado o que achava desta ideia de arquivos que não poderiam ser copiados. Ele prontamente retrucou:

“Eles são facilmente reproduzidos, não?,” alfinetou, antes de um breve ataque de risos.

O entrevistador ainda tentou ressaltar que os arquivos não seriam exatamente iguais, por causa deste fator de autenticidade, mas o ator não pareceu se importar. Ele ainda acrescentou que não recebeu nem um centavo com as vendas deste material.

Ultimamente, o avanço dos NFTs tem sido motivo de grande debate nas redes sociais, pois a prática costuma acelerar o processo de aquecimento global devido aos seus extensos servidores. Por outro lado, esta se tornou a principal forma de renda de artistas que não conseguiam o merecido reconhecimento de formas tradicionais.

O que você acha da nova era dos NFTs? Não deixe de comentar!

Fique com: