Loki: Tudo o que já sabemos sobre a série do Deus da Trapaça

Capa da Publicação

Loki: Tudo o que já sabemos sobre a série do Deus da Trapaça

Por Gus Fiaux

Em 2021, estamos testemunhando o glorioso retorno do Universo Cinematográfico da Marvel após um ano de adiamentos graças à crise do COVID-19. WandaVision nos trouxe de volta a essa franquia fantástica – e foi apenas a primeira das séries produzidas pela Marvel Studios que será lançada no Disney+ neste ano. Em junho, teremos Loki, a produção solo focada no Deus da Trapaça.

De tudo que já vimos até agora, a série parece ser bem diferente de tudo que o MCU já fez ao longo dos anos, tanto por se focar em um personagem vilanesco quanto por nos apresentar uma narrativa insana que deve envolver viagem no tempo e multiversos. E se você, como nós, está ansioso pela série, se prepare com essa recapitulação de tudo o que já sabemos sobre a série solo do Loki!

Qual será a premissa da série?

Até o momento, a premissa de Loki permanece envolta em mistérios e segredos, com pouquíssima coisa tendo sido revelada para os fãs. O primeiro trailer tenta segurar o clima de mistério por ainda mais tempo. Por conta disso, suspeitamos que a premissa só será revelada totalmente quando a série estiver bem próxima de seu lançamento. E apesar disso, ainda temos algumas pequenas informações sobre a trama.

Basicamente, a trama se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato e vai nos mostrar o Deus da Trapaça caindo nas mãos de uma agência misteriosa, conhecida como T.V.A.. Com pleno domínio de seu destino, agora que sua vida não é mais determinada pela sombra de Thor, ele precisa fazer uma série de missões, enquanto altera os rumos da história da humanidade.

A série deve lidar com elementos bem importantes do Universo Cinematográfico da Marvel, especialmente nos últimos lançamentos. Aqui, veremos uma continuidade de viagens no tempo e há também indícios de que a série irá trabalhar o conceito de multiverso – o que será bem importante, especialmente com os próximos filmes da Marvel Studios a caminho…

Um novo velho Loki

Se você prestou bastante atenção a Vingadores: Ultimato, deve saber que o Loki que veremos na série solo é bem diferente do Deus da Trapaça que conhecíamos. Para começar, o Loki “original” do MCU acabou sendo morto em Guerra Infinita, pelas mãos de Thanos. Porém, essa versão que conheceremos é um Loki foragido no tempo, provavelmente em posse do Tesseract. 

Basicamente, em Ultimato, os Heróis Mais Poderosos da Terra voltam no tempo até a Batalha de Manhattan, para tentar recuperar a Joia do Espaço. A missão fracassa, mas eles acabam afetando o rumo dessa linha temporal ao deixarem Loki fugir, e é a partir daí que a série começará sua história, com essa versão do vilão que não passou pelos eventos de filmes como Thor: O Mundo Sombrio e Ragnarok. 

Em outras palavras, será um Loki que ainda não foi redimido de seus crimes no passado e que ainda deve agir como vilão ou, no máximo, anti-herói. Isso deve nos fornecer uma proposta muito interessante, já que os fãs adoram a dualidade e a ambiguidade ética do personagem.

Uma nova organização secreta

Desde as primeiras fotos tiradas dos bastidores, já sabíamos que uma nova agência seria apresentada ao Universo Cinematográfico da Marvel. Trata-se do T.V.A. (ou também conhecida como A.V.T.). Essa sigla representa Agência de Variação Temporal, uma organização bem conhecida nos quadrinhos e que já participou de várias histórias do Quarteto Fantástico e de outros heróis.

Basicamente, eles são uma empresa fora do continuum espaço-tempo que monitora todas as bagunças e problemas causados por figuras que viajam no tempo. Ou seja, se você consegue voltar ao passado e alterar aspectos cruciais da realidade e do futuro, provavelmente receberá uma visitinha do grupo, já que eles prendem e punem qualquer um que bagunçar demais com o tempo.

E é exatamente assim que eles devem acabar conhecendo Loki. Acredita-se que, depois que fugiu com o Tesseract, o Deus da Trapaça aproveitou para causar muita confusão na história da humanidade, gerando problemas sérios para a cronologia e para os universos onde andou – e é justamente isso que o colocará na mira do T.V.A., que irá prendê-lo.

Quem se junta ao elenco da série?

Depois de anos vivendo o “coadjuvante que rouba a cena”, Tom Hiddleston vai poder finalmente se tornar um protagonista no MCU. Seu personagem será o foco e o centro de todas as atenções em Loki, e inclusive devemos esperar uma verdadeira crise de identidade por parte do Príncipe de Asgard. Porém, ele não estará sozinho – embora o elenco seja composto em sua grande maioria por novatos no MCU. 

O primeiro deles é Owen Wilson, que deve assumir o papel de Mobius M. Mobius, um dos principais chefes do T.V.A.. Ele já pode ser visto no trailer, conversando com Loki enquanto o vilão é preso pela agência. Gugu Mbatha-Raw (A Bela e a Fera) já foi escalada também como uma agente do T.V.A., embora seu papel mais específico ainda não tenha sido revelado.

De resto, temos vários atores cujos papéis sequer foram anunciados. Entre eles, temos Wunmi Mosaku (Lovecraft Country), Sasha Lane (Hellboy), Sophia Di Martino (Yesterday) e Richard E. Grant (Logan). Por fim, especula-se que Jaimie Alexander pode reprisar o papel de Lady Sif na série, embora isso ainda não tenha sido confirmado pela produção.

O trailer

Em dezembro de 2020, foi lançado o primeiro trailer completo da série, durante o Dia de Investidores da Disney. No evento, foram feitos vários anúncios em relação aos filmes e séries da Marvel Studios. No trailer, podemos ver a cena de Ultimato onde o vilão consegue escapar dos Vingadores, e logo somos apresentados às suas aventuras recentes, quando ele é preso pelo T.V.A.

trailer, como já mencionado anteriormente, busca manter vários segredos escondidos do público, ao mesmo tempo em que apresenta diversas cenas que podem nos dar uma ideia do que está por vir na série. É justamente nele que temos um primeiro vislumbre dos personagens de Gugu Mbatha-Raw Owen Wilson, por exemplo.

Estreia e outras informações

Originalmente prevista para maio de 2021, a série teve sua estreia marcada para o dia 11 de junho de 2021, para aproveitar bem o verão norte-americano, que é a época dos grandes lançamentos no Hemisfério Norte. Curiosamente, enquanto boa parte das séries da Marvel Studios no Disney+ terão formato limitado, com apenas uma temporada, Loki já teve sua segunda temporada confirmada e está sendo desenvolvida atualmente, o que significa que pode estrear em 2022.

De acordo com Kevin Feige, a temporada terá seis episódios de aproximadamente uma hora, o que deve se tornar um padrão nas produções da Marvel/Disney+ a partir de Falcão e o Soldado Invernal.

Quanto às conexões com outras produções do Universo Cinematográfico da Marvel, muitos fãs especulam que teremos alguma ligação entre Loki Thor: Love and Thunder, considerando o história do Deus da Trapaça e seu meio-irmão asgardiano. Porém, até o momento, só foi confirmado que a série terá conexões com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (o que não é muito difícil de se considerar, levando em conta que a série trabalhará viagem no tempo e multiversos).

Abaixo, veja tudo o que você precisa notar no trailer da série: