Luca: Peixinhos do filme existem na vida real

Capa da Publicação

Luca: Peixinhos do filme existem na vida real

Por Chris Rantin

Em Luca, o novo longa da Disney Pixar, acompanhamos a jornada de um jovem monstro marinho que se aventura pelo mundo humano. Mas antes dele chegar na superfície, vemos que o trabalho do protagonista era pastorear peixes-cabra. As criaturinhas adoráveis agem como cabras do nosso mundo, sendo fofas e bem atrapalhadas, mas a espécie de peixe existe na vida real e não são nada parecidas com o longa.

Na vida real, os peixe-cabra (também conhecidos como Salmonete) são bem comuns nos mares italianos, mas não são tão quadradinhos e olhudos como na animação.

Luca e os peixes-cabra

Tendo um corpo mais fino e alongado, eles possuem cores bem diferentes, aparecendo principalmente com tons rosados e avermelhados, bem diferente do cinza azulado do filme. Além disso, os peixe-cabra possuem barbatanas sensoriais em sua boca, algo que eles utilizam para encontrar comida. A natureza desses animais também é bem diferente. Os peixe-cabra de verdade não são criaturinhas inofensivas e bobinhas, mas sim predadores que trabalham com outras espécies para caçar e capturar suas presas.

Peixe-cabra da vida real

Assim como os monstros marinhos do longa, os peixe-cabra conseguem mudar a coloração de suas escamas, assumindo uma aparência que não chame tanto a atenção. O mecanismo de defesa é uma forma de não se tornarem alvos de outras criaturas, além de permitir que eles devorem suas presas de forma mais discreta.

Levando em conta a brincadeira com o nome — o que criaria um paralelo com pastores da superfície — e a habilidade de trocar suas escamas, como acontece com os monstros marinhos que protagonizam o longa, o peixe-cabra foi uma adição adorável ao universo de Luca, ainda que alterações tenham sido feitas para eles se tornarem mais adoráveis.

Luca já está disponível no Disney+.

Confira todos os filmes do estúdio Pixar, do pior ao melhor:

Via: CBR