Loki: Conheça Laevateinn, a espada do Deus da Trapaça

Capa da Publicação

Loki: Conheça Laevateinn, a espada do Deus da Trapaça

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Falta apenas um episódio para os fãs da Marvel se despedirem de Loki. A série do Deus da Trapaça é um prato cheio de easter eggs e referências para os leitores de HQs e também da mitologia nórdica e, no quinto e penúltimo episódio da série, os fãs tiveram mais uma pequena referência às histórias do herói além do Universo Cinematográfico da Marvel.

Nos filmes, Loki pode até ser o “Deus das Agadas”, porém, o antigo vilão não costuma utilizar muitas armas nos quadrinhos e na mitologia, quase sempre recorrendo à magia e manipulações. Porém, ele possui uma arma que vem desde seus quadrinhos clássicos e que tem origem da mitologia nórdica: a Laevateinn.

Descubra mais aqui sobre a história da espada:

Nos quadrinhos

A Laevateinn não teve uma participação tão grande nas HQs quanto imaginado. Ela apareceu sendo empunhada por Loki pela primeira vez em Journey into Mystery #115, de 1965; na história, Loki está irritado e com inveja de Thor, que lidera um grupo de poderosos guerreiros argardianos. Acreditando que ele é quem devia liderá-los, após o grupo encontrar um poderoso inimigo, o Deus da Trapaça usa sua espada para criar um feitiço que faz com que Thor perca a luta, mas antes que o feitiço seja concretizado, o Deus do Trovão consegue vencer.

A espada só voltou a aparecer depois rapidamente em algumas histórias: Na HQ Balder the Brave, de 1985, ela aparece em três das quatro edições; ela apareceu também em Thor #368, que também traz Balder como um personagem bastante importante. Nas HQs mais recentes, Loki voltou a usar a Laevateinn para enfrentar Sigurd em Loki: Agente de Asgard quando o guerreiro asgardiano tenta roubar a Gram, espada que Loki estava usando na HQ. Quando Sigurd rouba a Gram, Loki invoca sua antiga espada para lutar contra ele e é ridicularizado pelo guerreiro, que diz que a espada se chama “galho quebrado”.

Loki usa sua espada em Agente de Asgard #4.

Na série

No quinto episódio de Loki, “Jornada ao Mistério” vemos a arma sendo empunhada por Kid Loki, sendo uma pequena espada dourada. Ele a dá para Loki quando este vai enfrentar o Alioth e o Deus da Trapaça chega a usar um feitiço para colocá-la em chamas. A espada não possui muito tempo de tela, mas já causa uma boa impressão, tendo um visual bem interessante.

Em um antigo trailer da série, podemos ver o que parece ser uma cena do próximo episódio de Loki, que mostra o personagem no Castelo revelado ao final do quinto episódio e podemos ver que ele está empunhando a Laevateinn.

Loki apareceu usando a espada flamejante desde os primeiros teasers da série. 

Na Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, a Lævateinn é uma arma criada por Loki. É dito que a arma matou o grande galo Víðófnir em cima da árvore Mímameiðr, que se espalha por todas as terras.

A arma já foi comparada a um dardo ou outra arma projetável, como uma espada, vara ou até um cetro, tendo diferentes atributos dependendo da história ou tradução. Algumas traduções colocam Lævateinn como uma “vara”, porém outras dizem que o nome pode ser trazido também como um floreio para “espada”.

Cena do trailer da série, que pode ser do último episódio, mostra Loki empunhando a Lævateinn.

Loki vai ao ar no Disney+. Caso ainda não assine o serviço de streaming, pode fazer isso aqui!

Abaixo, veja algumas das variantes de Loki apresentadas na série: