Lightyear: Quem é o protagonista do filme e porque não é o Buzz de Toy Story?

Capa da Publicação

Lightyear: Quem é o protagonista do filme e porque não é o Buzz de Toy Story?

Por Arthur Eloi

Buzz Lightyear, um dos protagonistas de Toy Story, ganhará um filme solo pela Pixar. Mas as coisas serão um pouco diferentes do que o esperado.

Para começo de conversa, quem fará a voz do personagem no idioma original será Chris Evans, o Capitão América. Além disso, o filme parece não só ser uma história de origem, mas uma em que Buzz não é um brinquedo e sim um patrulheiro espacial de verdade.

Ficou confuso? Explicamos a premissa de Lightyear e respondemos as suas dúvidas abaixo!

Por que Buzz Lightyear não será um brinquedo no novo filme?

Protagonista de Lightyear não é nem um brinquedo e nem um patrulheiro espacial, e sim um piloto de testes que eventualmente se tornará Buzz Lightyear.

Existe um motivo para o Buzz Lightyear ser um brinquedo tão popular: ele é baseado em um astronauta “real” do universo de Toy Story. O filme solo vai justamente contar a origem deste cadete, um piloto de testes que se torna um patrulheiro espacial tão grande que inspira uma linha de bonecos.

Essa diferenciação, inclusive, ajuda a entender a troca de atores no idioma original. Tim Allen, a voz de Buzz em toda a franquia, pode ser definido como o intérprete do boneco, enquanto Chris Evans ficará conhecido como a voz do astronauta de carne e osso.

Parece simples o bastante, né? Sim, mas algumas declarações da produção ainda deixam as coisas um pouco confusas. Ninguém espera realismo de Toy Story, onde brinquedos têm vida e se envolvem em furadas, mas o teor de ficção científica de Lightyear pode indicar que o filme também é uma obra dentro do universo da franquia.

Falando com a Entertainment Weekly, o próprio diretor Angus MacLane tropeça nas explicações:

Ambientar no mundo de Toy Story é um pouco estranho. Outra forma de encarar é pensar que é uma ficção científica sobre o personagem de Buzz Lightyear. No universo de Toy Story, isso seria tipo um filme que Andy assistiria e ficaria querendo ganhar um boneco do Buzz Lightyear.

Lightyear pode ser um filme até dentro do universo de Toy Story, mas nem o diretor sabe explicar direito.

Isso dá a entender que Lightyear é uma versão cinematográfica fictícia de alguém de “verdade” dentro do mundo de Toy Story, mas MacLane foi rápido em esclarecer (ou pelo menos tentar) de que a conclusão da trama não será algo como “um filme dentro de um filme”:

Lightyear não vai acabar mostrando Andy no cinema, comendo pipoca. É algo próprio, sem conexão com Toy Story. É o filme do Buzz Lightyear, o personagem, e não o brinquedo.

Racionalizar o cânone de um filme infantil talvez não seja a melhor das ideias. Os detalhes podem ser um pouco nebulosos, mas o importante é entender que Lightyear é a versão do astronauta que inspira o brinquedo, e que haverá vários dos elementos tradicionais do personagem, como seus equipamentos e antagonistas, mas também que a relação com Toy Story para por aí.

Trazendo respostas para todas essas questões (ou não), a estreia de Lightyear acontece em junho de 2022 nos cinemas.

Aproveite e confira:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117