Marvel rompe laços com ilustrador brasileiro Joe Bennet

Capa da Publicação

Marvel rompe laços com ilustrador brasileiro Joe Bennet

Por Evandro Lira

A Marvel Comics retirou Joe Bennett da função de ilustrador do próximo evento da editoria, Timeless. A HQ havia sido anunciada no fim do mês passado, com Bennet confirmado entre os artistas. Agora, porém, segundo o Newsarama (via GamesRadar), a Marvel afirmou que não voltará a trabalhar com ele em “nenhum projeto futuro”.

Não foram explicadas as razões para a repentina ruptura entre a editora e o artista, mas a decisão vem poucos dias após a publicação de uma carta-aberta do parceiro de Benner em Immortal Hulk, o britânico Al Ewing.

No dia 2 de setembro, Ewing, roteirista da saga do Hulk, afirmou com todas as letras, através do Twitter, que não pretende trabalhar com Bennet novamente, mesmo que isso gerasse problemas para ele no futuro. O escritor explica que a decisão tem como base o comportamento de Bennet nos bastidores, bem como sua posição política – Bennet é um ferrenho apoiador do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Joe Bennett é ilustrador da Marvel há mais de 20 anos

Ewing chegou a criticar uma ilustração que Bennet produziu e compartilhou em suas redes sociais em 2017, onde Bolsonaro foi desenhado montado em um cavalo, usando uma armadura e pisoteando opositores políticos.

No início de 2021, Bennet se envolveu em outra controvérsia, que fez a Marvel e o próprio ilustrador se desculparem publicamente. Na ocasião, a HQ Immortal Hulk foi acusada de conter elementos antissemitas devido a um suposto erro em um dos quadros da edição #43.

No passado, Bennet foi acusado de “aplaudir” o ataque feito ao jornalista Glenn Greenwald durante a exibição do programa de rádio Pânico. Devido às críticas, o artista apagou seus comentários das redes sociais e pediu desculpas ao jornalista e sua família.

A relação de trabalho de Bennett com a Marvel remonta a 1994. Desde então, ele trabalhou em vários títulos importantes, tais quais The Amazing Spider-Man, Capitão América, Quarteto Fantástico e, mais recente, a e elogiada The Immortal Hulk.