Capa da Publicação

Loki: Roteirista confirma referência em cena final da temporada

Por Camila Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

O finale da primeira temporada de Loki foi lançado esta semana no Disney+, deixando um grande gancho para o futuro: quando volta para a AVT, o Deus da Trapaça vê uma estátua d’Aquele que Permanece/Kang, interpretado por Jonathan Majors, em uma cena que lembra bastante o clássico Planeta dos Macacos.

Agora, em uma série de posts nas redes sociais, o roteirista e produtor Eric Martin confirmou que essa foi exatamente a inspiração para o trecho (via SlashFilm):

“Eu adoro ficção científica clássica. Aquele final vem direto dos primeiros Twilight Zones e do Planeta dos Macacos original. Michael Waldron e eu escrevemos VÁRIAS versões diferentes do final, mas quando esse apareceu, encaixou perfeitamente”.

Lançado em 1968, o primeiro filme de Planeta dos Macacos termina com o protagonista vendo um pedaço da Estátua da Liberdade e percebendo que estava na Terra o tempo todo. Já no remake de Tim Burton, é mostrada uma versão do Memorian Lincoln, em Washington, dessa vez com os macacos no lugar das figuras históricas humanas.

Loki vê a estátua no episódio final

Ainda nas redes sociais, Martin comentou as semelhantes da cena entre cena de conversa entre Aquele que Permanece, Loki e Sylvie, com a cena do Arquiteto em Matrix Reloaded:

“O maior risco era encerrar tudo com uma simples conversa. Mas não queríamos fazer a já esperada batalha final. E, novamente, a série inteira é sobre diálogos, então parecia que estava no DNA. A preocupação óbvia era se tornar a conversa do Arquiteto em Matrix Reloaded. Dessa forma, nosso projeto usou um apelido [Matriculates Reloaded] como um aviso para não repetir o que foi feito antes”.

Loki termina exatamente na cena em que o personagem de Tom Hiddleston olha para a nova estátua na AVT, e a confirmação da segunda temporada indica que isso será mais explorado no futuro.

E você, tinha percebido a referência no finale da temporada? Comente abaixo e fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Camila Sousa

Jornalista por formação e nerd por natureza. Fã de diversos mundos fantásticos por aí e criadora do podcast Podcakes | @cakes_sousa no Twitter e Instagram