Um Lugar Silencioso: Qual a origem dos monstros dos filmes?

Capa da Publicação

Um Lugar Silencioso: Qual a origem dos monstros dos filmes?

Por Gus Fiaux

Uma das franquias mais curiosas apresentadas nos últimos anos, Um Lugar Silencioso já possui dois capítulos – e mais filmes a caminho, bem como um jogo. Na saga, somos jogados de paraquedas a um mundo repleto de criaturas terríveis que se guiam pelos sons, fazendo suas vítimas por onde passam e causando um verdadeiro desequilíbrio no Planeta Terra, exterminando uma grande quantidade de seres humanos.

Desde que o primeiro filme foi lançado, ainda em 2018, muitos se perguntam sobre qual é a origem dos monstros do filme, de onde eles vieram e qual é o propósito deles na Terra. Embora os filmes não entreguem muitos detalhes das origens das criaturas, aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre as criaturas de Um Lugar Silencioso, bem como de onde eles vieram!

As criaturas de Um Lugar Silencioso

No primeiro filme, lançado em 2018, somos já atirados de cabeça em um mundo que já foi dominado pelas criaturas capazes de localizar qualquer presa através dos mínimos sons. Elas são extremamente fortes e velozes, graças ao seu corpo que é adaptado para se mover em grandes velocidades e resistir a extremos de temperaturas.

Eles possuem garras gigantes e presas muito afiadas. Não se sabe se elas possuem raciocínio lógico ou se são guiados por puro instinto, mas são extremamente resistentes. Apesar de não terem um nome “oficial” dentro da franquia, os seres são chamados de Anjos da Morte, por causa de um jornal visto na casa dos Abbott no primeiro filme, onde a manchete principal se refere a eles dessa forma.

Os “Anjos da Morte” possuem um sistema auditivo muito potente, com a cabeça recheada de ouvidos, além de placas protetoras que podem ser abertas e fechadas para “focar” em alvos específicos. Com essa quantidade de ouvidos, eles são sensíveis a sons de baixa frequência – e geralmente, é aí que eles abrem todas as placas protetoras de sua cabeça, ficando suscetíveis a tiros e golpes físicos.

As origens dos monstros

A origem das criaturas é “revelada” em Um Lugar Silencioso: Parte II. O filme começa com uma cena situada no “ano 0” da chegada dos monstros. Na sequência, vemos a Família Abbott em um jogo de baseball quando, de repente, um meteoro começa a cair. Enquanto os Abbott voltam para casa, os monstros chegam à cidade e começam a devorar os humanos em seu caminho.

Ainda no segundo filme, descobrimos que eles possuem uma fraqueza bem peculiar: água. Por conta disso, eles não conseguem atingir as pessoas que ficam confinadas em ilhas, a não ser que tenham acesso por “fora da água” – como é o caso de quando uma criatura entra em um barco e vai até a ilha onde os humanos conseguem viver normalmente.

No primeiro filme, existe uma cena em que vemos alguns recortes de jornais na casa dos Abbott – a mesma cena em que vemos o nome “Anjos da Morte“. Lá, podemos ver um recorte dizendo que as criaturas chegaram ao planeta em um meteoro que caiu no México – mas levando em conta a cena de Parte II, fica evidente que houve um retcon nesse elemento, já que o meteoro visto cai na Nova Inglaterra.

Outras informações importantes

De acordo com o diretor e criador da franquia, John Krasinski, os “Anjos da Morte” surgiram em um planeta sem luz em uma galáxia muito distante. Por conta da natureza do planeta – que possui a gravidade mais forte e condições de vida muito inóspitas -, eles acabaram desenvolvendo uma fisiologia adaptada, com o sistema auditivo potente e o corpo resistente a golpes e armas humanas. Ainda por causa dessas condições, eles são cegos e seu corpo é pesado demais para flutuar na água.

O planeta teria sido destruído, mas graças ao alto nível de resistência das criaturas, algumas conseguiram sair em um meteoro – o mesmo que chegou à Terra. O design das criaturas foi inspirado em bog people – pessoas mumificadas após serem enterradas em regiões pantanosas ricas em turfas. Para criar o efeito, o próprio Krasinski fez captura de movimentos para essas criaturas.

Quanto às teorias acerca das origens dos Anjos da Morte, existem algumas suposições sobre os monstros terem sido “enviados” à Terra por uma raça superior e mais inteligente que quer exterminar os humanos para poderem armar uma morada aqui – mas até agora, isso não foi provado. Sabemos que há um spin-off de Um Lugar Silencioso a caminho e pode ser que esse novo filme dê mais detalhes sobre a história e a origem das criaturas.

Um Lugar Silencioso: Parte I II estão disponíveis para alugar no AppleTV+.

Abaixo, veja também: