Loki: Ex-showrunner de Doctor Who critica representação bissexual na série

Capa da Publicação

Loki: Ex-showrunner de Doctor Who critica representação bissexual na série

Por Melissa de Viveiros

O ex-showrunner de Doctor Who, Russell T. Davies, criticou Loki pelo modo como a série abordou a bissexualidade do personagem. Durante um painel virtual, ele expressou preocupação de que a representação não tenha sido um passo adiante e sim um retrocesso, evitando que histórias sejam contadas da maneira como deveriam (via TV Insider).

Além de seu trabalho em Doctor WhoDavies é conhecido por criar dramas LGBT+ aclamados, como Queer As FolkIt’s a Sin. No painel do mês do Orgulho do qual participava, o roteirista discutiu a mudança na indústria da televisão em relação a histórias queer, falando principalmente de sua preocupação em relação aos serviços de streaming.

O roteirista e showrunner Russell T. Davies.

Ele disse:

“Eu acho que sirenes de aviso altas e claras estão tocando enquanto os gigantes se levantam com a Netflix e o Disney+ em especial. Eu acho que essa é uma grande preocupação. Loki faz uma referência a ser bissexual uma vez e todo mundo fica tipo, ‘Oh meu deus, é uma série pansexual’. É tipo, uma palavra. Ele disse a palavra ‘príncipe’ e nós devemos falar, ‘Obrigada, Disney! Você não é maravilhosa?’ É um gesto ridículo, covarde e débil em direção às políticas vitais e histórias que deveriam ser contadas.” 

O comentário se refere ao terceiro episódio da série, Lamentis, mais especificamente ao momento em que LokiSylvie estão discutindo suas vidas durante a viagem de trem. A mulher questiona o protagonista se ele tinha uma princesa ou príncipe que fossem especiais para ele, ao que Loki responde “Um pouco de ambos. Eu suspeito que assim como você.” Muitos fãs ficaram empolgados por finalmente ter essa confirmação no MCU, já que o personagem é pansexual nos quadrinhos.

Anteriormente, a showrunner Kate Herron havia falado que era importante para ela trazer isso às telas, dizendo:

“Quando eu entrei [para a série], era muito importante para mim, e era importante para a equipe e todo mundo. Eu acho que o principal pensamento era realmente apenas sobre encontrar o lugar certo para isso e o modo certo de reconhecer isso. E o trem pareceu apropriado só porque meio que… Sabe, é estranho dizer, mas é quase como um primeiro encontro, certo? Ambos esses personagens estão meio que abrindo suas almas e se conhecendo melhor e sendo mais honestos sobre eles mesmos. Só pareceu que, bem, ela está tentando entendê-lo e conhecê-lo. Então pareceu o lugar certo para fazer isso, de verdade. E eu acho que além disso, era apenas importante que fosse só… Como explicar? É quase só meio falado. Como se alguém me perguntasse, eu apenas daria uma resposta bem direta ao ponto. E eu acho que isso também é importante. Foi apenas normalizar isso, eu acho que seria como eu diria.”

Todos os episódios da primeira temporada de Loki estão disponíveis no Disney+.

O que achou da crítica de Davies? Comente!

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_